Pular para o conteúdo principal

Nós fomos a primeira espécie inteligente a habitar a Terra?


E se outra espécie se tornar inteligente no futuro? Ela saberá que nós existimos? Ou nosso rastro geológico será ínfimo demais para ser percebido? É o que discute um novo artigo científico da Nasa

Por Bruno Vaiano

Se o ser humano desaparecesse em um passe de mágica, quanto tempo a natureza levaria para varrer todos os indícios de nossa existência para baixo do tapete? Madeira se decompõe rápido; casas e prédios de alvenaria demoram um pouco mais. Uma garrafa de plástico dura meio milênio, por baixo. Um bocado de tempo em relação à vida de alguém, sem dúvida – mas um piscar de olhos na escala geológica.

Após vários milhares de anos, tudo que o Homo sapiens deixaria para trás em sua rápida passagem pela Terra (afinal, o que são 200 mil anos perto dos 135 milhões em que mandaram os dinossauros?) acabaria concentrado em uma fina camada compactada de solo – só mais um estrato nos paredões de rocha que os geólogos usam para estimar a idade de fósseis e contar a pré-história [veja uma foto]. Esse estrato pra chamar de seu já tem até um nome não-oficial: “antropoceno”, a época do homem.

A composição química de cada faixa de sedimentos é capaz de responder a muitas perguntas sobre a época e o local em que foi formada. Qual era a composição da atmosfera no período? Já existiam plantas na superfície dos continentes? Ocorreu algum fenômeno natural violento, como uma erupção vulcânica? O que leva à próxima curiosidade: se daqui a milhões de anos o estrato geológico que corresponde à época em que existimos for encontrado pelos cientistas de uma civilização inteligente de outra espécie, eles vão deduzir que nós existimos ao analisá-lo?

Se sua reação imediata foi “sim, é óbvio”, repense. Os dinossauros sobreviveram por 700 vezes mais tempo do que nós sobrevivemos até agora, e mesmo assim os paleontólogos passam um belo sufoco para encontrar fósseis decentes e classificá-los: só conhecemos uma parcela ínfima de todos os répteis gigantes que existiram. Quem garante que os Indiana Jones da Terra pós-humana vão dar a sorte de tropeçar em um crânio ou dente de um primo do chimpanzé que pode durar tão pouco?

Os locais em que costumavam existir cidades seriam sítios arqueológicos potenciais – capazes de revelar que uma sociedade industrial já habitou a Terra –, mas só 3% da área total do planeta é urbanizada. As chances de que alguém cave justamente ali? Bem baixas.

Por outro lado, nós sem dúvida vamos deixar um rastro de poluição atmosférica perceptível. Da Revolução Industrial do século 18 até aqui, soltamos meio trilhão de toneladas de carbono na atmosfera queimando combustíveis fósseis. Há outras pistas que sobreviverão em longuíssimo prazo: por causa da agricultura e do desflorestamento, a erosão aumentou e há mais sedimentos sendo depositados nos corpos d’água. O número de mamíferos de grande porte diminuiu em nossa presença, e o de pequenos animais que prosperaram graças a convivência conosco, como ratos, aumentou. Nós usamos metais pesados a rodo e produzimos substâncias químicas sintéticas únicas.

É o suficiente para o Homo sapiens sair da vida entrar para a história de seus sucessores? Ou as formas de vida inteligentes do futuro vão passar despercebidas por nós? É esse o assunto de um artigo científico publicado recentemente por Gavin Schmidt, astrobiólogo da Nasa, e Adam Frank, da Universidade de Rochester. Talvez nossa enorme produção de CO2, por exemplo, seja identificada, mas confundida com uma explosão de supervulcão. Ou então, caso o ser humano dê logo um jeito de produzir energia limpa – algo essencial se quiser evitar sua própria extinção –, ele pode diminuir sua própria pegada ecológica no processo e tornar sua fatia no registro geológico ainda mais imperceptível.

As boas perguntas não param: e se uma civilização inteligente e industrializada tiver prosperado e desaparecido rapidamente em algum ponto dos 4,28 bilhões de anos de vida na Terra, muito antes de nós? Nós ainda não fomos capazes de detectar sua existência hipotética, mas seríamos um dia? Ou seus resquícios seriam tão discretos quanto os nossos se tornarão em um futuro muito distante?

“Gavin e eu não encontramos nenhuma evidência de que uma civilização industrial que não seja a nossa tenha existido”, esclareceu Frank em comunicado. “Mas olhando para o passado com outra perspectiva, emerge um novo conjunto de perguntas: Que pegadas geológicas as civilizações deixam? É possível detectá-las depois que elas somem da face de seus planetas? Essas perguntas nos fazem pensar (…) sobre a ascensão e queda de civilizações em escala planetária.”

Um dia (e esse dia não está tão longe assim), poderemos coletar e analisar amostras de solo substanciais de Marte e Vênus. Sabemos que eles já tiveram condições climáticas mais amenas do que as atuais. Que já foram mais propensos a abrigar vida como a conhecemos. Simulações da nossa própria pegada ecológica podem nos ajudar a procurar pelos sinais de vida certos quando chegarmos lá. Afinal, fazer uma boa descoberta, muitas vezes, é mais do que ter as evidências certas em mãos: é olhar para elas de um jeito que ninguém olhou ainda.

FONTE: REVISTA SUPER INTERESSANTE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s