Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Outubro 15, 2017

Matéria de Capa | A longa caminhada | 14/10/2017

Qual é, afinal, a verdadeira idade do homem? Há quanto tempo estamos circulando aqui pelo planeta? Cada vez mais a ciência está se aproximando da data definitiva. Por enquanto, o que está valendo é o seguinte: se considerarmos o Homo Sapiens, os mais parecidos com a gente, ele surgiu há 300 mil anos. Se a referência for dos primeiros hominídeos ai a idade vai para 2 milhões de anos.



FONTE: Matéria de Capa

Objetos voadores não identificados nos céus de Ibiúna SP

Zuleica dando seu relato ao grupo CPUR

O grupo de pesquisas ovni CPUR, vem coletando inúmeras filmagens de objetos voadores não identificados (ovnis), na cidade de Ibiúna SP. São registros muito interessantes de objetos que fogem totalmente ao que conhecemos, são inúmeros vídeos como o que veremos a seguir, onde a testemunha relata e mostra um vídeo tomado por ela na zona rural desta cidade, as imagens mostram um objeto que foge as características de qualquer tipo de aeronave conhecida, avião, helicóptero, drone, balão. etc. O registro foi feito no ano de 2015.



Abaixo outros vídeos impressionantes gravados por este grupo:








Um exemplo da rica casuística ufológica do município paulista de Ibiúna.

FONTE: CPUR UFO BRASIL

Moradores relatam suposto pouso de objeto voador não identificado (Ovni) no litoral de SP

Área de suposto pouso foi cercada para investigação (Foto: Edilson Almeida/Prefeitura de Peruíbe)

Marcas na vegetação e relatos de munícipes falam sobre evento misterioso em Peruíbe. Pesquisadores e Prefeitura investigam.

Equipes da Prefeitura e pesquisadores investigam o suposto pouso de um Objeto Voador Não Identificado (OVNI) em Peruíbe, no litoral de São Paulo. Moradores relataram terem visto uma luz em um terreno durante a madrugada, e encontraram a vegetação amassada ao amanhecer. A área foi interditada pela prefeitura da cidade para análise.

A propriedade alvo de investigação localiza-se nos fundos de uma casa na Rua 19, no bairro Balneário São João Batista 3, local afastado da região central da cidade. As marcas têm pouco mais de 13 metros de comprimento e dois de largura. O terreno foi cercado pela Prefeitura para evitar aglomerações que prejudiquem o trabalho dos pesquisadores.

"Analisamos nos últimos dias e já constatamos que trata-se de algo que não foi feito por um …

Série Relatos Extraterrestres: Formulário de ocorrência de OVNI

Pista de pouso e instalações do aeródromo de Estirão do Equador, na margem direita do Rio Javari, no Estado do Amazonas – fronteira do Brasil com o Peru, sede da 1ª Companhia Especial de Fronteira do 5º Batalhão de Infantaria de Selva do Exército Brasileiro.

O documento aqui apresentado é um formulário do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA), utilizado para registrar ocorrências de aparição de objetos voadores não identificados – OVNI. Interessante notar alguns campos a serem preenchidos. Além dos dados mais básicos, como data e local da ocorrência, também eram registradas informações sobre o ambiente, como as condições meteorológicas, e sobre o objeto, como suas dimensões, trajetória, emissão de som etc. O formulário, classificado como confidencial, é um importante documento, que contribui para nossa compreensão de como as autoridades responsáveis pela defesa do espaço aéreo brasileiro abordavam as aparições de OVNI. Na imagem, formulário que registra aparição de Obj…

Entenda o que descobrimos com a monumental fusão de estrelas de nêutrons

Por: Ryan F. Mandelbaum

A astronomia entrou em uma nova era, uma em que a luz e a gravidade exercem um importante papel no entendimento do mais doido fenômeno do nosso universo. Em 17 de agosto de 2017, mais de 70 laboratórios do mundo (e fora dele), incluindo alguns como o LIGO e o telescópio espacial Hubble, avistaram um flash de luz. Essa luz veio em diversos temperos, e consistia em um par de densas estrelas de nêutrons que se fundiram em uma explosão cataclísmica chamada “kilonova”.

Com este monte de telescópios, um monte de dados diferentes foi gerado – e temos muita coisa a se aprender. Você está provavelmente familiarizado com o fato que a luz viaja como uma onda de radiação, e sua cor é determinada pela distancia entre o pico ou o comprimento de onda. A distância de picos da corda azul é por volta de 450 nanômetros, e por volta de 700 nanômetros para a cor vermelha. Mas também existem ondas de comprimento muito menores e maiores. Raios-X tem muito mais ondas em um mesmo espa…

O submundo da Terra é real, e cientistas acabaram de mapeá-lo

Por: Ryan F. Mandelbaum

Lasciate ogni speranza, voi ch’entrate diz a inscrição nos portões do Inferno. “Abandonai toda esperança, vós que entrastes”, o que é um belo jeito de dizer “bem-vindo ao inferno”. Mas existe um submundo de verdade, embora seja um com menos cães e menos vento e andanças em meio à merda. Cientistas estão trabalhando em um mapa abrangente desse submundo. Uma mapa do inferno. Mais ou menos.

A Terra é composta por placas tectônicas, trechos imensos de crosta e manto que se espalham e se esmagam, causando coisas como vulcanismo, terremotos e deriva continental. Por meio do processo chamado subducção, uma placa pode deslizar para baixo de outra, deixando uma seção da Terra descer para o manto chamado de placa mergulhante. Uma equipe de cientistas europeus vem trabalhando no Atlas do Submundo, um mapa dessas placas mergulhantes, para aprender mais sobre o manto da Terra e a história e geografia desse mundo subterrâneo. Eles publicaram agora um artigo científico detal…

Propriedade antimatéria “derrota” matéria em medição incrivelmente precisa de cientistas

Por: Ryan F. Mandelbaum

Se a física fosse completa, o universo não existiria. Todas as partículas teriam encontrado sua antipartícula correspondente e se aniquilado em uma explosão de energia. Matéria e antimatéria parecem imagens espelhadas exatas uma da outra, afinal de contas. Não há diferença entre uma partícula e sua antipartícula, exceto o fato de ter o valor reverso de algumas de suas propriedades intrínsecas — elas são como imagens no espelho.

Ainda assim, aqui estamos, caroços vivos de matéria comum, lendo posts de blog na internet, enquanto a antimatéria só existe em alguns casos muito específicos, como em nossos experimentos ou como produto de alguns tipos de decaimento radioativo. Uma equipe de caroços vivos na Suíça é uma das várias que estão medindo as propriedades mais fundamentais da natureza, esperando encontrar alguma diferença entre aquelas de matéria e de antimatéria. No processo, eles mediram uma propriedade única da antipartícula do próton, chamada antipróton, c…

Cientistas alertam possível “apocalipse ecológico” com a queda no número de insetos voadores

Por: Renan Lopes

Um novo estudo revela um declínio de 75% na população de insetos voadores nos últimos 25 anos e cientistas alertam que o planeta caminha para um “apocalipse ecológico” com profundos impactos na sociedade humana.

A pesquisa, publicada no Plos One, se baseia no trabalho de dezenas de entomólogos amadores que usam rigorosos padrões de coletas de insetos desde 1989. Os dados foram adquiridos de reservas naturais na Alemanha, mas seus resultados podem ser aplicáveis a qualquer região dominada pela agricultura, segundo informações do Guardian.

A queda foi revelada ao pesar o total de insetos capturados, revelando que, no período de 27 anos, houve um declínio de 76% — que foi ainda pior durante o verão, com 82%.

A pesquisa capturou ainda moscas e vespas, que são raramente estudadas, tornando este um forte indicador do declínio populacional dos insetos.

Caspar Hallmann, da Universidade Radbound, na Holanda, explica que tudo é muito preocupante, especialmente quando se aten…

Cientistas acabaram de descobrir o lugar perfeito para construir uma colônia subterrânea na Lua

Por: George Dvorsky

Por anos, cientistas se perguntaram se as características escuras de crateras na superfície lunar poderiam ser entradas para cavernas gigantes esculpidas há muito tempo por lava. Pesquisadores do Japão e dos Estados Unidos agora descobriram novas evidências para provar que essas características de fato existem, o que é uma boa notícia para futuros colonizadores lunares procurando por um lugar conveniente e seguro para morar.

A nova pesquisa, publicada na Geophysical Research Letters, mostra que vários buracos localizados próximos à região da Colina Marius, na Lua, são grandes tubos de lava abertos e que essas cavernas antigas têm o potencial de oferecer, nas palavras dos pesquisadores, um “ambiente primitivo para a condução de examinação científica da composição da Lua e potencialmente servir como abrigos seguros para humanos e instrumentos”. A equipe, que incluiu cientistas da NASA e da agência espacial japonesa, a JAXA, combinou dados de radar e gravidade para f…

OVNI: Normativos e documentos inéditos da FAB

Normativos e diretrizes oficiais da FAB - Força Aérea Brasileira para pesquisa de OVNIs de várias épocas.
Documentos inéditos da FAB de um caso ocorrido no dia 24 de fevereiro de 2017 e a gravação entre piloto do Beechcraft King Air C90GT PR-GEG do governo de Goiás e torre de controle de Goiás.


O turboélice Beechcraft King Air C90GT de matrícula PR-GEG do governo de Goiás envolvido no caso. (Jetphotos.net)


Embraer R-99A (FAB 6701) que através de seu equipamento TCAS confirmou o alvo. (Jetphotos.net)



FONTE: Enigmas e Mistérios (Edison Boaventura Jr.)

Céu da Semana 15/10 a 22/10/2017

Todas as semanas, Gustavo Rojas, do Laboratório Aberto de Interatividade (LAbI) da UFSCar, apresenta dicas de como olhar para o céu, quais constelações estão em destaque, fases da lua e os principais fenômenos astronômicos.



FONTE: UNIVESP TV

Ondas gravitacionais e luz da colisão de estrelas de nêutrons revelam segredos do Universo

POR SALVADOR NOGUEIRA
Uma colisão de estrelas de nêutrons ocorrida há 130 milhões de anos numa galáxia distante ganhou aqui na Terra um privilégio especial: tornou-se o primeiro fenômeno espacial a ser observado tanto por ondas gravitacionais quanto por luz. É o equivalente astronômico de uma feijoada completa. O resultado tem implicações vastas e marca o início de uma nova era na história da astronomia.

Quer ver quantas coisas importantes saíram deste único evento cósmico? Conte comigo: as observações feitas esclareceram a origem de alguns dos misteriosos disparos de raios gama (algumas das emissões de radiação mais intensas já vistas no Universo), confirmaram uma das predições da teoria da relatividade geral (a de que as ondas gravitacionais viajam à velocidade da luz), ofereceram uma primeira visão de um novo tipo de explosão estelar (chamado de quilonova), revelaram de onde vieram boa parte dos elementos químicos mais pesados que o ferro (inclusive a maior parte do ouro que exist…