Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Setembro 24, 2017

O dia que os russos espionaram a Barreira do Inferno

Um desconhecido episódio da Guerra Fria em águas potiguares

Autor – Rostand Medeiros

Ouve um tempo em que Natal olhava para o céu e via interessantes rastros espiralados de fumaça branca, que muitas vezes marcavam grandes extensões do firmamento. Era a época em que Natal ficou conhecida como “Capital Espacial do Brasil”, termo irradiado entusiasticamente pelas rádios locais para mostrar a importância do Centro de Lançamento de Foguetes da Barreira do Inferno, na época um local único no país.


Foto atual do complexo da Barreira do Inferno

Era a década de setenta do século passado, período em que nosso país vivia um período difícil e fechado. Já o mundo estava em plena Guerra Fria, se mantendo em permanente estado de tensão, sempre com o medo presente de uma hecatombe nuclear entre os norte-americanos e os russos soviéticos.

Mas este conflito ideológico era distante de nossa realidade e não dávamos a mínima atenção, mas houve um dia que ele chegou perto de nossas casas, no dia que os so…

Interessantes panfletos russos sobre o primeiro cosmonauta (Yuri Gagarin)

Este é um dos muitos panfletos russos para crianças e o público em geral sobre o primeiro voo espacial tripulado de Yuri Gagarin.

Yuri Gagarin (1934-1968) foi um cosmonauta soviético, o primeiro homem a tripular uma nave espacial e viajar na órbita da Terra.

Yuri Alekseievitch Gagarin nasceu em uma fazenda coletiva, localizada em Kluchino, distrito de Gjatski, hoje Gagarin, na Rússia, no dia 03 de março de 1934. Filho de um carpinteiro era o terceiro de quatro irmãos. Durante a ocupação nazista seus dois irmãos mais velhos foram levados para trabalhar em um campo de concentração.

Yuri Gagarin ingressou no curso técnico de moldador. Nessa mesma época realizou um estágio em uma metalúrgica como fundidor. Interessado em aviação, filiou-se ao aeroclube local onde aprendeu a pilotar aviões leves. Em 1955, após terminar o curso técnico, ingressou na Escola de Pilotos de Orenburg, onde recebeu treinamento para pilotar aviões militares. Nessa época, conheceu Valentina Ivavovna, com que se cas…

Muito importante numa pesquisa ufológica: Saiba como observar a olho nu satélites artificiais no céu da sua cidade

Utilizando o site www.heavens-above.com e as explicações sobre coordenada altazimutal, latitude, longitude, magnitude aparente e outras, você será capaz de observar a olho nu e com facilidade os diversos satélites artificiais (telescópio Hubble, Estação Espacial Internacional e muitos outros) que passam todos os dias no céu da sua cidade. Assista o vídeo e saiba como. E... se gostou dê um like e compartilhe com seus colegas!



FONTE: Marcos Calil/www.climatempo.com.br

Nasa adia o lançamento do telescópio James Webb

POR SALVADOR NOGUEIRA

Como diria o Simão, hoje só amanhã. A Nasa adiou o lançamento do Telescópio Espacial James Webb. Originalmente marcado para outubro de 2018, agora ele deve voar só entre março e junho de 2019.

“A mudança do lançamento não é indicativa de preocupações de desempenho técnico ou de hardware”, disse Tomas Zurbuchen, vice-administrador da Nasa. “É só que a integração dos vários elementos da espaçonave está levando mais tempo do que o esperado.”

O James Webb traz consigo grande expectativa na comunidade científica. Com seu espelho segmentado de 6,5 metros e instrumentos que vão estudar o cosmos em infravermelho, ele oferecerá oportunidades para a investigação das primeiras estrelas e galáxias do Universo e também para a busca por sinais de habitabilidade e vida em exoplanetas que orbitam estrelas próximas.

O projeto é uma parceria da Nasa com a ESA, e o lançamento deve ser feito por um foguete Ariane 5, a partir de Kourou, na Guiana Francesa.


O glorioso jipe Yutu, que …

Como empresas estão tomando o lugar dos governos na corrida espacial

A nova corrida espacial - que agora é disputada por companhias privadas

Esqueça tudo o que você já sabe sobre a exploração espacial.

Desde o lançamento do primeiro satélite comercial, o Sputnik, em 1957, e do voo de Yuri Gagarin em 1961 (o primeiro a viajar ao espaço), a conquista do universo vem sendo dominada pela rivalidade entre Rússia (então União Soviética) e Estados Unidos - as duas potências chegaram, inclusive, a disputar quem colocaria o primeiro homem na Lua.

Nessa disputa, não havia espaço para empreendedores individuais - eram os governos quem tomavam as rédeas e pagavam pelos vultosos investimentos.

Russo Yuri Gagarin foi primeiro homem a ir ao espaço

É verdade que o primeiro satélite comercial - Intelsat I (apelidado de Early Bird) - foi lançado em 1965, mas até recentemente o desenvolvimento comercial do espaço foi quase que em sua totalidade limitado por grandes satélites de telecomunicações.

A um custo individual de centenas de milhões de dólares e pesando várias tone…

Resolvendo o mistério das lâminas gigantes de gelo em Plutão

O terreno laminado de Plutão, visto pela New Horizons, durante o seu voo rasante de julho de 2015.
Crédito: NASA/JHUAPL/SwRI


A missão New Horizons da NASA revolucionou o nosso conhecimento de Plutão quando passou pelo mundo distante em julho de 2015. Entre as suas muitas descobertas havia imagens de formações estranhas que se comparavam a gigantes lâminas de facas, cuja origem permanecia um mistério.

Agora, os cientistas apresentaram uma explicação fascinante para este "terreno laminado": as estruturas são feitas quase inteiramente de metano gelado, e provavelmente foram formadas como um tipo específico de erosão que esculpiu as suas superfícies, deixando para trás figuras dramáticas e divisões acentuadas.

Estes sulcos geológicos irregulares encontram-se às maiores altitudes da superfície de Plutão, perto do seu equador, e podem subir muitas dezenas de metros no céu - tão altos quanto um arranha-céus. São das características mais intrigantes de Plutão, e parece agora que as …

Telescópio Hubble captura vislumbre do cometa ativo mais distante já registrado

Contemplem o C/2017 K2 (PANSTARRS), ou “K2”, só para abreviar. A uma distância impressionante de 2,4 bilhões de quilômetros do Sol, ele é o cometa ativo mais distante já documentado por astrônomos.

O K2 foi descoberto em maio de 2017 pelo Panoramic Survey Telescope and Rapid Response System (Pan-STARRS), no Havaí, mas essa é a nossa primeira oportunidade de ver o cometa com qualquer tipo de detalhe significativo, e tudo graças ao telescópio Hubble.

Para a surpresa dos astrônomos, o cometa entrou em seu modo ativo, embora esteja localizado atualmente em algum lugar entre as órbitas de Urano e Saturno. A essa distância, a temperatura ambiente é de congelantes -240ºC, e a intensidade do Sol nele é de meros um 225 avos do que é na Terra. Ainda assim, o cometa já está começando a derramar seu revestimento gelado. De acordo com um comunicado de imprensa, as observações do Hubble “representam os primeiros sinais de atividade já vistos de um cometa entrando na zona planetária do Sistema Sola…

O maior telescópio do mundo poderá finalmente ser construído no Havaí

Por: Maddie Stone

A batalha para decidir o local do Telescópio de Trinta Metros (TMT) passou por um grande avanço esta semana, quando a Diretoria de Propriedade e Recursos Naturais do Havaí emitiu a permissão para iniciar a construção do telescópio no vulcão adormecido Mauna Kea, no Havaí. Mas uma coligação que se opõe ao telescópio, liderada por ativistas nativos do estado, considera o topo da montanha um local sagrado, e prometem continuar lutando contra a decisão.

O TMT, um telescópio de próxima geração que estudará distantes cantos do universo com uma resolução mais de dez vezes maior que a presente no Telescópio Espacial Hubble, está no centro dessa convoluta discussão há alguns anos. Astrônomos querem construir o telescópio sobre o Mauna Kea, cujo cume oferece a mais nítida visão do cosmos no hemisfério norte. Muitos havaianos apoiam a construção com base nas oportunidades educacionais e econômicas que o telescópio traria para o estado.

Mas a montanha, que já abriga 13 observat…

Filme "Intruders" (Intrusos) 1992

Ao pesquisar problemas de duas de suas pacientes, proeminente psiquiatra de um importante hospital de Los Angeles (Interpretado pelo falecido ator Richard Crenna na vida real John Mack, psiquiatra formado em Harvard Medical School, 1955.) acaba penetrando em um universo de estranhas ocorrências relacionadas com OVNIs, que modificarão sua própria vida.

"Intruders" foi baseado no best-seller de Budd Hopkins e em casos verídicos que hoje compõem um vasto arquivo de histórias vividas por muitas pessoas que passaram por experiências com seres extraterrestres, e que neste filme colaboraram com renomados pesquisadores do assunto na reconstituição dos episódios.

Best Seller "Intruders" (Intrusos)

Algumas cenas do filme:








Filme legendado em português:




Inspiração do filme Intruders (Intrusos), mulher relata contato com ETs



A americana Debbie Jordan, que relata um contato com extraterrestres há 34 anos, comentou que ficaria chocada se houvesse uma nova aproximação, mas não enc…