Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Julho 23, 2017

Sirius nasce com status de estrela científica internacional e luta por verbas

Obras no Sirius, que deve ser inaugurado em junho de 2018 (Foto: Divulgação/CNPEM)

A última reportagem da série sobre o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron mostra por qual motivo o Sirius, o novo acelerador de partículas do Brasil, é aguardado com ansiedade por cientistas de todo o mundo.

O orçamento para o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações neste ano teve um corte de 40%, afetando os principais projetos científicos brasileiros. A verba para as obras do Sirius, o novo acelerador de partículas do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron construído em Campinas e que pode revolucionar a pesquisa brasileira e internacional (orçado em R$ 1,5 bilhão), entretanto, foi mantida. Nele, uma pesquisa que atualmente é feita em 10 horas nos equipamentos mais avançados do mundo poderá ser concluída em 10 segundos.

O Sirius foi preservado porque já estava em fase adiantada de execução e, segundo o ministro de Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab, pela seriedade do Centro N…

O que faz o mel ser 'eterno' e não estragar?

Desenho antigo mostra um homem pendurado em um cipó e alcançando uma colmeia para coletar mel de abelhas selvagens.

A imagem acima é de uma pintura rupestre, talvez a mais famosa, que ficava nas paredes de cavernas de Araña em Valência, na Espanha. Ela mostra uma pessoa pendurado em uma espécie de cipó, se esticando para alcançar uma colmeia e coletar mel de abelhas silvestres.

Estima-se que foi pintada há cerca de 8 mil anos, prova de que, ao menos desde então, nós nos arriscamos para conseguir essa delícia que as abelhas produzem com a ajuda das flores.

O sabor do mel, a segunda coisa mais doce que se encontra na natureza depois das tâmaras, encanta o ser humano desde que ele passou a ficar na posição ereta.

E o mais assustador é que, se o autor dessa pintura oito milênios atrás tivesse deixado um pote de mel no mesmo lugar, é muito provável que ele ainda estivesse bom para comer - no caso, o professor Jaime Garí Poch, que descobriu as cavernas onde estava a pintura no início do sé…

Marte é logo ali: cientistas acampam em vulcão do Havaí para simular vida no Planeta Vermelho

Cientistas ficaram oito meses em acapamento para tentar reproduzir vida em Marte (Foto: BBC)

Pesquisadores americanos decidiram montar acampamento durante oito meses no vulcão Mauna Loa, no Estado americano.

Como seria a vida em Marte? (Assista ao vídeo)

Para simular a vida no Planeta Vermelho, cientistas americanos decidiram montar um acampamento durante oito meses no vulcão Mauna Loa, no Havaí.

Até agora, o homem ainda não conseguiu pisar em Marte.

Enquanto isso não acontece, tenta reproduzir situações que encontraria no vizinho da Terra, inclusive algumas intempéries, como uma tempestade de radiação.

A dois meses do fim da empreitada, os cientistas compartilhararam com a BBC detalhes da experiência.

"Geralmente não temos muita privacidade em grande parte da missão", diz Samuel Payler.


Grupo contou experiência dois meses antes de terminar a empreitada no Havaí (Foto: BBC)

"Moramos juntos, fazemos tudo juntos e isso é basicamente o que aconteceria se você for a Marte&…

Astrônomos capturam retrato de explosão de raios mais poderosa do Universo

Chances de observar uma 'Erupção de Raios Gama' é de 1 em cada 10.000 (Foto: Reprodução/BBC)

Erupção de Raios Gama libera enorme quantidade de energia e acontece em galáxias distantes; chances de observá-la é de 1 em cada 10.000.

Você sabe o que é a 'Erupção de Raios Gama'?

Trata-se de explosões que liberam enormes quantidades de energia e que acontecem em galáxias distantes.

Astrônomos flagraram uma dessas explosões com detalhes sem precedentes (assista ao vídeo).

"É muito difícil estudá-las porque elas duram poucos segundos", diz Eleonora Troja, astrônoma-chefe da pesquisa.

"Foi a primeira vez que conseguimos detectar com sucesso uma explosão enquanto ela ocorria", acrescenta.

Cientistas dizem que as chances de observar uma 'Erupção de Raios Gama' é de 1 em cada 10.000.

É o momento em que a estrela moribunda explode e se torna um buraco negro.

"Algumas pessoas pensaram que a explosão ocorria apenas pela massa, mas nosso estudo mostro…

Encontro de 'gerações Síncrotron' marca a transição para o novo acelerador de partículas

Cientistas do LNLS com estudantes da Escola Brasileira de Síncrotron (Foto: Divulgação/CNPEM)

A segunda matéria da série do G1 sobre os 30 anos do LNLS mostra os programas de treinamento para formar a nova geração de cientistas que vai operar a mais avançada luz síncrotron do mundo.

Por Marcelo Andriotti, G1 Campinas

Neste mês de julho, o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) recebeu pela primeira vez 100 estudantes, professores e pesquisadores de todo o país na Escola Brasileira de Síncrotron. O objetivo é realizar todos os anos duas semanas de cursos e palestras para formar novos usuários para o Sirius, o novo acelerador de partículas que está sendo construído em Campinas (SP) e que pode revolucionar pesquisas científicas mundiais com análises 10 mil vezes mais rápidas que as dos equipamentos mais modernos atualmente em atividade.

Assim como outros pesquisadores que descobriram na linha de luz UVX do LNLS nos últimos 30 anos inovações no tratamento do câncer, Parkinson e co…

Tardígrados ainda são um completo mistério evolutivo

Você provavelmente está a par que o animal mais durão da natureza é, sem dúvidas, o pequeno tardígrado, conhecido também como urso-d’água. Eles podem ser pequenos, mas conseguem viver sem água, suportar temperaturas que vão de -200 graus a 151 graus Celsius e sobrevivem até mesmo nas profundezas do espaço. Como a evolução fez uma criatura tão estranha e quais são seus parentes?

A resposta ainda é: ¯\_(ツ)_/¯

Uma equipe de cientistas do Reino Unido e Japão sequenciaram um genoma de uma espécie do tardígrado e o comparou com o de outra espécie para tentar descobrir alguns segredos sobre o animal, incluindo a base genética de suas habilidades de sobrevivência. Mas, no que diz respeito a um parente evolutivo mais próximo, os dados ainda não são conclusivos.

A durabilidade do tardígrado está em sua habilidade de soltar toda a sua água e se enrolar como se fosse um “tonel”. Perder água das células deveria ser um processo letal, mas existe uma série de moléculas nas células do tardígrado que…

Cientistas acreditam ter encontrado a primeira exolua

Graças em grande parte ao telescópio espacial da sonda Kepler, da NASA, astrônomos já encontraram milhares de exoplanetas se espreitando do lado de fora de nosso Sistema Solar. Descobrir o que fica em torno desses planetas, no entanto, se provou um grande desafio. Embora cientistas tenham chegado perto de achar exoluas ao longo dos anos, nenhuma descoberta foi legítima. Mas um grupo de astrônomos da Universidade Columbia agora acredita ter encontrado uma exolua de verdade, a cerca de 4.000 anos-luz de distância.

Após remoer dados antigos da Kepler, pesquisadores acreditam ter encontrado evidência do telescópio observando um planeta do tamanho de Júpiter e uma lua do tamanho de Netuno passando em frente a uma estrela, chamada de Kepler-1625. Quando um planeta e/ou uma lua passa em frente a um planeta, ou transita, causa uma diminuição de luz, e é por isso que a equipe acha que estão no rastro certo de alguma coisa aqui. Eles planejam confirmar sua descoberta usando o muito mais podero…

Pesquisadores acabaram de lançar um protótipo da primeira ‘nave interestelar’ da humanidade

No ano passado, o empreendimento de exploração extraterrestre Breakthrough Initiatives anunciou um plano ambicioso para enviar várias naves espaciais para nosso sistema estelar vizinho mais próximo, o Alpha Centauri. O projeto, chamado Breakthrough Starshot, está focado em lançar “nanonaves” para o espaço a velocidades impressionantes. Recentemente, o projeto deu um grande salto em direção ao seu objetivo final ao enviar com êxito seis naves de teste para a baixa órbita terrestre.

A pequena nave espacial, chamada “Sprites”, tem apenas 3,5 centímetros de cada lado e pesa cerca de quatro gramas. O engenheiro aeroespacial Zac Manchester, que lidera o projeto Sprites, vem trabalhando nelas nos últimos dez anos.

“O que decidimos fazer desde o início foi testar os limites de tamanho de uma nave espacial”, disse Manchester ao Gizmodo. “A questão foi o quão pequeno poderíamos fazer um satélite e ainda torná-lo capaz de algo útil. Um dos desafios é como obter energia o suficiente, e, dada a p…

Os cometas grandes e distantes são mais comuns do que se pensava

Esta ilustração mostra como os cientistas usaram dados da nave WISE da NASA para determinar os tamanhos dos núcleos dos cometas. Subtraíram um modelo de como a poeira e o gás se comportam em cometas com o objetivo de obter o tamanho do núcleo.
Crédito: NASA/JPL-Caltech

Os cometas que levam mais de 200 anos para completar uma translação em torno do Sol são manifestamente difíceis de estudar. Dado que passam a maior parte do seu tempo nas zonas mais remotas do Sistema Solar, muitos dos cometas de "longo período" nunca se aproximam do Sol durante a vida de um ser humano. Na verdade, aqueles que viajam para dentro, oriundos da Nuvem de Oort - um grupo de corpos gelados a cerca de 300 bilhões de quilômetros do Sol - podem ter períodos de centenas ou até milhões de anos.

A nave WISE da NASA, examinando todo o céu em comprimentos de onda infravermelhos, forneceu novas informações sobre esses viajantes distantes. Os cientistas descobriram que existem cerca de sete vezes mais cometa…

Encontrou Cassini um mecanismo universal para a química pré-biótica, em Titã?

Esta imagem a cores naturais mostra a atmosfera superior de Titã - um lugar ativo onde as moléculas de metano são quebradas pela radiação ultravioleta do Sol e os biprodutos combinam-se para formar compostos como etano ou acetileno.
Mais baixo na atmosfera, a neblina transforma-se num "smog" atmosférico de moléculas orgânicas complexas. Esta neblina espessa e alaranjada absorve a luz solar, permitindo com que apenas 10% dos raios solares atinja a superfície.
Esta imagem foi obtida com a câmara de grande angular da Cassini usando filtros espectrais vermelhos, verdes e azuis, que foram combinados para criar esta imagem de cores naturais.
As imagens foram obtidas a uma distância de aproximadamente 9500 quilômetros de Titã no dia 31 de março de 2005. A escala da imagem ronda os 400 metros por pixel.
Crédito: NASA/JPL/Space Science Institute


A missão internacional Cassini fez uma deteção surpreendente de uma molécula que é fundamental na produção de compostos orgânicos complexos,…

Uma história de três cidades estelares

A OmegaCAM — a câmara ótica de grande angular montada no Telescópio de Rastreio do VLT do ESO (VST) — capturou de forma detalhada a Nebulosa de Orion e o seu enxame associado de estrelas jovens, dando origem a esta imagem. Este objeto famoso, o local de nascimento de muitas estrelas massivas, é uma das maternidades estelares mais próximas de nós, situada a cerca de 1350 anos-luz de distância. Créditos: ESO/G. Beccari

A partir de novas observações obtidas com o Telescópio de Rastreio do VLT do ESO, os astrônomos descobriram três populações distintas de estrelas bebés no Enxame da Nebulosa de Orion. Esta descoberta inesperada ajuda a compreender melhor como é que se formam este tipo de enxames, sugerindo que a formação estelar pode acontecer em surtos, onde cada um ocorre numa escala de tempo muito mais rápida do que o que se pensava anteriormente.

A OmegaCAM — a câmara ótica de grande angular montada no Telescópio de Rastreio do VLT do ESO (VST) — capturou de forma detalhada a Nebulos…

Escritor inglês teve assustador encontro com um Homem de Preto

Os Homens de Preto, cujas presenças ameaçadoras se fazem notar no meio ufológico há décadas

Ele apresentou ainda o relato de um parente que foi visitado por um MIB logo após presenciar a aparição de um UFO

Neil Arnold é um escritor inglês residente em Kent, autor de vários livros de mistério e fenômenos paranormais. Ele mesmo teve experiências desse tipo, tendo observado um UFO e tido ainda um aterrador encontro com um Homem de Preto. A primeira ocorrência teve lugar no inicio dos anos 90, quando andava a noite com dois amigos. Arnold havia adquirido exemplares da revista The Unexplained, e eles subitamente observaram uma estranha luz amarela no céu. O objeto parou sobre eles e a luz amarela se apagou, permitindo que os três vissem um círculo de luzes no UFO totalmente silencioso.

O objeto então se afastou e desapareceu atrás de uma linha de casas. Neil se recorda de ter visto ainda um conhecido que passeava com seu cão, e também percebeu a presença do UFO. Depois, conversando com um…

Cientistas nos EUA realizam sua primeira edição genética de embriões humanos

A China tem estado na frente dos Estados Unidos quando se trata de modificação genética humana – por lá, a ideia parecer ser muito menos carregado moralmente. Mas pela primeira vez, cientistas dos Estados Unidos modificaram geneticamente um embrião humano, de acordo com um novo relatório publicado no MIT Technology Review. De acordo com a publicação, cientistas na Universidade de Saúde e Ciência do Oregon (OHSU, na sigla em inglês) estão utilizando a técnica de edição de gene com CRIPSR para alterar o DNA de um “grande número de embriões unicelulares”.

Na China, cientistas já editaram o DNA de embriões diversas vezes durante os últimos dois anos, em experimentos que incluíam torná-los resistentes ao HIV, e modificar o gene associado a doenças sanguíneas. Na Suécia, um pesquisador chegou até a tentativa de editar embriões humanos saudáveis. E no Reino Unido, cientistas receberam sinal verde para editar genes em embriões, também.

Nos Estados Unidos, no entanto, o que é conhecido como “…

Metade da nossa galáxia pode ter vindo de outras galáxias

Qualquer fã de Carl Sagan sabe que somos feitos de poeira estelar. Os prótons não decaem para quaisquer outras partículas (até onde sabemos), então você pode presumir, com confiança, que maior parte dos pedaços de você mesmo estiveram por aí desde um segundo após o Big Bang. Mas se você pensar um pouco mais localmente, pode se perguntar se a Via Láctea se formou completamente antes que você fosse feito.

Acontece que, se as novas estimativas estiverem corretas, metade dos átomos em nossa galáxia pode ter sido tomada de outras galáxias. A nova análise, de uma equipe de astrofísicos de Estados Unidos e Canadá, mostra que a formação da galáxia (e das coisas em geral) é um processo complexo de troca.

“Em geral, nossos resultados destacam o papel dos ventos galácticos como contribuidor principal para o conjunto de matéria bariônica de galáxias centrais”, escreveram os autores no estudo, publicado nesta quinta-feira, na Monthly Notices of the Roual Astronomical Society. A Via Láctea é apena…

Engenheiro conta como vai recolocar o Brasil na Estação Espacial Internacional em 2018

POR SALVADOR NOGUEIRA

Nos próximos meses, 450 crianças do ensino público e privado em São Paulo vão se envolver numa iniciativa para produzir um experimento que será realizado por um astronauta na Estação Espacial Internacional em 2018. Mas esse é só o começo. Segundo Lucas Fonseca, engenheiro aeroespacial e idealizador do projeto, o objetivo é atingir até 1 milhão de jovens, espalhados por todo o Brasil, nos próximos anos, e com isso motivá-los a seguirem uma carreira nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

“O que separa 450 de 1 milhão é só termos uma plataforma de ensino a distância”, disse Fonseca em entrevista ao Mensageiro Sideral.

Batizado Garatéa-ISS, o projeto fará parte da 12a edição do Student Spaceflight Experiments Program (SSEP), ação anual do governo americano em conjunto com a Nasa (agência espacial americana) para engajar a comunidade estudantil em experimentos educacionais realizados no espaço.


Estação Espacial Internacional fotografada em órbita …

Aborígenes australianos: os verdadeiros descobridores do Brasil

Os primeiros habitantes do nosso continente eram negros, parecidos com aborígenes da Austrália. Muitos deles viveram no Brasil.

Por Alexandre Versignassi

Entre 11 mil e 8 mil anos atrás, as grutas de pedra calcária que se espalham pela região do atual município de Lagoa Santa, a cerca de 50 quilômetros de Belo Horizonte, eram frequentadas por uma gente muito especial. A mais famosa representante desse grupo é a mulher apelidada de Luzia, cujo esqueleto foi descoberto na década de 1970 e que é considerada o mais antigo habitante do continente americano. Para os pesquisadores brasileiros que estudam Luzia e sua “família”, não restam dúvidas: eles eram representantes de um povo ancestral que não tinha relação com os índios atuais.

As pistas sobre as características únicas desses “paleoíndios” de Lagoa Santa, como são conhecidos, estão em seus crânios, dezenas dos quais já foram encontrados no município mineiro. A análise detalhada do formato da cabeça de Luzia e companhia e sua comparaç…

Laboratório Síncrotron: a luz mais brilhante da ciência brasileira começa a se apagar

Acelerador de partículas do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, em Campinas (Foto: Divulgação/CNPEM)

O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron completou 30 anos e terá sua fonte de luz UVX desativada entre 2018 e 2019 para dar lugar ao Sirius. O G1 fez uma série de três reportagens sobre o maior equipamento científico do Brasil.

Após 30 anos do início de sua construção do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) comemorados neste mês de julho, a UVX, até hoje a luz mais brilhante da ciência brasileira, começa a se apagar. Entre o segundo semestre de 2018 e o primeiro de 2019 (a data ainda será definida pelos usuários), o maior equipamento científico já construído no Brasil e responsável pela viabilização de pesquisas fundamentais nas áreas de saúde, agricultura, energia e novos materiais, situado em Campinas (SP), terá sua atual fonte de luz substituída por uma mais potente e precisa.

Veja no final desta matéria o que é luz síncrotron e como funciona um acelerador de partícul…