Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Abril 30, 2017

Telescópio Hubble divulga imagem inédita de aglomerado de galáxias

O aglomerado de galáxias Abell 370 contém várias centenas de galáxias ligadas entre si pela atração mútua da gravidade. Fotografadas em uma combinação de luz visível e infravermelho próximo, as galáxias mais brilhantes e maiores são as galáxias branco-amarelas, maciças e elípticas que contêm centenas de bilhões de estrelas cada. Galáxias espirais têm populações mais jovens de estrelas e são azuladas. Arcos misteriosos de luz azul são imagens distorcidas de galáxias remotas atrás do cluster. O cluster atua como uma lente enorme no espaço que amplia e estica imagens de galáxias de fundo como um espelho de funhouse.
Créditos: NASA, ESA, e J. Lotz ea equipe de HFF (STScI)


Em sua mais recente missão, o telescópio espacial Hubble trouxe imagens nunca antes vistas de galáxias a 6 bilhões de anos luz de distância da Terra.

As imagens mostram o aglomerado de galáxias Abell 370 e foram feitas a partir da gravação de 630 horas de observação do telescópio sobre 560 órbitas da Terra. Seis aglomera…

O raro fenômeno atmosférico que teria inspirado 'O Grito', um dos quadros mais famosos do mundo

Pensava-se que obra de Munch refletia efeitos de uma erupção (Foto: Carl Court/AFP)

Pesquisadora acredita que inspiração para cores do céu em obra de pintor norueguês Edvard Munch pode ter vindo de um tipo de nuvem formada na estratosfera de regiões polares.

O céu de cores intensas no quadro "O Grito" não é apenas um símbolo da angústia que atormenta o protagonista da famosa obra criada pelo norueguês Edvard Munch em 1892.

Segundo uma nova teoria proposta nesta semana por uma equipe de pesquisadores noruegueses, as linhas amarelas, laranjas e vermelhas são provavelmente a reprodução de um raro tipo de nuvem que aparece de tempos em tempos no norte da Europa.

As nuvens estratosféricas polares teriam gerado um grande impacto em que as tivesse visto pela primeira vez, garantem estes cientistas.

"Hoje em dia, o público tem à disposição muito mais informações científica do que naquela época, e Munch com certeza nunca tinha visto estas nuvens", explica Helene Muri, pesq…

Ufologia séria: Entrevista com Prof Omar Carline Bueno TV FENIX

Omar Carline Bueno

Biografia

Formado em Comunicação Social (PUCC)
Pós-graduado em Gerência de Marketing (Instituto Nacional de Pós-Graduação).
Pós-graduando em Psicopedagogia Clínica e Institucional (Instituto Brasileiro de Psicopedagogia Aplicada).
Parapsicólogo, pelo Instituto Nacional de Parapsicologia.
Especialista em Psicoterapia de Grupo, Distúrbios do Sono, Psicologia e Religião em uma visão Junguiana e Artes Visuais no Âmbito da Doença Mental ou Deficiência, pela UNICAMP.
Arqueologia pela USP e Arqueologia Pública pelo Geociência da UNICAMP.
Coordenador e Professor do curso de Publicidade e Propaganda e de Jornalismo da UNIP de Sorocaba.

Obras de Omar Carline Bueno sobre o tema Ufologia:

A obra aborda, nesse primeiro volume, principalmente, relatos de arquivos, de aparições de Objetos Voadores Não Identificados e contatos com tripulantes de OVNIs, de 1954 a 1974, incluindo casos pesquisados por minha equipe junto à SIFETE - Pesquisa Científica.

Em alguns relatos, a obra aprese…

Arquivo | Relatos extraterrestres – Florianópolis (SC)

Em 7 de maio do ano 2000, seis moradores de Florianópolis relataram a movimentação de vários objetos voadores não identificados nos céus da cidade. Segundo o registro do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle Aéreo – CINDACTA II, as testemunhas afirmaram que, durante aproximadamente 10 minutos, avistaram seis objetos, com formas e cores variadas, voando a alta velocidade. O objeto maior possuía o tamanho de um “Boeing” e forma de “charuto”.

Nas imagens abaixo, o relato da movimentação dos objetos, contido na segunda página do registro da ocorrência. Fundo Objeto Voador Não Identificado. BR_DFANBSB_ARX_575.



Para consultar o acervo do Arquivo Nacional, cadastre-se em: http://sian.an.gov.br/sianex/consulta/login.asp

FONTE: http://arquivonacional.gov.br/





A Bíblia Proibida : Sexo Sagrado

O sexo é uma atividade que faz parte da natureza e uma prática cheia de tabus à qual ninguém escapa. Para alguns, é condenado por Deus, para outros, permitido e aprovado.



FONTE: Canal Youtube Documentários Online

Estas gloriosas fotos de Júpiter vão te distrair de seu vazio existencial

Você está sendo assombrado por um tédio repentino? Preocupado com a infraestrutura desmoronando? Permita-me mitigar levemente seus problemas ao revelar algumas lindas imagens de Júpiter. Elas não vão resolver nada, mas podem ajudar você a seguir com o seu dia sem gritar com estranhos ou chutar lixeiras por aí.

A estonteante imagem com a cor melhorada acima, que estava em um release da NASA lançado nesta sexta-feira, é baseado em uma foto do polo sul de Júpiter capturada pela sonda Juno em 11 de dezembro de 2016. A câmera de cientistas cidadãos de Juno tem tirado lindas fotos do gigante gasoso desde que foi à órbita ao redor do planeta em Julho. As imagens são então lançadas para o público, que tem as transformado em peças ainda mais magníficas de arte espacial.

Aqui vai mais uma:


Imagem: arudelife/Juno Cam/NASA

E mais uma:


Imagem: NASA / JPL-Caltech / SwRI / MSSS / Roman Tkachenko

E MAIS UMA:


Imagem: Liroma-52/Juno Cam

Ok, sério, olha isso aqui:


Imagem: NASA/Juno Cam/Craig Sparks

Alé…

Brasil finalmente lança satélite para expandir banda larga a áreas remotas

O governo brasileiro lançou, nesta quinta-feira, o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), a partir da base de Kourou, na Guiana Francesa. O SGDC tem usos civil e militar e será utilizado para a transferência de informações de segurança nacional e também para a expansão da oferta de banda larga em todos os cantos do Brasil.

O SGDC é resultado de uma parceria entre a Embraer e a Telebras, que criaram a joint-venture Visiona para o projeto. A Visiona foi fundada em 2012 com o objetivo de desenvolver o satélite, e a expectativa inicial era de que o equipamento estivesse em órbita em 2014. À época da assinatura do contrato para o fornecimento do SGDC, em novembro de 2013, ele foi orçado em R$ 1,3 bilhão e com previsão de entrega no fim de 2016. Agora já lançado, o projeto decolou com sucessivos atrasos e custando mais do que o dobro do preço inicial: R$ 2,784 bilhões.

Além do satélite brasileiro, o foguete Ariane 5 que deixou a base de Kourou nesta quinta t…

Cientistas encontram onda gigante no enxame galáctico de Perseu

Simulação de computador do gás quente no enxame galáctico de Perseu.
Crédito: John ZuHone/Centro Harvard-Smithsonian para Astrofísica

Combinando dados do Observatório de raios-X Chandra da NASA com observações de rádio e simulações de computador, uma equipa internacional de cientistas descobriu uma vasta onda de gás quente no enxame galáctico de Perseu. Abrangendo cerca de 200.000 anos-luz, a onda tem o dobro do tamanho da nossa própria Via Láctea.

Os investigadores dizem que a onda foi formada há milhares de milhões de anos atrás, depois de um pequeno enxame galáctico ter passado pelo enxame de Perseu e ter feito com que o seu vasto reservatório de gás se "agitasse" em torno de um grande volume de espaço.

"Perseu é um dos enxames galácticos mais massivos e próximos e o mais brilhante em raios-X, assim que os dados do Chandra nos fornecem detalhes incomparáveis," comenta o líder científico Stephen Walker, do Centro de Voo Espacial Goddard da NASA em Greenbelt, no …

SOFIA confirma que sistema planetário vizinho é parecido com o nosso

Ilustração do sistema Epsilon Eridani que mostra o exoplaneta Epsilon Eridani b. No plano da frente, à direita, encontra-se um planeta da massa de Júpiter que se sabe orbitar a estrela-mãe para além da orla exterior de um cinturão de asteroides. No plano de fundo, pode ser visto um outro cinturão estreito, de asteroides ou de cometas, e um terceiro cinturão, mais exterior, parecido em tamanho com o Cinturão de Kuiper do nosso Sistema Solar. A semelhança da arquitetura do sistema Epsilon Eridani com a do nosso Sistema Solar é impressionante, embora eps Eri seja muito mais jovem do que o nosso Sol. As observações do SOFIA confirmaram a existência do cinturão de asteroides adjacente à órbita do planeta joviano.
Crédito: NASA/SOFIA/Lynette Cook

O observatório aéreo da NASA, SOFIA (Stratospheric Observatory for Infrared Astronomy), concluiu recentemente um estudo detalhado de um sistema planetário vizinho. As investigações confirmaram que este sistema planetário tem uma arquitetura notave…

Duas excelentes palestras de Astronomia

Espiando o céu com enormes telescópios: como são as observações profissionais e o que esperar dos futuros telescópios gigantes -- Daniel Moser

RESUMO:

O que acontece nas noites estreladas dos maiores telescópios do mundo? Como eles operam? O que astrônomos veem do céu? Neste seminário descreverei como é o trabalho em alguns observatórios, detalhando o funcionamento de seus espectrógrafos. Também mostrarei como deverão ser os espectrógrafos da nova geração de telescópios (os ELTs - "Extreme Large Telescopes"), e discutirei os desafios atuais que enfrentam para entrarem em operação no início da década de 2020.




Como ensinar um computador a classificar galáxias? -- Walter dos Santos Jr.

RESUMO:

Classificar fenômenos, ou no nosso caso, objetos astronômicos, nos permite identificar características comuns entre eles e definir nomenclaturas para grupos e sub-grupos de objetos. Com isso, é possível até mesmo inferir, como foi o caso de classificação de galáxias (originalmente conhec…

Cassini faz segundo mergulho de sua missão final, e as imagens parecem só melhorar

A missão final de seis meses de duração da Cassini se tornou o Super Bowl nerd extraoficial: cada vez que a sonda guiada pela NASA lança uma nova fornada de imagens, pulamos para nossos computadores e freneticamente passamos por elas para encontrar a melhor de todas. Mas, de qualquer forma, as fotos do segundo mergulho da Cassini na lacuna entre Saturno e seus anéis agora estão disponíveis — e, sinceramente, elas podem ser até melhores que a primeira rodada de imagens.

Nesta terça-feira (2), a Cassini realizou a segunda parte de seu ato final, mergulhando no vazio misterioso entre Saturno e seus anéis às 16:38 no horário de Brasília. Com 20 mergulhos restantes antes de a sonda imergir-se na atmosfera de Saturno em 15 de setembro, é difícil imaginar que as coisas possam ficar melhores do que essas imagens dos anéis de Saturno:


Imagem: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute

Essa aqui parece a capa de um álbum dos Strokes!


Imagem: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute

Um pouco meno…

Cientistas mostram que é possível fazer tijolos com poeira lunar e luz do Sol

Cientistas da Agência Especial Europeia (ESA) mostraram que é possível fazer tijolos duráveis utilizando poeira lunar simulada e luz do sol concentrada. Um método similar pode permitir que pessoas imprimam em 3D suas próprias habitações e estruturas utilizando materiais encontrados na nossa Lua.

Se um dia formos colonizar a Lua – ou qualquer outro corpo celeste –, precisaremos elaborar uma maneira fácil e barata de fabricar materiais por lá. Enviar as coisas da Terra não é algo viável, isso sem mencionar que seria ambientalmente insensível. Para ver se o satélite natural do nosso planeta já está equipado com os materiais básicos para um projeto de construção, o pessoal da General Support Technology Programme, da ESA, conduziu um estudo de prova de conceito em que um forno e uma explosão de luz foram usados para preparar alguns tijolos.

O cientistas da ESA não tinham acesso a grandes quantidades de poeira lunar real, então eles recriaram a substância finamente granulada ao moer materi…

ONU vai ao espaço em 2021 para ajudar países em desenvolvimento

Ônibus espacial Discovery, na Estação Espacial Internacional (ISS,na sigla em inglês). A estação fica a 350 quilômetros da Terra, altura próxima à que ficará a missão da ONU, ainda sendo considerada baixa órbita. (veja.com/VEJA)

A missão é fazer com que países sem sua própria agência espacial possam realizar experimentos e ter acesso a tecnologias de desenvolvimento sustentável

A Organização das Nações Unidas (ONU) prepara o lançamento de sua primeira missão espacial para o ano de 2021, com o objetivo de ajudar países em desenvolvimento ou com menos recursos a realizarem experiências em microgravidade e se beneficiarem de tecnologias úteis para o desenvolvimento sustentável.

“Estamos realmente emocionados em oferecer pela primeira vez a oportunidade de realizar experiências científicas em órbita terrestre baixa (entre 200 e 2000 quilômetros de altura) com a tutela da ONU”, explicou a diretora do Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior (Unoosa, na sigla em inglês…

Amazônia já foi inundada duas vezes e pode ter abrigado tubarões

É possível que tubarões habitassem a região onde hoje ficam as florestas amazônicas há menos de 23 milhões de anos (Andrea Comas/Reuters/VEJA)

Mar do Caribe invadiu parte das florestas amazônicas, influenciando a biodiversidade antiga e atual, entre 23 milhões e 5 milhões de anos atrás

Algumas partes da Amazônia no Brasil e na Colômbia estiveram submersas pelo mar do Caribe em pelo menos duas ocasiões na antiguidade, informou nesta quarta-feira um grupo de pesquisadores em um artigo publicado pela revista Science Advances. Além da descoberta, os cientistas – que tinham nacionalidades diversas, incluindo brasileiros, colombianos, britânicos e americanos – também encontraram um dente de tubarão e um camarão mantis fossilizados, indicando que, um dia, esses animais podem ter habitado a região.

Segundo os pesquisadores, ambas inundações ocorreram durante o Mioceno, época geológica que ocorreu entre 23 milhões e 5 milhões de anos atrás. Liderada por Carlos Jaramillo, do Instituto Smithson…

Este gerador de fala consegue falsificar a voz de qualquer um

A voz humana, com toda sua sutileza e nuance, está provando ser uma coisa excepcionalmente difícil de os computadores emularem. Usando um poderoso novo algoritmo, uma startup de inteligência artificial de Montreal desenvolveu um gerador de voz que consegue imitar virtualmente a voz de qualquer pessoa. O sistema não é perfeito, mas anuncia um futuro em que vozes, assim como fotos, poderão ser facilmente falsificadas.

Quando a Siri, a Alexa ou o nosso GPS fala conosco, é bastante óbvio que estamos ouvindo uma máquina. Isso porque, virtualmente, todo sistema de texto para fala no mercado conta com um conjunto pré-gravado de palavras, frases e enunciados (gravados por atores de voz), que são então juntados à la Frankenstein para produzir palavras e sentenças completas. O resultado final soa distintamente sem inspiração, robótico e, às vezes, risível. Essa abordagem para síntese de voz também significa que estamos presos, ouvindo a mesma voz pré-gravada repetidamente.

Em um esforço para c…

Céu da Semana - 01/05 a 07/05/2017

Todas as semanas, Gustavo Rojas, do Laboratório Aberto de Interatividade (LAbI) da UFSCar, apresenta dicas de como olhar para o céu, quais constelações estão em destaque, fases da lua e os principais fenômenos astronômicos.



FONTE: UNIVESP TV

Piloto suíço fez fascinante vídeo das estrelas em seu voo de Zurique à São Paulo.

Não é nenhum segredo que os pilotos têm as melhores vistas do céu. Eles têm uma visão de 180 graus e podem escurecer a cabine de voo para tirar proveito da iluminação do céu noturno. O piloto suíço, Sales Wick, deu um passo adiante com um fascinante vídeo de seu voo de Zurique a São Paulo.

Rastreamento LX92

Embora saibamos pelo vídeo que o voo foi Swiss LX92 , não sabemos a data exata do mesmo. A pista do voo LX92 esta entre 29 e 30 de março, as datas correspondem aos marcadores fornecidos por Wick no vídeo. Extraímos imagens para fornecer uma aproximação do caminho de voo do vídeo correspondente aos códigos de tempo do vídeo.


Palma de Mallorca 00:09


Algiers 00:20


Dakar 01:43

Você pode verificar o site Wick ou segui-lo no Facebook e Instagram para fotos mais grandes e vídeos da cabine de voo.



FONTE: blog.flightradar24.com

Sondas podem chegar à estrela mais brilhante do céu noturno em 69 anos

(FOTO: NASA/ESA/H. BOND (STSCI)/M. BARSTOW (UNIVERSIDADE DE LEICESTER)

Apesar de Alpha Centauri estar mais próxima, cientistas calculam que chegar a Sirius pode ser mais rápido

O astrofísico René Heller do Instituto Max Planck para Pesquisa do Sistema Solar, na Alemanha, propôs que talvez seja mais rápido alcançar a estrela Sirius, a mais brilhante do céu noturno, do que Alpha Centauri, a mais próxima da Terra em anos-luz.

Para Heller, a resposta reside no meio de transporte. Segundo ele, se desenvolvida corretamente, de fato, uma nano-nave espacial chegaria mais rapidamente a Alpha Centauri, que está mais próxima — Sirius está a quase o dobro de distância, a aproximadamente 8,6 anos-luz.

Isso porque a nave viajaria com cerca de 20% da velocidade da luz e chegaria ao astro em 20 anos. Mas, por não ter tecnologia tão desenvolvida, a espaçonave só poderia sobrevoar brevemente a estrela, para então ir direto para o vazio. Esse é o problema enfrentado por personalidades como Stephen Hawk…

Lamentável: Sem verba federal, astrônomos recorrem à vaquinha para ir a congressos

GRUPO SAMPA É COMPOSTO POR ESTUDANTES DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PÓS-GRADUAÇÃO: LÍDER É O ASTRÔNOMO JORGE MELÉNDEZ, QUARTO DA DIREITA PARA A ESQUERDA (FOTO: FACEBOOK/REPRODUÇÃO)

Saiba como ajudar os alunos da USP a continuar os estudos que buscam entender a evolução da Via Láctea

Cortes sistemáticos do governo federal nos orçamentos de agências de fomento à pesquisa como a Capes e o CNPq dificultam a vida de quem faz ciência no Brasil. Um dos grupos que está sendo afetado com a falta de verba é o SAMPA (Stellar Atmospheres, Planets and Abundances), do Departamento de Astronomia do IAG-USP.

Entre as linhas de pesquisa do grupo, se destaca o estudo das chamadas gêmeas solares, estrelas muito parecidas com o Sol. Analisando a composição química dessas estrelas, a equipe busca entender a evolução da Via Láctea e até encontrar planetas iguais à Terra e sistemas solares com configurações semelhantes ao nosso.

Recentemente, por exemplo, eles encontraram um gêmeo de Júpiter orbitando uma gême…

Sistema Solar recém-descoberto pode "semear" vida entre exoplanetas adjacentes

Ilustração que mostra o hipotético aspecto de cada um dos planetas do sistema TRAPPIST-1, com base nos dados disponíveis sobre o seu tamanho, massa e distância orbital.
Crédito: NASA/JPL-Caltech

Depois da NASA ter anunciado, em fevereiro, a descoberta de um sistema solar com sete planetas - três dos quais foram considerados potencialmente habitáveis - o investigador pós-doutorado Sebastiaan Krijt, da Universidade de Chicago, perguntou-se: caso exista vida num desses planetas, será que os detritos espaciais podem transportá-la para outro?

Numa investigação recentemente publicada na revista The Astrophysical Journal Letters, Krijt e outros cientistas da mesma universidade concluem que formas de vida, como bactérias ou organismos unicelulares, poderiam percorrer pelo recém-descoberto sistema TRAPPIST-1 - um sistema solar invulgar que é um novo e excitante lugar na Via Láctea para procurar vida extraterrestre.

"Parece provável uma troca frequente de material entre planetas adjacente…

Astrônomo se pergunta se buscamos o bastante por sinais de vida alienígena extinta

A lua gelada de Saturno, Encélado,é o mais recente alvo da eterna empolgação em volta da descoberta de vida alienígena. Imagina-se que seu oceano subterrâneo aquecido contenha os ingredientes certos para sustentar micróbios alienígenas, o que seria possivelmente a maior descoberta científica na história da humanidade. Enquanto encontrar micróbios, ou até assinaturas de vida em planetas como Marte, seria incrível, talvez estejamos deixando de observar algo essencial na busca por vida no sistema solar, especificamente vida inteligente.

Uma nova pesquisa do astrônomo Jason Wright, Prior Indigenous Technological Species, levanta a questão: nós acabamos com as nossas opções em buscas por sinais de vida inteligente extremamente antiga? Contrário ao que esse lugar ou esse lugar ou esse lugar diz, o trabalho de Wright não oferece quaisquer provas de uma civilização alienígena antiga. Em vez disso, ele trabalha com a ideia de se existe ou não uma chance de estarmos ignorando alguma prova ou b…

Este é o primeiro “som” que capturamos do vazio arrepiante dentro dos anéis de Saturno

A Cassini se prepara para, nesta terça-feira, mais uma vez ir ousadamente aonde nenhuma outra espaçonave antes foi: na lacuna entre Saturno e seus anéis. Embora estejamos todos animados para ver os resultados do segundo mergulho da sonda da NASA, astrônomos ainda estão analisando as descobertas de seu primeiro mergulho. E algumas delas, incluindo uma paisagem sonora gerada do vazio, são bem estranhas.

Aparentemente, o primeiro mergulho da sonda entre Saturno e os anéis do gigante de gás, em 26 de abril, revelou que essa região misteriosa e inexplorada é bastante desprovida de partículas. O gerente de projetos da Cassini, Earl Maize, a chamou de “o grande vazio”, o que soa como algo de Stranger Things, mas, sabe, no espaço.

“A região entre os anéis e Saturno é ‘o grande vazio’, aparentemente”, disse Maize em um comunicado. “A Cassini continuará o curso, enquanto cientistas trabalham no mistério de por que o nível de poeira é muito menor do que o esperado.”

Talvez o aspecto mais fascin…

Tipos comuns de nuvens

Classificando as Nuvens, 1 – Quanto a altura de sua Base, Nuvens Baixas – Até 2 KM acima da superfície , todas podem produzir precipitações e são de estrutura LIQUIDA, Nuvens Médias - Até 2 a 4 KM (nos pólos) , de 2 a 7 KM (nas regiões temperadas) e de 2 a 8 KM (nas regiões tropicais e equatoriais). São de Estrutura mista (água e cristais de gelo), Nuvens Altas - Todas as nuvens que se encontram acima das médias . São sempre de estrutura SÓLIDA (cristais de gelo) e não produzem precipitações, 2 – Quanto ao Gênero São Nuvens Cumuliformes – Todas aquelas que possuem a palavra CUMULUS associada ao seu nome (Cc , Ac , Cu , Cb ) Formam se em equilíbrio instável , sendo portanto turbulentas tanto dentro quando fora delas, São Nuvens Estratiformes – Todas aquelas que possuem a palavra ESTRATUS associada ao seu nome (Cs , As , Ns , St ) . Formam – se em equilíbrio estável , portanto não são turbulentas.

O gradiente adiabático é nada mais do que a diferença de temperatura entre a superfície e…