Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Março 5, 2017

Nasa divulga novas fotos de lua de Saturno com formato estranho

Imagem crua, sem processamento, mostra a lua Pan de Saturno (Foto: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute)

Jornal 'The New York Times' diz que lua Pan se parece com 'ravioli'.

A Nasa divulgou imagens brutas da pequena lua de Saturno, a Pan. Elas foram tiradas nesta terça-feira (7) pela nave Cassini, em missão pela agência espacial americana, a uma distância de 24.572 quilômetros da lua.
De acordo com a Nasa, estas são as imagens mais próximas já feitas da lua Pan e ajudarão a caracterizar sua forma e geologia. Com essas novas fotografias, o jornal "The New York Times" disse que o formato estranho da lua Pan a faz "parecer com um ravioli".


Imagens da lua Pan registradas pela Nasa (Foto: Nasa)

A missão Cassini-Huygens é um projeto cooperativo da Nasa com a Agência Espacial Europeia (ESA) e com a Agência Espacial Italiana. Um laboratório da agência americana em Pasadena, na Califórnia, gerencia e passa os detalhes da missão para outro departamento e…

Esta é a primeira imagem que temos do sistema solar TRAPPIST-1

No mês passado, todo o sistema solar se arrepiou quando a NASA anunciou a descoberta de um outro sistema com sete planetas, chamado TRAPPIST-1, a apenas 39 anos-luz de distância do nosso Sol. A descoberta foi animadora, não apenas pela proximidade, mas pelos três planetas dentro da zona habitável, onde água líquida (e potencialmente vida) podem existir. Já existe um site dedicado à esses planetas misteriosos, cheios de desenhos incríveis e fanfics literárias.

Embora o nosso surto pelo TRAPPIST-1 seja justificável, há uma grande questão a ser respondida: como ele se parece? Lembre-se, esses planetas foram detectados utilizando apenas o método de trânsito, no qual os cientistas medem os mergulhos na saída de luz de uma estrela enquanto um corpo planetário cruza nossa linha de visão. E apesar de termos algumas artes de conceito incríveis que imaginam como se parecem esses planetas, a verdade é que, nós não temos ideia – até agora. Mais ou menos isso, na real.

Nesta quarta-feira (8), a N…

Iota Orionis: farol pulsante de uma constelação

Iota Orionis é um sistema binário facilmente visível a olho nu - a estrela mais brilhante na espada de Oríon, o Caçador.
Crédito: Danielle Futselaar

Astrónomos do projeto BRITE (BRight Target Explorer) e do Observatório Ritter descobriram um aumento repetitivo de 1% na luz de uma estrela muito massiva que poderá mudar a nossa compreensão de este tipo de estrelas. O sistema binário Iota Orionis é facilmente visível a olho nu, sendo a estrela mais brilhante na espada de Oríon, o Caçador. A sua variabilidade única, relatada na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, foi descoberta usando os satélites astronômicos mais pequenos do mundo, chamados "nanosats". "Como a primeira missão, funcional, de astronomia nanosatélica, o projeto BRITE está na vanguarda desta revolução espacial," afirma Gregg Wade, investigador principal do projeto canadiano, do Colégio Militar Real do Canadá em Ontário.

A luz de Iota Orionis é relativamente estável 90% do tempo, m…

Hubble data última grande refeição do buraco negro da Via Láctea

A luz de vários quasares distantes atravessa a secção norte das Bolhas de Fermi - um fluxo de gás expelido pelo buraco negro supermassivo da nossa Via Láctea. Na inserção em baixo: a medição do gás que se move na direção da Terra e na direção oposta, indicando que o material viaja a grande velocidade. O Hubble também observou luz de quasares que passaram fora da bolha norte. Inserção de cima: o gás no percurso de luz de um destes quasares não se move nem na direção da Terra nem na direção oposta. Este gás está no disco da Via Láctea e não partilha as mesmas características do material estudado dentro da bolha.
Crédito: NASA, ESA e Z. Levy (STScI)


O buraco negro supermassivo no centro da nossa Galáxia, a Via Láctea, há muito que não tem um bom repasto. O Telescópio Espacial Hubble da NASA descobriu que o buraco negro teve a sua última grande refeição há cerca de 6 milhões de anos atrás, quando consumiu um grande aglomerado de gás em queda. "Cheio" graças a este prato principa…

Poeira estelar antiga lança luz sobre as primeiras estrelas

Esta ilustração mostra como poderá ser a galáxia jovem muito distante A2744_YD4. Observações obtidas pelo ALMA mostraram que esta galáxia, observada quando o Universo tinha apenas 4% da sua idade atual, é rica é poeira. Tal poeira é produzida numa geração anterior de estrelas e por isso estas observações dão-nos importantes pistas sobre o nascimento e morte explosiva das primeiras estrelas do Universo.
Crédito: ESO/M. Kornmesser


Os astrônomos usaram o ALMA para detetar uma enorme quantidade de poeira estelar resplandecente numa galáxia observada quando o Universo tinha apenas 4% da sua idade atual. Esta galáxia foi observada pouco depois da sua formação e trata-se da galáxia mais distante onde se detectou poeira. Estas observações mostraram também a mais distante detecção de oxigênio no Universo. Estes novos resultados fornecem-nos novas pistas relativas ao nascimento e morte explosiva das primeiras estrelas.

Uma equipe internacional de astrônomos, liderada por Nicolas Laporte da Univ…

Criovulcanismo no planeta anão Ceres

Esta imagem da Cratera Occator mostra o poço brilhante no seu centro e a cúpula criovulcânica. As montanhas rugosas na orla da cratera empurram sombras sob zonas do poço. Esta imagem foi obtida a uma distância de 1478 km da superfície e tem uma resolução de 158 metros por pixel.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/UCLA/MPS/DLR/IDA


Entre as características mais marcantes da superfície de Ceres, estão as manchas brilhantes no centro da Cratera Occator, que já se destacavam quando a sonda Dawn da NASA ainda se aproximava do planeta anão. Cientistas, sob a liderança do Instituto Max Planck para Pesquisa do Sistema Solar (MPS), determinaram agora, pela primeira vez, a idade deste material brilhante que consiste principalmente de depósitos de sais minerais especiais. Com apenas quatro milhões de anos, esses depósitos são cerca de 30 milhões de anos mais jovens do que a cratera propriamente dita. Isto, bem como a distribuição e natureza do material brilhante dentro da cratera, sugere que a Cratera Occ…

Um novo olhar sobre a natureza da matéria escura

O objeto de microlente na galáxia no plano da frente pode ser uma estrela (como ilustrado), um buraco negro primordial, ou um outro objeto compacto.
Crédito: NASA/Jason Cowan (Astronomy Technology Center)

Um novo estudo sugere que as ondas gravitacionais detectadas pela experiência LIGO devem ter vindo de buracos negros formados durante o colapso de estrelas, não das primeiras fases do Universo.

A natureza da matéria escura, que aparentemente compõe 80% da massa das partículas no Universo, é ainda um dos grandes mistérios não resolvidos da Ciência. A ausência de evidências experimentais, que nos permita identificá-la com uma ou outra das novas partículas elementares previstas pelos teóricos, bem como a recente descoberta de ondas gravitacionais provenientes da fusão de dois buracos negros (com massas cerca de 30 vezes a do Sol) pelo LIGO (Laser Interferometer Gravitational Wave Observatory), reavivaram o interesse pela possibilidade de que a matéria escura pode assumir a forma de bur…

Uma frota de UFOs interrompeu atividades em aeroporto no Peru

Panorâmica do Aeroporto Jorge Chávez no Peru, que teve suas atividades interrompidas pela presença de UFOs

Ufólogos daquele país afirmam que entidade oficial que controla os aeroportos peruanos produziu extensa documentação a respeito

Entre os melhores casos envolvendo a presença de objetos voadores não identificados em nossos céus, aqueles que acontecem nas proximidades de aeroportos se revestem de especial importância. Não só pela quantidade e qualidade das testemunhas, pois costumam envolver pilotos de aviões e controladores de voo, mas também pela grande repercussão que normalmente têm, diante dos transtornos, atrasos e desvios de rota que geralmente provocam, tornando quase impossível acobertar tais fatos.

Foi o que ocorreu em 12 de fevereiro último, às 19h38, sobre o Aeroporto Jorge Chávez no Peru. É o mais importante e movimentado daquele país, situado em Callao, cidade a 10 quilômetros da capital Lima. O incidente envolveu a presença de cerca de 12 UFOs, causando a suspensão …

WikiLeaks: documentos da CIA revelam espionagem por meio de Smart TVs

O WikiLeaks (leia-se Julian Assange) afirma ter obtido uma quantidade enorme de documentos da CIA relacionados aos esforços de ciberguerra da agência. A informação contida nos documentos, diz o WikiLeaks, revela ferramentas secretas de hacking que podem tomar conta de iPhones, telefones Android, TVs e basicamente todo tipo de computador. É assustador — se você acredita que o que o WikiLeaks está dizendo é verdade.

A divulgação da manhã desta terça-feira 07/03/17, de codinome Vault 7, aparentemente faz parte de uma série maior do que o WikiLeaks está chamando de “Ano Zero”. O vazamento inicial contém “8.761 documentos e arquivos de uma rede de alta segurança isolada, localizada dentro do Centro de Inteligência Cibernética da CIA em Langley, Virgínia”, de acordo com um comunicado à imprensa do WikiLeaks. O comunicado também afirma que essa divulgação é maior do que o equivalente a três anos de divulgações do Snowden. O WikiLeaks não identifica a fonte dos documentos, a não ser alegando…

Cientistas acharam um jeito de armazenar dados em átomos simples

Os efeitos das físicas mais esotéricas aparecem em abundância ao longo de sua vida. Tome como exemplo mecânica quântica, a teoria que descreve como coisas minúsculas se comportam. Está por todas as partes! Como você conseguiria tantos dados em um disco rígido do tamanho da palma de sua mão?

Uma equipe internacional de físicos, incluindo muitos da IBM, agora levaram o armazenamento ao seu menor nível, usando magnetismo para codificar dados em átomos simples. A pesquisa é um estudo prova de conceito e provavelmente não aparecerá em seu disco rígido portátil tão cedo, mas pode ter aplicações importantes para o futuro da computação.

Cientistas estão realmente tentando avançar a tecnologia de computação a seu limite físico. “Muitos de nós estamos curiosos sobre o quão grande, rápido ou pequeno nosso mundo pode ser”, disse Fabian Natterer, autor do estudo, ao Gizmodo, por email. “O bit em um átomo simples oferece respostas a essa curiosidade.”

O trabalho de Natterer dá sequência a esforços…

Quatro mulheres de destaque na matemática que você precisa conhecer

Os corredores da história da matemática e da ciência estão lotados de conquistas de homens brancos, de Sir Isaac Newton a Steve Jobs; seus rostos, impressos em livros escolares em todos os cantos do mundo, e suas conquistas foram indelevelmente colocadas em nossas mentes, com incontáveis prêmios e instituições batizadas com seus nomes. Ser brilhante é um dom, mas o processo que leva alguém a ser lembrado como tal envolve privilégio.

Como nota o recentemente indicado ao Oscar Estrelas Além do Tempo, muitas das “figuras escondidas” da matemática são mulheres negras, seja por terem ajudado os Estados Unidos a colocar o primeiro homem no espaço ou por estarem estudando o poder fantástico da matéria negra. Embora seja incrível (e importante) ver mulheres negras matemáticas devidamente celebradas, é desconcertante que tenha demorado até 2017 para que elas recebessem o reconhecimento nacional (e mundial) que umblockbuster traz. É especialmente desanimador que quase 60 anos depois (de quando…

Cientistas finalmente observaram cristais do tempo – Mas o que diabos são eles?

Minha primeira pergunta foi: “O que é um cristal do tempo?” Os estudantes de pós-graduação da Harvard Soonwon Choi, Joonhee Choi e a pesquisadora de pós-doutorado Renate Landig todos começaram a rir. “Essa é uma pergunta muito boa”, disse Soonwon. O nome de ficção científica dos cristais do tempo esconde sua sutil nuance de mecânica quântica. Às vezes, um nome é simplesmente a aproximação mais fácil para descrever algo bem mais complexo que nossas mentes podem conceber.

Dois grupos de cientistas relataram terem observado exóticos cristais do tempo, sistemas de átomos cujas propriedades se auto ordenam, ou “cristalizam” no tempo da mesma forma que sólidos podem cristalizar no espaço. As ordenações atômicas bem distintas dos dois grupos não são máquinas de movimento perpétuo, armas ou dispositivos de viagem no tempo, mas seu comportamento estranho mostra toda uma nova classe de materiais com propriedades diferentes de qualquer outro sólido, líquido ou gás que você já encontrou.

“Os exp…

Acervo: Extinta revista “UFO OVNI Documento”

Capa do raro 2°exemplar da extinta revista “UFO OVNI Documento” da editora Ver Curiosidades, lançada em 1979. Nela os japoneses revelam suas experiências e arquivos até então mantidos em sigilo.



REVISTA "OVNI DOCUMENTO" EDIÇÃO Nº 6 - JAN/MAR 1980,
Nesse Nº destaque para o 1º CONGRESSO INTERNACIONAL
DE UFOLOGIA, AS PROVAS FOTOGRÁFICAS, ABDUÇÕES, ETC.

Vale a pena buscar em sebos ou sites especializados!

Espionagem: As diversas tecnologias já usadas para interceptar todos os tipos de comunicação

Câmeras de espionagem são provavelmente os dispositivos mais óbvios quando pensamos em técnicas de coleta de informações. Mas interceptar e decodificar mensagens é tão importante quanto tirar fotos. Reunimos todos os dispositivos de espionagem já utilizados para interceptar voz, cartas, telefonemas, rádios, códigos morse, mensagens eletrônicas e outros sinais.


O dispositivo de remoção de cartas utilizado na Segunda Guerra Mundial para tirar cartas dos envelopes sem abri-los. Foto: CIA



O bombe, desenvolvido e projetado por Alan Turing, era um dispositivo eletromecânico utilizado por criptologistas britânicos para decifrar mensagens alemãs criptografadas durante a Segunda Guerra Mundial. Foto: NSA



O bombe, desenvolvido e projetado por Alan Turing, era um dispositivo eletromecânico utilizado por criptologistas britânicos para decifrar mensagens alemãs criptografadas durante a Segunda Guerra Mundial. Foto: NSA



A CIA usava o “Belly Buster”, uma furadeira de mão, no final dos anos 1950 e n…