Pular para o conteúdo principal

Novas provas indicam presença de placas tectônicas de gelo na lua Europa



Por: George Dvorsky

A lua Europa, de Júpiter, tem um oceano subterrâneo aquecido coberto por gelo. Por anos, cientistas se perguntaram se certas características de superfície eram resultado de placas tectônicas, o que, se fosse verdade, tornaria a Europa o único lugar no Sistema Solar além da Terra a ter terremotos grandes impulsionados por subducção. Mais do que isso, a presença de atividade tectônica reforçaria a capacidade da lua de abrigar vida primitiva.

A Europa tem o que é preciso para suportar placas tectônicas, de acordo com uma nova pesquisa publicada nesta segunda-feira (4) no Journal of Geophysical Research: Planets. Usando modelos de computador, uma equipe liderada pelo cientista planetário Brandon Johnson, da Universidade Brown, conseguiu demonstrar a viabilidade de placas de gelo mergulhando profundamente no interior gelado em um processo parecido com o que é visto na Terra. De forma animadora, esse mesmo processo poderia estar levando importantes minerais oceano abaixo, elevando o status da lua como mundo potencialmente habitável.


Imagem: NASA

A Europa tem características na superfície que lembram as dorsais oceânicas da Terra. Para astrônomos, isso indica processos geológicos semelhantes a zonas de subducção, onde, na Terra, as placas tectônicas deslizam uma embaixo da outra, afundando no interior do planeta. Vários anos atrás, os pesquisadores Simon Kattenhorn e Louise Prockter postularam essa explicação quando notaram que um pedaço de gelo de 20 mil quilômetros quadrados havia misteriosamente desaparecido da superfície da lua Europa. A explicação deles foi de que a superfície da Europa, assim como um quebra-cabeça gigante, seria composta de placas tectônicas. E que, ocasionalmente, uma placa de gelo afundava abaixo de outra, em direção às camadas mais quentes abaixo.

Mas essa evidência observacional de extensão e disseminação precisava ser apoiada pela realidade geofísica. Para isso, a equipe de Johnson executou uma simulação de computador para ver se era possível que o gelo afundasse daquela maneira.

Em nosso planeta, a subducção é principalmente impulsionada por diferenças de temperatura entre uma placa descendente e o manto que a cerca. Materiais crustais densos apresentam uma flutuabilidade negativa que os leva para o manto. Os cientistas da Universidade Brown descobriram algo semelhante acontecendo na Europa, mas com gelo. No caso da lua, os pesquisadores supuseram que o satélite tenha duas camadas congeladas — uma tampa exterior de gelo com temperatura bastante baixa que fica acima de uma camada de gelo convectivo levemente mais quente. Os modelos dos cientistas mostraram que a subducção é, de fato, possível nesse ambiente estranho, mas apenas se a casca exterior contiver quantidades variadas de sal. Esse ingrediente extra fornece as diferenças de densidade necessárias para a condução de uma placa.

“Acrescentar sal a uma placa de gelo seria como acrescentar pequenos pesos a ela, porque o sal é mais denso que o gelo”, disse Johnson em um comunicado. “Então, em vez da temperatura, mostramos que as diferenças no conteúdo de sal do gelo poderiam possibilitar o acontecimento da subducção na Europa.”

De forma encorajante, temos motivos para acreditar que a Europa apresenta essas variabilidades em conteúdo de sal. De vez em quando, um pouco de água emerge do interior em um processo parecido com o magma que derrama para fora do manto da Terra. Esse fenômeno deve deixar uma grande quantidade de sal na crosta debaixo da qual ele sobe.

“Isso apoia a ideia de que algo como placas tectônicas esteja acontecendo na Europa e pode nos dizer algo sobre a composição da casca de gelo da lua”, escrevem os autores no novo estudo. “Nosso trabalho também indica que as placas vão afundar até o oceano subterrâneo da Europa. Isso é importante porque o material na superfície da Europa poderia agir como alimento para as formas de vida que possam existir no oceano da Europa.”

A crosta de superfície da Europa provavelmente está cheia de oxidantes e outras substâncias químicas favoráveis à vida. O processo de subducção pode estar agindo como um transportador, entregando esses minerais carregados de nutrientes para o oceano subterrâneo abaixo do gelo. Relacionada a isso, uma pesquisa recente sobre a lua Encélado, de Saturno, outra bola de gelo com um oceano subterrâneo, mostrou que a lua tem ingredientes químicos favoráveis à vida graças a processos hidrotermais perto de aberturas vulcânicas. Então, quando se trata de buscar sinais de vida no Sistema Solar, essas luas distantes são claramente para onde nossa atenção deve estar direcionada.

[Journal of Geophysical Research: Planets]

Imagem do topo: NASA

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s