Pular para o conteúdo principal

Em 2017, chegamos mais perto de encontrar vida fora da Terra


Busca por exoplanetas e pesquisas com microrganismos capazes de sobreviver a condições extremas estão entre os destaques das principais conquistas científicas de 2017 (iStockphoto/Getty Images)

'A Terra não tem nada de especial para que seja o único planeta do Universo a ter vida', diz Eduardo Janot, presidente da SBA

Por Leticia Fuentes

Já é praticamente consenso entre os cientistas que não estamos sozinhos no Universo. Com mais de dez bilhões de exoplanetas (fora do sistema solar) só na Via Láctea, é extremamente improvável que nenhum deles apresente condições suficientes para abrigar vida. Não se trata apenas de opinião: a astrobiologia é um ramo crescente da ciência que se dedica, justamente, a procurar vida fora da Terra. São milhares de instituições internacionais, algumas das mais renomadas do mundo, investindo muito dinheiro e desenvolvendo alguns dos equipamentos mais modernos da atualidade para descobrir algum sinal de vida extraterrestre. E 2017 foi um passo a mais – e dos grandes – nessa busca.

“O que tem feito toda a diferença são as missões espaciais”, diz Eduardo Janot Pacheco, presidente da Sociedade Brasileira de Astrobiologia (SBA). A SBA, inclusive, é um exemplo do progresso do campo de pesquisa em 2017, especialmente no cenário nacional. A associação foi fundada em setembro deste ano, como uma forma de “tirar o atraso” do Brasil em relação aos outros países, que já possuem organizações para pesquisa em astrobiologia e programas de pós-graduação na área.

Exploração espacial
Para Eduardo Janot, o destaque do ano foi a missão Cassini, que terminou em setembro. A sonda, lançada em 1997, começou a explorar Saturno, seus anéis e suas luas em 2004. Em seu “grand finale”, como a Nasa chamou as manobras finais da espaçonave, ela mergulhou na atmosfera do gigante gasoso e continuou a enviar dados valiosos até perder completamente o sinal. Mas as maiores descobertas feitas por Cassini durante os últimos 13 anos aconteceram em duas luas do planeta, Encélado e Titã.

Na primeira, a sonda descobriu alguns jatos de vapor que saíam de cavidades na superfície do satélite, indicando a presença de um oceano líquido debaixo da camada externa. Cassini chegou a atravessar os jatos para obter informações mais detalhadas e confirmar que se tratavam de água. Já em Titã, Cassini conseguiu fotografar lagos com hidrocarbonetos (compostos constituídos por carbono e hidrogênio) na superfície da lua.

Essas descobertas foram extremamente significantes porque, como os cientistas sabem, a água é o ingrediente fundamental para a existência de vida. E os pesquisadores acreditam que, talvez, existam algumas bactérias habitando o interior das luas. “Não estamos falando de homenzinhos verdes. Mas a mistura de hidrogênio e carbono é tão boa que é possível que exista alguma forma de vida ali”, diz Eduardo Janot.

Seres vivos
Não são só as naves que viajam espaço a fora que podem trazer pistas na busca por vida extraterrestre. Surpreendentemente, muito do que a astrobiologia usa para fazer suas descobertas encontra-se aqui, na Terra. É o caso de estudos feitos com extremófilos – normalmente bactérias ou microrganismos que vivem em condições tão extremas e pouco favoráveis que poderiam habitar outros planetas, como, por exemplo, Marte.

Esse campo ganhou grande relevância em 2017, especialmente porque diversas instituições anunciaram que estavam realizando estudos para simular as condições encontradas no planeta vermelho e observar a capacidade de sobrevivência de organismos extremófilos. É o caso da Nasa, que enviou bactérias à estratosfera em agosto, ou até de países como os Emirados Árabes, que anunciaram em setembro a construção de uma cidade inteira para imitar a superfície de Marte.

As simulações sozinhas, porém, não vão encontrar o que realmente interessa para a astrobiologia. É preciso, também, enviar uma sonda ao planeta vermelho. “Em março de 2018, vamos ter uma nova missão para Marte, chamada Insight. O principal objetivo é fazer estudos geofísicos do planeta, mas também vão avaliar se a vida lá seria possível. E, em 2010, vamos ter um lander [uma nave espacial que aterrissa na superfície do planeta explorado] só para investigar questões relacionadas à astrobiologia”, afirma o presidente da SBA.

Futuro
O que mais esperar de 2018? Eduardo Janot diz que a participação brasileira na pesquisa por vida fora da Terra deve aumentar. No momento, a maior área de atuação do Brasil é a procura por exoplanetas – e o país deve firmar mais parcerias internacionais para continuar essa tendência.

“O Brasil está ajudando a ESA [sigla em inglês para Agência Espacial Europeia] a construir o PLATO, um satélite para busca de exoplanetas que foca em encontrar planetas dentro da zona habitável das estrelas”, diz. A zona habitável é uma área dentro de um sistema planetário que é determinada por uma distância da estrela central suficiente para possibilitar a presença de água líquida na superfície dos planetas. A previsão é que o PLATO seja lançado em 2023.

“A Terra não tem nada de especial para que seja o único planeta do Universo a abrigar vida”, brinca Eduardo Janot, mas com sinceridade. Para ele, é só uma questão de tempo até que encontremos os primeiros seres vivos além dos habitantes terrestres.

FONTE: REVISTA VEJA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s