Pular para o conteúdo principal

A estrela mais próxima de nós pode estar cercada por um sistema planetário complexo



Por: Ryan F. Mandelbaum

Novas observações mostram que existe pelo menos um anel (mas possivelmente três) de poeira gelada em torno da estrela mais perto de nós, a Proxima Centauri. Isso poderia indicar a presença de mais planetas, de acordo com uma nova pesquisa.

Seria incrível se astrônomos pudessem simplesmente olhar para o céu com telescópios de resolução infinita e ver precisamente o que está acontecendo — mas eles não podem, mesmo para as estrelas mais próximas. Em vez disso, precisam fazer observações a partir de vários instrumentos, em vários comprimentos de onda, para juntar tudo e formar a figura completa. Depois de novas observações feitas da Proxima Centauri, usando o radiotelescópio Atacama Large Millimeter Array (ALMA), no Chile, existem indícios de que sua história seja muito mais rica do que o anúncio de um exoplaneta próximo da estrela em uma zona habitável.

“Esta poeira gelada está nos dizendo que poderia haver um sistema planetário com cinturões de asteroides”, Guillem Anglada-Escudé, um dos autores do estudo, da Queen Mary University of London, disse em entrevista ao Gizmodo. “Existe uma rica história e muitas coisas a se descobrir.”


Imagem: Anglada et al

O ALMA, telescópio usado para fazer a descoberta, é provavelmente o melhor de seu tipo no momento na observação de infravermelho distante e luz de micro-ondas de alta frequência. Essa observação comparativamente curta revelou o que parece ser um disco de detritos gelados em torno da estrela. Isso poderia significar a presença de outros planetas que evitam que mais planetas se formem, da mesma maneira como Júpiter evita que o cinturão de asteroides do nosso Sistema Solar se coalesça e forme um planeta. Poderia até mesmo existir um elaborado sistema planetário, de acordo com o estudo publicado no periódico The Astrophysical Journal Letters.

Talvez você também esteja se perguntando por que eles não conseguem simplesmente encontrar um planeta diretamente. A poeira tem uma área de superfície muito maior do que planetas únicos, então é mais fácil de identificá-la, explicou Anglada-Escudé.

O próprio Anglada-Escudé trabalhou na descoberta do ano passado da Proxima Centauri b e me disse que os pesquisadores ainda estão trabalhando duro para tentar entender o que está orbitando a Proxima. Embora seja um resultado preliminar, ele disse que existe uma variabilidade em faixas de luz visível que “pode ser causada pela estrela, mas parece haver provas de um outro planeta” (coincidentemente, Anglada-Escudé tem o mesmo nome que o primeiro autor do estudo, Guillem Anglada. Isso causou alguma confusão durante nossa entrevista).

Infelizmente, essa observação pelo ALMA não foi suficiente para criar as imagens incríveis que você talvez já tenha visto de discos de poeira em torno de outras estrelas. Isso significa que os cientistas não sabem ao certo se há um planeta ou quantos anéis existem.

“Desta vez, conseguimos apenas a primeira foto”, disse Anglada-Escudé. “Queremos mais tempo com o ALMA para ter imagens de maior resolução desses anéis de poeira e ver o que eles realmente são.”



[ApJL via ESO]

Imagem do topo: ESO/M. Kornmesser

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s