Pular para o conteúdo principal

O maior telescópio do mundo poderá finalmente ser construído no Havaí



Por: Maddie Stone

A batalha para decidir o local do Telescópio de Trinta Metros (TMT) passou por um grande avanço esta semana, quando a Diretoria de Propriedade e Recursos Naturais do Havaí emitiu a permissão para iniciar a construção do telescópio no vulcão adormecido Mauna Kea, no Havaí. Mas uma coligação que se opõe ao telescópio, liderada por ativistas nativos do estado, considera o topo da montanha um local sagrado, e prometem continuar lutando contra a decisão.

O TMT, um telescópio de próxima geração que estudará distantes cantos do universo com uma resolução mais de dez vezes maior que a presente no Telescópio Espacial Hubble, está no centro dessa convoluta discussão há alguns anos. Astrônomos querem construir o telescópio sobre o Mauna Kea, cujo cume oferece a mais nítida visão do cosmos no hemisfério norte. Muitos havaianos apoiam a construção com base nas oportunidades educacionais e econômicas que o telescópio traria para o estado.

Mas a montanha, que já abriga 13 observatórios, possui importância religiosa e cultural aos havaianos nativos. Alguns deles consideram a instalação de outro observatório – especialmente um de 30 metros de altura como o TMT – um sacrilégio de um terreno sagrado. O mal estar sobre o TMT é agravado pela longa história de colonialismo dos havaianos, incluindo décadas de desenvolvimento astronômico sobre a montanha Mauna Kea.

A controversa batalha atingiu o limite em 2015, quando manifestantes bloquearam equipes de construção de seguir para o topo da montanha para iniciar o nivelamento do terreno para iniciar a obra do TMT. A construção foi paralisada enquanto o grupo contrário à instalação do telescópio, liderada por nativos, ganhava reconhecimento, apoio internacional e organizava uma ação jurídica. Em dezembro de 2015, o Superior Tribunal do Havaí extinguiu a licença para construir o telescópio por ter violado o procedimento adequado – a licença foi emitida antes de dar aos oponentes tempo para registrar suas reclamações em uma corte oficial.

O caso foi ouvido no final do ano passado. Incerto sobre seu futuro no Havaí, a diretoria do TMT assegurou a construção do telescópio nas Ilhas Canárias, na Espanha, como uma medida paleativa. Mas em julho, o juiz Riki May Amano recomendou a Diretoria de Propriedade e Recursos Naturais do Havaí que permitisse a construção do TMT, de acordo com o Hawaii News Now. E nesta semana, por 5 a 2, a diretoria decidiu emitir uma nova licença para a construção.

“Essa foi uma das decisões mais difíceis que esta diretoria já tomou”, disse Suzanne Case, presidente da Diretoria de Propriedade e Recursos Naturais do Havaí, em uma nota. A nova licença inclui restritas diretrizes ambientais para o telescópio, além de treinamento obrigatório sobre recursos naturais e culturais para os empregados, segundo o Nature News.

“Fomos grandiosamente encorajados pela Diretoria de Propriedade e Recursos Naturais do Havaí”, disse a diretoria do TMT em um comunicado. “Adiante, iremos respeitosamente ouvir a comunidade para concluir uma visão compartilhada do Mauna Kea como um centro para a cultura havaiana, educação e ciência”.

Apesar da decisão, oponentes do projeto não se tranquilizaram. “Para os havaianos, tenho uma mensagem: este é o momento para nossa ascensão”, disse o líder do protesto, Kahookahi Kanuha, de acordo com uma reportagem da Associated Press. “É o momento para tomarmos de volta tudo o que sabemos que é nosso. Tudo o que foi ilegalmente tomado de nós”.

Não é claro como o protesto contra o TMT seguirá, apesar que a Nature relata que os oponentes estão registrando moções para paralisar a licença e então apelarem juridicamente contra ela.

Os observatórios da montanha Mauna Kea são grande parte da economia havaiana, gerando cerca de U$ 60 milhões em rendimentos e impostos em 2012. Como um dos observatórios líderes da próxima década, é esperado que o TMT traga mais dinheiro e empregos ao estado, atraindo astrônomos de primeiro mundo à Universidade do Havaí, e criando oportunidades de educação. O telescópio já pagou U$ 3.5 milhões a o fundo de educação STEM da ilha, de acordo com a Associated Press.

Nem todos os havaianos nativos se opõem a construção no Mauna Kea. Lincoln Ashida, advogado do grupo Perpetuando Oportunidades de Educação Únicas, a favor do telescópio, disse a diretoria do Havaí que o projeto “aumentaria as oportunidades para crianças, que resultaria em famílias mais fortes e trariam mais benefícios a comunidade”.

Imagem de topo: Observatórios sobre o Mauna Kea. Imagem: Alan L/Flickr

[Associated Press via Washington Post, Nature News]

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s