Pular para o conteúdo principal

Hubble observa planeta escuro como asfalto


O lado diurno do planeta, com o nome WASP-12b, "come" luz em vez de a refletir para o espaço. O exoplaneta, que tem o dobro do tamanho de Júpiter, tem a capacidade única de prender pelo menos 94% da luz estelar visível que cai na sua atmosfera. A temperatura da atmosfera atinge uns escaldantes 2500º C, tão quente quanto uma estrela pequena. O lado noturno é muito mais frio, com temperaturas de apenas 1200º C, o que permite a formação de vapor de água e nuvens.
Crédito: NASA, ESA e G. Bacon (STScI)


O Telescópio Espacial Hubble da NASA observou um planeta para lá do nosso Sistema Solar que parece tão escuro quanto o asfalto fresco porque "come" luz ao invés de a refletir de volta para o espaço. Essa proeza devoradora de luz deve-se à capacidade única do planeta para capturar pelo menos 94% da luz visível que cai na sua atmosfera.

O estranho exoplaneta, de nome WASP-12b, pertence à classe de "Júpiteres quentes", planetas gigantes e gasosos que orbitam muito perto da sua estrela hospedeira e que são aquecidos a temperaturas extremas. A atmosfera do planeta é tão quente que a maioria das moléculas são incapazes de sobreviver no infernal lado diurno, onde a temperatura é superior a 2500º C. Portanto, as nuvens provavelmente não se podem formar para refletir luz de volta para o espaço. Em vez disso, a luz penetra nas profundezas da atmosfera planetária, onde é absorvida pelos átomos de hidrogénio e convertida em energia térmica.

"Nós não esperávamos encontrar um exoplaneta tão escuro," comenta Taylor Bell da Universidade McGill e do Instituto de Pesquisa de Exoplanetas em Montreal, Quebec, Canadá, investigador principal do estudo do Hubble. "A maioria dos Júpiteres quentes refletem cerca de 40% da luz estelar."

Mas o lado noturno do planeta é uma história diferente. WASP-12b tem um lado diurno e noturno fixos porque orbita tão perto da sua estrela que sofre bloqueio de marés. O lado noturno é 1000 graus centígrados mais frio, o que permite a formação de vapor de água e nuvens. Observações anteriores do Hubble, da fronteira dia/noite, detectaram evidências de vapor de água e possivelmente nuvens e neblinas na atmosfera. WASP-12b está a aproximadamente 3,2 milhões de quilômetros da sua estrela e completa uma órbita uma vez por dia.

"Esta nova investigação do Hubble demonstra, mais uma vez, a vasta diversidade da estranha população de 'Júpiteres quentes'," comenta Bell. "Podemos ter planetas como WASP-12b com 2500º C e alguns com 1200º C, e ambos são chamados Júpiteres quentes. As observações anteriores de Júpiteres quentes indicam que a diferença de temperatura entre os lados diurno e noturno aumenta com os lados diurnos mais quentes. Esta investigação anterior sugere que está sendo bombardeado mais calor no lado diurno do planeta, mas os processos, como ventos, que transportam o calor para o lado noturno, não conseguem aguentar o ritmo."

Os cientistas determinaram as capacidades de absorção da luz usando o instrumento STIS (Space Telescope Imaging Spectrograph) do Hubble para procurar, no visível, pequenos mergulhos na luz estelar à medida que o planeta passa diretamente por trás da estrela. A quantidade de diminuição no brilho diz aos astrônomos quanto da luz refletida é libertada pelo planeta. No entanto, as observações não detetaram luz refletida, o que significa que o lado diurno do planeta está a absorver quase toda a luz estelar que cai sobre ele.

Avistado em 2008, WASP-12b orbita uma estrela parecida com o Sol a 1400 anos-luz de distância na direção da constelação de Cocheiro. Desde a sua descoberta, foi estudado por vários telescópios, incluindo o Hubble, o Telescópio Espacial Spitzer e o Observatório de raios-X Chandra da NASA. As observações anteriores pelo COS (Cosmic Origins Spectrograph) do Hubble revelaram que o planeta pode estar a diminuir de tamanho. O COS detetou material da atmosfera superaquecida do planeta a espalhar-se pela estrela.

FONTE: ASTRONOMIA ONLINE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s