Pular para o conteúdo principal

Quatro incríveis histórias de eclipses jamais esquecidas



Por: Rae Paoletta

No dia 21 de agosto, pessoas em todo o EUA poderão ver um eclipse solar total – o primeiro a ser visível de costa a costa em quase um século. Todo o negócio durará cerca de dois minutos e 40 segundos no máximo, o que é legal, mas meio frustrante no grande esquema dos eclipses solares ao longo da história. Em 2009, por exemplo, um eclipse solar visível no Sudeste Asiático estabeleceu o recorde de mais longo do século até agora, com duração de seis minutos e 40 segundos.

Como a maioria dos acontecimentos celestiais ao longo da história, os eclipses foram muitas vezes interpretados como sinais do apocalipse. Felizmente, esses prognósticos pessimistas nunca foram confirmados. Em vez disso, as pessoas construíram instrumentos para melhor ajudar a entender os eclipses e perceberam que eles eram meio que bons.

Em homenagem ao Grande Eclipse Solar Americano, aqui estão alguns dos maiores dos últimos séculos.

magem Cortesia de Jay Pasachoff, via The Huntington Library Catalog; ArtCenter

28 de maio, 585 ac – “A Batalha do Eclipse”

Nos tempos antigos, os eclipses às vezes eram vistos como oportunidades para se comunicar com os mortos, ou falando mais claramente, eventos profundamente assustadores. Mas em pelo menos um caso, um eclipse solar total ajudou a parar uma guerra horrível.

Segundo o historiador grego Heródoto, duas facções – os lídios da antiga Turquia e os medas do antigo Irã – estavam lutando por terras na península de Anatólia, que é a Turquia moderna.

“Ocorreu bem no meio de uma batalha entre as nações em guerra, os lídios e os medas”, Bryan Brewer, autor de Eclipse: History. Science. Awe., disse ao Gizmodo. Os grupos lutavam por mais de uma década, mas o eclipse rapidamente interrompeu a batalha. O evento, possivelmente o primeiro eclipse solar a ter terminado uma guerra, foi desde então conhecido como “a batalha do eclipse”.

“[As duas partes] tomaram isso como um presságio e largaram suas armas e fizeram a paz no local”, disse Brewer.

Vale a pena notar que os estudiosos apontaram certas inconsistências na narração de Heródoto sobre os eventos – por exemplo, sua narrativa sugere que a totalidade ocorreu no meio do dia, mas o caminho do eclipse do 28 de maio não atravessou o presumido lugar da batalha até perto do pôr-do-sol. Talvez nunca possamos saber exatamente como as coisas aconteceram nesse dia fatídico, mas basta dizer que os eventos deixaram uma impressão que durou eras.

21 de agosto de 1560 – O Eclipse ¯ \ _ (ツ) _ / ¯

Este próximo eclipse solar não é o primeiro a acontecer no dia 21 de agosto. Na mesma data em 1560, um eclipse solar parcial inspirou Tycho Brahe, então com 13 anos, a se interessar pelas estrelas. Brahe foi inspirado pelo evento e continuaria criando melhores instrumentos para os astrônomos que estudam os fenômenos cósmicos.

Imagem Cortesia de Jay Pasachoff, via The Huntington Library Catalogue; em exposição no ArtCenter

“O jovem Tycho Brye adolescente viu [o eclipse]”, disse o astrónomo Jay Pasachoff, que é co-curador de uma galeria de artefatos relacionados a eclipses no ArtCenter na Califórnia, disse ao Gizmodo. “A previsão estava errada por um dia, e ele resolveu que, quando ele crescesse, faria melhores observações sobre o que estava acontecendo. Usando os recursos que ele tinha como aristocrata dinamarquês, ele conseguiu construir os maiores dispositivos pré-telescópicos de seu tempo e fez observações cuidadosas. Isso foi, eventualmente, o que Johannes Kepler usou para descobrir as leis das órbitas planetárias “.

As três leis do movimento planetário de Kepler se tornariam sua contribuição mais influente para a comunidade científica, já que muitos de seus antepassados acreditavam que os planetas se moviam em uma órbita circular. Sem a inovação de Brahe, e de alguma forma tangencial, seu fascínio por esse eclipse 1560, talvez Kepler nunca tenha inventado suas leis planetárias.

8 de abril de 1652 – “Segunda escura”

Este eclipse solar total ficou conhecido como “Segunda Escura [Mirk Monday]”, e horrorizou aqueles na Europa Ocidental que puderam vê-lo. A palavra “mirk” parece vir da palavra nórdica antiga “myrkr” que literalmente se traduz como “escuridão”. Embora não saibamos muito sobre o eclipse em si, parece ter estimulado muitas descrições distópicas, por exemplo, um texto Chamado Um Discurso sobre o Terrível Eclipse do Sol. Provavelmente, essa era apenas uma das muitas incidências nas quais os eclipses eram vistos como sinais do apocalipse. Para ser justo, a idéia de desligar o Sol parecia bastante assustadora naquela época.

“As pessoas realmente não entendiam o que estava acontecendo e simplesmente tomavam [eclipses] como presságios”, disse Pasachoff. “Há livros que falam sobre as conseqüências negativas desse eclipse”.

Mas nem todos estavam aterrorizados. Um espectador, o Dr. Wyberg de Carrickfergus, na Escócia, fez um relato poético dele:

“[O Sol foi reduzido a] um crescente de luz muito fino, a Lua de uma só vez se atirou na margem do disco solar com tanta agilidade que parecia girar como uma pedra de moinho, oferecendo um agradável espetáculo de movimento rotatório”.

Imagem Cortesia de Jay Pasachoff, via The Huntington Library Catalog; ArtCenter

29 de maio de 1919 – Triunfo de Einstein

A primeira imagem de um eclipse solar já tirada, 28 de julho de 1851. Imagem: Julius Berkowski / Wikimedia Commons

“Não há absolutamente nenhuma dúvida sobre qual foi o mais importante e crítico eclipse de todos os tempos, foi esse em 1919”, disse Doug Duncan, um astrônomo do Departamento de Ciências Astrofísicas e Planetárias da UC Boulder, ao Gizmodo. “Esse foi o eclipse, descobrimos que a idéia de Einstein de que espaço e tempo podem dobrar é correta”.

Einstein tinha acabado de expor a idéia de que a gravidade pode deformar o tecido do espaço-tempo quatro anos antes, em sua teoria da relatividade geral em 1915. O eclipse solar total de 1919 ofereceu a primeira evidência observacional em apoio a ela.

Einstein had just put forth the idea that gravity can warp the fabric of spacetime four years prior, in his theory of general relativity in 1915. The total solar eclipse of 1919 offered the first observational evidence in support of it.

“Os astrônomos queriam observar um feixe de luz passando pelo Sol para ver se ele se dobraria”, explicou Duncan. “Eles tiraram fotos da mesma parte do céu quando o Sol se mudou para uma constelação diferente e comparou o padrão das estrelas. Mesmo algo tão maciço como o sol apenas encurva um pouco a luz, mas, no entanto, quando analisaram suas fotos, descobriram que o espaço se inclinava”.

Imagem: Captura de Tela via NY Times Archive

Esta foi uma das primeiras boas oportunidades naturais para tapar o Sol, e a teoria de Einstein previu que a luz se dobrava perto da borda. O que aconteceu.

O eclipse foi visto como um triunfo sobre a física newtoniana, que previu que a luz se dobraria à beira do Sol, mas não tanto quanto a teoria de Einstein sugeria. Este ascendeu a Einstein para o status de celebridade e deixou grande parte da comunidade científica, como sugeriu um título do New York Times, “embasbacada”.

Ilustração por Angelica Alzona/Gizmodo

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz