Pular para o conteúdo principal

Os últimos passeios da Cassini nos levarão para lugares nos quais nenhuma sonda já foi



A sonda espacial Cassini, da NASA, está fazendo seus passeios a milhões de quilômetros de distância, totalmente alheia ao caos da Terra. Depois de 20 anos se aproximando e explorando o sistema de Saturno, no dia 15 de setembro, a Cassini irá mergulhar na atmosfera do planeta, transmitindo toda a cena como se estivéssemos assistindo uma belíssima e emocionante sequência de O Gigante de Ferro.

A sonda irá começar suas cinco voltas finais ao redor de Saturno no dia 14 de agosto, tornando o início do sem fim algo muito mais real. Ainda assim, haverá muito o que se ver durante esses últimos passeios entre o planeta e seus anéis – de acordo com a NASA, a Cassini vai pegar ventos da atmosfera de Saturno, ficando entre 1.630 and 1.710 quilômetros acima do topo das nuvens do planeta. Nessas altitudes, a atmosfera tende a ficar tão densa que a sonda terá que utilizar o seus propulsores para manter a estabilidade. Dependendo de quanto ar de Saturno a Cassini encontrar, a NASA pode decidir empurrá-la um pouco mais para baixo, ou aumentar sua órbita, por segurança.

Assim como fez devidamente no passado, a Cassini estudará as auroras e os vórtex hexagonais do Pólo Norte de Saturno – desde vez, com uma proximidade e detalhes inéditos.

“Conforme ela fizer esses cinco passeios finais em Saturno, seguido de seu mergulho final, será a primeira sonda atmosférica de Saturno”, disse Linda Spilker, cientista de projetos da Cassini no Jet Propulsion Laboratory (JPL) da NASA, em um comunicado à imprensa. “Tem sido um objetivo a longo prazo na exploração planetária enviar uma sonda dedicada para a atmosfera de Saturno, e estamos preparando o terreno para a futuras explorações, a partir dessa primeira incursão”.

Embora a vida de Cassini esteja chegando ao fim, ela ainda tem muito o que fazer antes de partir. Pelo menos, a sonda ainda pode nos ajudar a resolver o mistério sobre quanto tempo dura um dia em Saturno. Não existe nenhuma espaçonave melhor para enfrentar esse problema e outras tantas questões inquietantes, se não esta que tem estado de olho em Saturno por mais de uma década.

[NASA]

Imagem do topo: NASA

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz