Pular para o conteúdo principal

Não é um filme de terror: Cientistas estão transformando órgãos em origami



O novo cara no trabalho convida você para sua casa. Você se sente desconfortável. Claro, ele é um trabalhador duro, digita muito rápido, e seu foco intenso rapidamente o tornou um colega de trabalho indispensável. Mas seu rosto com cicatrizes parece mostrar algum passado violento. Seu discurso medido parece fabricado. Ainda assim, você não consegue se lembrar do último novo amigo que fez, você não tem nada para fazer hoje e aceita o convite.

Ele o cumprimenta na sala e o conduz a um salão sombrio, um quarto com painéis de madeira e tapete rosa. A poeira é grossa no ar rançoso. Ele anda em direção a uma mesa desordenada de animais feitas de dobradura em papéis desbotados. “Todos são dobrados em papel de tecido”, diz ele. Ele solta uma risada sem voz. “Eu chamo isso de ‘orgãogami’. E você é o meu próximo projeto”. Você grita e corre para a porta. Está trancada. Tudo fica escuro. No final da semana, você foi reduzido a um exército de guindastes de “papel de tecido”.

Ahm, desculpa, eu deixei a minha imaginação me guiar. Mas para os cientistas da Northwestern University estão realmente tentando criar “papel de tecido” de órgãos, apesar de serem tecidos de porcos e vacas, não de humanos. Um dia, eles esperam serem capaz de usar esses papéis como bandaids super avançados, além de outras aplicações biomédicas.

O processo começa com os órgãos do açougueiro que os pesquisadores cortam em cubos. Depois de limpá-los e misturá-los, eles ficam com apenas uma matriz das proteínas das células destruídas. Eles usam o pó resultante para fazer esses papéis, conforme relatado hoje no jornal Advanced Functional Materials. A equipe conseguiu criar esses papéis de corações, rins, ovários e outros tecidos de órgãos.

Os tecidos poderiam potencialmente ter uma variedade bem versátil de aplicações, de fechar feridas e aumentar hormônios em pacientes com câncer. Mas eles têm algumas limitações – o processo atual não permite que os pesquisadores façam as folhas com mais de alguns milímetros de espessura, e as propriedades específicas podem diferir entre os lotes de tecido usados para fazer os papéis. Por enquanto, a pesquisa está em seus estágios iniciais.

Então, eu suponho que esses “papéis de tecido” não são tão assustadores quanto eu dei a entender anteriormente… desde que não sejam feitos de tecido humano.



Imagem: Flickr

[Advanced Functional Materials]

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz