Pular para o conteúdo principal

Faça suas próprias músicas espaciais com os sons da TRAPPIST-1



Se você, como eu, não tem nenhuma habilidade musical e sempre sonhou saber algumas coisas sobre música, esta é a sua chance: uma equipe de astrônomos e músicos criaram um programa que permite que você faça músicas com os sons dos planetas orbitando a estrela anã ultra fria TRAPPIST-1. Com ele, você definitivamente terá algo que pode ser chamado de obra de arte.

O player faz parte de um programa maior, chamado System Sounds, e foi criado por um grupo de astrônomos que têm estudado a “cadeia ressonante” dos sete exoplanetas que possuem tamanho similar à Terra e orbitam na TRAPPIST-1 e que foram anunciados ao mundo em fevereiro. Uma cadeia ressonante descreve como as forças gravitacionais dos planetas trabalham juntas para mantê-los todos em órbitas estáveis e circulares um em torno do outro e de sua estrela hospedeira. Como o astrônomo Dan Tamayo explicou ao Gizmodo em maio, TRAPPIST-1 representa a cadeia ressonante “mais longa que já foi descoberta em um sistema planetário”.

De acordo com os astrônomos, a cadeia ressonante do sistema TRAPPIST-1 é matematicamente bastante eloquente, já que os planetas parecem conduzir sua própria sinfonia dentro do sistema.

“Sete planetas de tamanho terrestre em torno de uma estrela próxima são suficientes para empolgar alguém, especialmente quando vários deles têm o potencial de possuir a água líquida”, escreveu o co-criador Matt Russo, pesquisador de pós-doutorado do Instituto Canadense de Astrofísica Teórica, ao Gizmodo. “Mas o que torna o TRAPPIST-1 realmente notável é que todos os sete de seus planetas estão trancados em uma cadeia ressonante, onde os comprimentos dos anos dos planetas formam índices simples de números inteiros uns com os outros. Isto é o que é responsável pela harmonia do sistema e seu ritmo”.


Imagem: System Sounds

Os pesquisadores criaram seu próprio software para “traduzir” dados da missão K2 da NASA, que mediu os períodos orbitais dos planetas, em notas musicais (aqui o link para o GitHub). Os usuários podem acelerar ou diminuir o tempo e/ou o volume ao seu gosto, usando ferramentas de alternância acessíveis no novo programa.

“Nós simplesmente aceleramos o movimento dos sete planetas de TRAPPIST-1 até que suas frequências orbitais produzissem notas musicais”, explicou Russo. “Para torná-los um pouco mais familiares, jogamos essas notas em um piano, uma vez por órbita. Para mostrar mais da estrutura rítmica, então, jogamos uma batida para cada vez que dois planetas vizinhos estiverem mais próximos. Isto é, quando eles se entram em um puxão gravitacional e mantêm-se presos neste padrão estável”.

Por enquanto você não pode adicionar vocais dentro do programa, mas nada o impedirá de fazer sua própria versão de uma louca batida TRAPPIST-1. Talvez tenha exista um DJ espacial que dentro de você esse tempo todo – agora é sua chance de deixar ele se expressar.

[Motherboard]

Imagem do topo: System Sounds

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz