Pular para o conteúdo principal

A sonda Curiosity da NASA capturou imagens tenebrosas das nuvens de Marte



Mês passado, o robô Curiosity registrou algumas das mais impressionantes imagens das nuvens do céu marciano que já vimos. Agora raras, as muito parecidas com nossas nuvens cirrus já são coisa do passado do gigante vermelho.

Em 17 de julho, o robô Curiosity da NASA apontou sua câmera diretamente para o céu marciano e capturou oito fotos de finas nuvens. A sonda então abaixou a câmera e registrou outras oito fotos de nuvens de cristal de gelo ao horizonte, com um par de colinas visíveis ao fundo. Um terceiro conjunto de fotos do mesmo dia mais tarde não registrou nuvem alguma.

Imagem: NASA/JPL-Caltech/York University

Estas nuvens são “as mais visivelmente claras até então” do Curiosity, segundo a NASA, e elas foram capturadas cinco graus abaixo do equador marciano. Charissa Campbell, membro da equipe científica do Curiosity na Universidade de York, em Toronto, realçou a sequência de imagens para dar ênfase as mudanças quadro a quadro.

Imagem: NASA/JPL-Caltech/York University

“É provável que estas nuvens sejam compostas de cristais de gelo que se condensaram em grãos de pó em locais de temperatura mais frias na atmosfera”, explica John Moores, também de York. “As mechas são criadas conforme os cristais caem e evaporam amostras conhecidas como “nuvem perfurada” ou “cirrus uncinus”. Enquanto o robô não pode dizer ao certo a altitude dessas nuvens, na Terra elas se formam em altitudes altas”.

Imagem: NASA/JPL-Caltech/York University

Nuvens como essas são hoje raras em Marte. Mas há bilhões de anos, o clima do planeta era morno o bastante para permitir que substâncias liquidas fluíssem em sua superfície por longos períodos. Ano passado, pesquisadores do Carl Sagan Institute propuseram que as nuvens cirrus possivelmente providenciaram o isolamento necessário para que água liquida fluísse pela superfície de Marte, cerca de 3,2 bilhões de anos atrás, sugerindo que essa talvez fosse uma característica proeminente do planeta vermelho. Os modelos dos pesquisadores sugeriam que, sob as circunstâncias adequadas, as nuvens de Marte durante o período de uma jovem atmosfera marciana poderiam durar por cerca de quatro ou cinco vezes mais que as nuvens da Terra.

Mas estes dias ficaram para trás, e hoje Marte é um frígido deserto. Mas pelo menos temos a sonda Curiosity por lá para nos mostrar quais foram as condições do planeta no passado.

[NASA]

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s