Pular para o conteúdo principal

Pesquisadores acabaram de lançar um protótipo da primeira ‘nave interestelar’ da humanidade



No ano passado, o empreendimento de exploração extraterrestre Breakthrough Initiatives anunciou um plano ambicioso para enviar várias naves espaciais para nosso sistema estelar vizinho mais próximo, o Alpha Centauri. O projeto, chamado Breakthrough Starshot, está focado em lançar “nanonaves” para o espaço a velocidades impressionantes. Recentemente, o projeto deu um grande salto em direção ao seu objetivo final ao enviar com êxito seis naves de teste para a baixa órbita terrestre.

A pequena nave espacial, chamada “Sprites”, tem apenas 3,5 centímetros de cada lado e pesa cerca de quatro gramas. O engenheiro aeroespacial Zac Manchester, que lidera o projeto Sprites, vem trabalhando nelas nos últimos dez anos.

“O que decidimos fazer desde o início foi testar os limites de tamanho de uma nave espacial”, disse Manchester ao Gizmodo. “A questão foi o quão pequeno poderíamos fazer um satélite e ainda torná-lo capaz de algo útil. Um dos desafios é como obter energia o suficiente, e, dada a pequena energia que você consegue colher, como se comunicar com a Terra?”

Manchester e seus colegas pesquisadores esperam que, eventualmente, mini-naves espaciais similares aos Sprites, chamadas de StarChips, possam viajar a 20% da velocidade da luz, o que se traduz em cerca de 214.300 quilômetros por hora. Para uma nave dessas ir da Terra à Lua, levaria menos de sete segundos, de acordo com Sky and Telescope.

Essas são velocidades e distâncias que nenhuma espaçonave de qualquer tamanho alcançou antes. Atualmente, a nave que foi mais longe já construída foi a Voyager 1, da NASA, lançada em 1977, que só chegou ao espaço interestelar alguns anos atrás.

Por enquanto, as Sprites estão descansando na órbita terrestre baixa. Elas foram lançadas no dia 23 de junho em um foguete indiano chamado Polar Satellite Launch Vehicle (PSLV). A Breakthrough Starshot declarou que um segundo satélite será lançado em breve.

Obviamente, muito mais trabalho precisa ser feito antes de chegarmos à viagem interestelar. Mas para nerds de astrobiologia e loucos por viagem espacial, o lançamento bem sucedido da Sprite pode ser um importante passo em direção da descoberta de vida fora da Terra.

“As distâncias são imensas, e é um grande desafio”, Manchester acrescentou. “Estamos bem distantes dos objetivos eventuais [da Breakthrough Starshot], mas estamos estabelecendo um precedente inovador aqui.”

Imagem do topo: Cortesia de Zac Manchester

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s