Pular para o conteúdo principal

Europa e Encélado talvez não sejam lugares tão bons para se morar no nosso Sistema Solar



Humanos que esperam ir para outro planeta ou até mesmo para o Sol estão sem sorte – pelo menos por enquanto. Dentro de alguns bilhões de anos, quando o Sol se tornar uma gigante vermelha e destruir nossos oceanos, as pessoas do futuro hipoteticamente conseguirão habitar outro lugar. As luas congeladas de Saturno e Júpiter – Encélado e Europa, respectivamente – encabeçam a lista da provável saída dos terráqueos. Mas uma nova pesquisa sugere que essas mundos talvez não sejam assim tão habitáveis, mesmo depois que a superfície congelada deles derreta.

De acordo com um estudo publicado nesta segunda-feira (31) na Nature Geoscience, pesquisadores utilizaram modelos 3D do clima global para simular como os mundos congelados ao redor de estrelas classe F e G (como o nosso Sol) podem ter um período habitável depois que derreterem. A equipe descobriu que os mundos simulados exigiam uma quantidade incrivelmente alta de energia para derreter o gelo da superfície e que, quando o Sol se tornar quente o suficiente para iniciar esse processo daqui a bilhões de anos, os corpos rapidamente migrarão para um “estado de estufa”, pulando a fase habitável. Na simulação, os oceanos evaporaram, e qualquer esperança de vida a partir da água foi descartada. Como o nosso Sol é uma estrela de classe G, isso não é bom para o futuro de Encélado e Europa.

Esse estudo foi comparado com outro, publicado em maio passado, que descobriu que a zona habitável dentro do nosso Sistema Solar se expandirá conforme o nosso Sol também expande.

“Há algumas ressalvas”, disse Ramses Ramirez, pesquisador associado no Instituto Carl Sagan, da Universidade Cornell, e coautor de ambos os estudos, ao Gizmodo. “Isso realmente só se aplica às estrelas de classe F e G, portanto, estrelas como o [nosso] Sol ou que são um pouco mais brilhantes que o nosso Sol.”

Pelo menos ainda há alguma esperança para que os futuros humanos consigam escapar para as exoluas congeladas. Mundos congelados ao redor de estrelas da classe K e M – que são mais frias e menos luminosas que nosso Sol – podem desfrutar de um período habitável uma vez que sua superfície derreta.

“Se você tivesse análogos de Europa e Encélado ao redor dessas estrelas, provavelmente elas seriam seguras”, notou Ramirez.

Há também o fato de que isso se trata de um modelo, e, como nosso próprio Sistema Solar mostra, a transição entre os estados de congelamento e estufa pode ser complicada. “Evidências geológicas mostram que, no início, a Terra teve ambos os episódios, de aquecimento e resfriamento. E, no início, Marte teve água líquida fluindo por sua superfície, muito embora hoje Marte seja seco e congelado”, escreveu Andrew P. Ingersoll, da Divisão de Ciências Planetárias e Geológicas da CalTech, em um artigo na Nature News & Views. “A lição para a busca de mundos habitáveis para além do nosso Sistema Solar é que nossos modelos, com base na experiência Terrestre, ainda revelam grandes incertezas.”

Muito mais pesquisa sobre as luas congeladas precisa ser conduzida antes que descartemos as chances de que elas sejam o nosso futuro refúgio, depois que nossa biosfera acabar.

[Nature Geoscience]

Imagem do topo: NASA/JPL-Caltech

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s