Pular para o conteúdo principal

Engenheiro conta como vai recolocar o Brasil na Estação Espacial Internacional em 2018



POR SALVADOR NOGUEIRA

Nos próximos meses, 450 crianças do ensino público e privado em São Paulo vão se envolver numa iniciativa para produzir um experimento que será realizado por um astronauta na Estação Espacial Internacional em 2018. Mas esse é só o começo. Segundo Lucas Fonseca, engenheiro aeroespacial e idealizador do projeto, o objetivo é atingir até 1 milhão de jovens, espalhados por todo o Brasil, nos próximos anos, e com isso motivá-los a seguirem uma carreira nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

“O que separa 450 de 1 milhão é só termos uma plataforma de ensino a distância”, disse Fonseca em entrevista ao Mensageiro Sideral.

Batizado Garatéa-ISS, o projeto fará parte da 12a edição do Student Spaceflight Experiments Program (SSEP), ação anual do governo americano em conjunto com a Nasa (agência espacial americana) para engajar a comunidade estudantil em experimentos educacionais realizados no espaço.


Estação Espacial Internacional fotografada em órbita por um ônibus espacial. (Crédito: Nasa)

A oportunidade foi aberta por meio da Câmara de Comércio Brasil-Flórida, que ajudou na busca de um projeto de impacto que pudesse alinhar interesses brasileiros e americanos. A intersecção encontrada foi com a Kennedy Space Center International Academy (KSCIA).

“A gente começou as tratativas com os órgãos americanos no final de maio e foi aí um não tão longo, mas um duro caminho para conseguir essa aprovação”, conta Fonseca. “Normalmente voam entre 20 e 25 escolas, todas americanas. Em alguns poucos anos, algumas escolas canadenses também voaram, mas de fato vai ser a primeira vez que a gente vai conseguir colocar dentro desse programa uma comunidade que não seja da América do Norte.”

Nesta primeira participação, serão 450 alunos de sétimo ano (faixa dos 13 anos), divididos em 75 grupos que mesclarão alunos do ensino público paulista a estudantes do Colégio Dante Allighieri, escola que firmou parceria com o projeto e está cedendo espaço e infra-estrutura para sua realização.

Cada grupo fará sua proposta de experimento, e uma comissão julgadora definirá o vencedor, que deve ser enviado à Estação Espacial Internacional entre maio e junho de 2018, por uma nave de carga Dragon, da empresa americana SpaceX. Em órbita, o experimento será conduzido por um astronauta americano e então voltará à Terra quatro a seis semanas depois, na mesma Dragon.

Em julho de 2018, a equipe vencedora vai expor os resultados do experimento, junto com os participantes americanos, em evento a ser realizado na Instituição Smithsonian, em Washington, nos EUA.

Confira a seguir a entrevista completa com Lucas Fonseca, em que ele fala dessa iniciativa, do ambicioso plano de levar a primeira sonda brasileira à Lua em 2021, da importância de investir em ciência no Brasil e de sua vivência como engenheiro aeroespacial participante da missão Rosetta, que realizou o primeiro pouso num cometa em 2014.



FONTE: http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s