Pular para o conteúdo principal

Agulha de luz: Energia concentrada para laser, radar e muito mais


A frente de onda "se encolhe", concentrando-se como se fosse uma agulha. [Imagem: Parker/Alonso - 10.1364/OE.24.028669]

Pulso em forma de agulha

Nitidez sem precedentes para imagens de ultra-som e radar, furos precisos em materiais fabricados em escala nanométrica e a possibilidade de criar novas propriedades na superfície dos materiais.

Estas são apenas algumas das possíveis aplicações para um novo padrão de feixe de luz criado por Miguel Alonso e Kevin Parker, da Universidade de Rochester, nos EUA.

A técnica faz com que a onda colapse para dentro, formando - durante um nanossegundo ou menos - um feixe incrivelmente fino e intenso, antes que a onda se expanda novamente. E não precisa ser apenas luz.

"Toda a energia se concentra no tempo e no espaço, de forma que ela se junta, como um crescendo," descreve Parker. "Pode ser feito com uma onda de luz na faixa do visível, com ultra-som, radar, sonar - vai funcionar para todas elas".

Por conta dessa concentração de energia, a dupla batizou o padrão de luz de "pulso agulha".

Pulso agulha

A maioria dos padrões de feixes mantém uma forma persistente, enquanto sua fonte original se mantiver funcionando. A manipulação do feixe em tempo de voo, criando o feixe agulha, além de uma intensidade e uma concentração sem precedentes, dá muita flexibilidade ao uso da técnica, já que ela independe da fonte das ondas.

"O feixe de pulsos agulha é muito localizado, sem extensões ou lobos laterais que levariam energia para longe do feixe principal," comenta o pesquisador, lembrando dos halos vistos em torno do farol de carro, que não causam maiores problemas nesses casos, mas são especialmente problemáticos no ultra-som, reduzindo a resolução.


Passo a passo da onda se concentrando, até formar a agulha. [Imagem: Kevin Parker/Miguel Alonso]

Como o novo feixe é incrivelmente estreito, ele "torna possível definir as coisas em resoluções incríveis, quando você precisa separar pequenas coisas que estão próximas," disse Parker.

O feixe concentrado poderá ter aplicações não só para a óptica e o ultra-som, mas também para microscopia, radar e sonar. No campo industrial, poderá ser beneficiada qualquer forma de processamento de materiais a laser que envolva colocar a maior intensidade de luz possível em um determinado ponto, como nos processos de corte ou soldagem.

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s