Pular para o conteúdo principal

Como a glaciação pode explicar por que as baleias são tão enormes



As baleias (subordem mysticeti) são aspiradores do mar. A baleia azul, que é uma das 12 espécies da subordem, é o maior animal do mundo, ou o maior aspirador dos mares. Ela alimenta seu corpo de 200 toneladas comendo pequenos crustáceos chamados krill, que são filtrados por meio de suas cerdas bucais. Novas pesquisas sugerem que, há milhões de anos, o sistema de filtragem dessas baleias — e uma quantidade ridícula de krill — permitiu que esses animais se transformassem em gigantes.

Um estudo que será publicado nesta quinta-feira, na Proceedings of the Royal Society B, investigou o que pode ser uma evolução relativamente recente do gigantismo em baleias. Um time de cientistas do mundo todo juntou informações de fósseis de crânios de 63 baleias extintas do National Museum of Natural History, em Washington. Alguns desses fósseis de baleia que o time estudou têm até 30 milhões de anos de idade, de acordo com o museu. Em suas análises, os pesquisadores descobriram que baleias gigantes, que podem alcançar até 30 metros de comprimento, começaram a surgir há apenas alguns milhões de anos atrás.

“Podemos imaginar que as baleias ficaram gradualmente maiores com o tempo, como por acaso, e talvez isso pode explicar como essas baleias ficaram tão imensas”, Graham Slater, um co-autor do estudo disse em uma declaração. “Mas as nossas análises mostram que essa ideia não se sustenta — a única forma de você poder explicar como as baleias mysticeti viraram os gigantes que são hoje em dia é se algo mudou em seu passado recente que criou um incentivo a ser gigante e uma desvantagem em ser pequeno.”

Os pesquisadores sugerem que, quando a glaciação começou, antes do início da última idade do gelo, menos de cinco milhões de anos atrás, um escoamento rico em nutrientes das emergentes calotas polares do hemisfério norte foi despejado nos oceanos, ajudando a criar imensas quantidades de krill. As baleias mysticeti provavelmente ficaram encantadas com esse acontecimento, filtrando esses pequenos crustáceos deliciosos. As baleias maiores tinham mais facilidade em capturá-los, de acordo com o pesquisador de baleias Jeremy Goldbogen, da Universidade de Stanford e co-autor do estudo.

“[Nossa pesquisa] rejeita a ideia de que tudo o que foi preciso foram as cerdas bucais para desenvolver o gigantismo”, ele disse ao Gizmodo. “Isso acaba sendo apenas metade da história. Você tem as cerdas, a máquina anatômica necessária para filtrar, mas você também precisa do ambiente para providenciar os tipos de recursos que fazem a alimentação por filtragem incrivelmente eficiente.”

O que conseguimos aprender aqui é que, quando se trata de sobreviver à era do gelo, vale a pena ser um aspirador muito, muito grande. Cercado de krill. Apenas seja uma baleia mysticeti.

Imagem do topo cortesia de Nicholas Pyenson

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s