Pular para o conteúdo principal

Saturno parece assombrado nas primeiras imagens do adeus da sonda Cassini



Olá, Cassini! Nesta quinta-feira, por volta de 4h da manhã no horário de Brasília, o Deep Space Network Goldstone Complex, da NASA, na Califórnia, recebeu pela primeira vez o sinal da sonda desde que ela começou sua série de mergulhos de encerramento. As fotos tiradas do espaço entre Saturno e seus anéis, que acabaram de ser lançadas, são de tirar o fôlego. Típico da Cassini, tornando o antes impossível parecer fácil.

“Na maior tradição da exploração, a sonda Cassini, da NASA, mais uma vez foi pioneira, mostrando-nos novas maravilhas e demonstrando aonde nossa curiosidade pode nos levar se nos atrevermos”, Jim Green, diretor da Divisão de Ciência Planetária da sede da NASA em Washington, disse em um comunicado.


Imagem não processada da atmosfera de Saturno, tirada em 26 de abril (Imagem: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute)

De acordo com a NASA, o espaço “entre os anéis e o topo da atmosfera de Saturno” tem aproximadamente dois mil quilômetros de largura. Nas primeiras horas da manhã, a Cassini percorreu rapidamente o espaço a 124 mil quilômetros por hora, coletando todos os tipos de dados deste território inexplorado.

“Nenhuma espaçonave esteve perto assim de Saturno antes. Contávamos apenas com previsões, baseadas em nossa experiência com outros anéis de Saturno, do que pensávamos sobre como seria esse espaço entre os anéis e Saturno”, disse em comunicado o gerente de projetos da Cassini, Earl Maize, do Jet Propulsion Laboratory, da NASA. “Estou feliz de reportar que a Cassini passou por esse espaço exatamente como planejamos e saiu pelo outro lado em excelente estado.”


Image: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute

Este é um momento agradável e doloroso para os fãs da Cassini, já que marca o começo do fim da sonda. De agora até 15 de setembro, o satélite irá realizar mais 21 mergulhos entre Saturno e seus anéis. Em seu ato final, a sonda irá mergulhar na atmosfera de Saturno, dando um fim à sua missão de 20 anos de duração.


Image: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute

Estamos ansiosos para mais fotos assombrosamente bonitas da atmosfera de Saturno nas próximas semanas; aceitaremos o que vier até que a Cassini se vá de vez.

[NASA]

Image: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute

FONTE: GIZMODO BRASIL




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s