Pular para o conteúdo principal

Cientistas demonstram método que transforma espinafre em tecido de coração humano



O espinafre há muito tempo é visto como benéfico para seu coração. Mas pesquisadores demonstraram que, um dia, ele pode ser de fato o seu coração. Mais especificamente, a hortaliça poderia ser usada para reparar tecido danificado, dando ao tecido do coração humano um sistema vascular infundido na planta.

Cientistas anteriormente fabricaram tecido humano com impressão 3D, mas os minúsculos vasos sanguíneos se mostraram ser mais difíceis de serem copiados. Uma equipe de pesquisadores de várias universidades americanas voltou à natureza para resolver esse problema, e seus resultados são extremamente encorajadores.

As folhas de espinafre têm veias finas que transportam água e nutrientes às células da planta. O processo, destacado em um novo estudo publicado na Biomaterials, mostra que as células da planta podem ser removidas, deixando apenas a estrutura de celulose que mantém essas células no lugar.

Assim escrevem os autores do estudo:

A celulose, que é o componente mais abundante das paredes celulares das plantas, é um biomaterial bem estudado para uma variedade de aplicações clínicas. A celulose é biocompatível e mostrou ser eficiente na cicatrização de feridas. Além disso, sistemas de andaime de tecido de celulose derivados de fatias de maçã descelularizadas mostraram a capacidade de ligação e proliferação de células de mamífero e foram observadas como biocompatíveis quando implantadas subcutaneamente in vivo.

A partir daí, conseguiram semear células humanas vivas no andaime do espinafre. Uma vez que o tecido humano havia crescido em torno da rede de veias, foram capazes de mostrar que as células de sangue podiam fluir pelo sistema, bombeando fluidos e microesferas nele.

Para pacientes com tecido muscular cardíaco danificado, isso pode mudar tudo. Um material cardíaco novo poderia ser gerado, usando as veias de planta alteradas, como substitutas de veias de sangue no transporte de oxigênio ao tecido.

Não estamos próximos do ponto em que isso poderia ser implementado em procedimentos cirúrgicos, mas os autores do estudo acreditam que este seja um primeiro passo viável rumo “a uma nova ramificação da ciência que investiga o mimetismo entre reinos, por exemplo, o vegetal e o animal”.

Eu, por exemplo, dou as boas-vindas a um futuro em que eu me torne parte planta, parte humano.



FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s