Pular para o conteúdo principal

Sim, as assustadoras previsões de Carl Sagan são reais



Carl Sagan realmente nos alertou sobre um momento no futuro em que os empregos industriais escapariam, em que a pessoa média não teria virtualmente controle algum sobre sua vida política, em que todos nos agarraríamos a superstições? Sim, o Sagan realmente previu isso. A captura de tela que você pode ter visto circulando pelas redes sociais é real. E muitas pessoas estão preocupadas com a possibilidade de que ele estivesse falando de nossa era.

O excerto é do livro O Mundo Assombrado pelos Demônios: A Ciência Vista Como Uma Vela No Escuro, de Sagan, publicado originalmente em 1995.

“A ciência é mais do que um corpo do conhecimento; é uma maneira de pensar. Eu tenho um pressentimento de uma América da época de meus filhos ou netos — em que os Estados Unidos é uma economia de serviços e informação; em que quase todas as principais indústrias manufatureiras foram para outros países; em que poderes tecnológicos impressionantes estão nas mãos de algumas poucas pessoas e em que ninguém que represente o interesse público sequer compreenda os problemas; uma época em que as pessoas perderam a capacidade de determinar suas próprias pautas ou, com conhecimento, questionar as figuras de autoridade; em que, agarrando nossos cristais e consultando nossos horóscopos, com nossas faculdades críticas em declínio, incapazes de distinguir o que parece bom do que é verdade, deslizamos de volta, quase sem perceber, à superstição e à escuridão.”
Entretanto, é importante lembrar que a “precisão” das previsões normalmente são um teste de Rorschach. A precisão de uma interpretação de uma previsão em particular normalmente diz muito sobre as pessoas a interpretando e de suas próprias esperanças e temores pelo futuro. E, honestamente, algumas das preocupações de Sagan parecem bem excêntricas.

Se você continuar a leitura, o capítulo prossegue falando sobre como as fitas cassete mais populares nas locadoras eram Débi & Lóide e sobre Beavis e Butthead ser incrivelmente popular na televisão. Isso, é claro, era em 1995, mas não há nada de novo nesta maneira de pensar — toda geração acha que o conteúdo midiático da geração seguinte é tóxico, insípido e sem valor.

Sagan, que morreu um ano após o livro ser publicado, pode ter razão sobre Beavis e Butthead. Mas você acreditar ou não no “emburrecimento” dos Estados Unidos ainda é uma questão de perspectiva. No clima atual de medo e de desmantelamento da sociedade civilizada, pode parecer assustadoramente verdadeira. Mas também é possível que as coisas melhorem em breve.

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s