Pular para o conteúdo principal

Apresentada hipótese para explicar vídeo de UFO do Chile


Especialistas em aeronáutica apontam que um voo comercial pode ser a explicação do caso

Fórum de discussão científica e cética aponta que dois voos comerciais podem ter sido responsáveis pelo caso

Mick West é administrador do fórum Metalbank e apresentou uma teoria para explicar o caso do vídeo feito por um helicóptero da Marinha Chilena. Com base no vídeo divulgado pelo Centro de Estudos de Fenômenos Aeroespaciais e Anômalos (CEFAA), órgão oficial de pesquisa ufológica da Força Aérea Chilena (FACh), West realizou uma série de análises e chegou à conclusão de que dois voos comerciais, IB6830, um Airbus A340 de quatro motores, e LA 330, um Airbus A320 com duas turbinas, poderiam explicar o objeto visto no vídeo. O administrador afirma que o LA330, no momento da filmagem, subindo a 6.000 m e se afastando do helicóptero, seria inicialmente o melhor candidato.

Porém, Mick West aponta depois que uma análise 3D mostra o IB6830 como um melhor candidato. Esse voo decolou antes e estava em trajetória ascendente rumo sul, mais próximo do helicóptero, aparencendo no vídeo a cerca de 104 km de distância. Isso, de acordo com o analista, o coloca fora do alcance do radar. Os analistas do fórum utilizaram vários programas, como o Google Earth e o Plane Finder, para estudar o vídeo com base nas coordenadas de GPS fornecidas. Eles afirmam que as duas aparentes bolhas de calor são resultado do calor da exaustão dos motores e graças ao fenômeno do flare e a distância, os quatro motores produzem dois círculos luminosos. A trilha deixada pelo objeto seria somente o comum rastro de condensação, produzido graças à queda de pressão pela passagem da aeronave, resultando em um aumento da humidade relativa e, portanto, um rastro de condensação.

O administrador do fórum ainda comenta que, em determinado ponto do vídeo, no qual o UFO parece inclinado, seria de fato o avião, sempre se afastando do helicóptero, realizando uma curva para a direita. West compara o vídeo com outra filmagem, de um avião Concorde sendo filmado por uma câmera FLIR (confira nos links abaixo). É apontado ainda um momento no qual a câmera se alterna da visão infravermelha (IR) para luz visível e aparentemente é visível o rastro de condensação. Quanto a alguns questionamentos, West e os usuários de seu fórum buscaram responder a todos. Por exemplo, o avião não teria respondido aos chamados na frequência 121.5, pois a maioria dos voos comerciais só a seleciona algum tempo após a decolagem.


Foram utilizados programas para simular as trajetórias de aviões, comparando-as com o vídeo

POSSÍVEIS RESPOSTAS PARA O CASO CHILENO

Ao mesmo tempo, apontam que o avião não apareceu nos radares porque os controladores procuravam um objeto voando baixo, ao sul do aeroporto e a cerca de 56 km, mas o avião estava em altitude elevada e a quase 105 km de distância. Embora as análises iniciais mostrassem que os voos LA330 e IB6830 poderiam se encaixar para explicar o caso, o prosseguimento da investigação por parte dos membros do fórum apontou que o voo IB6830 se encaixa melhor como explicação. Mick West ainda refuta o argumento da autoridade, segundo o qual a palavra de um expert valeria mais que os fatos, e aponta que o voo IB6830 da Iberia, de Santiago do Chile para Madri na Espanha, se encaixa perfeitamente no trajeto e na atitude do UFO do vídeo. O caso permanece sendo investigado.


Um A340 da Iberia, como o que pode ter sido tomado por um UFO no vídeo chileno






Imagens de infravermelho da Marinha do Chile parece mostrar algum tipo de objeto voador que deixa brevemente um rastro atrás dele.


Aviões possivelmente envolvidos: IB6830 e LA330. O avião que inicialmente parece se encaixar melhor é LA330, um A320 de dois motores, o que foi relatado para ser escalado através 20.000 pés nessa posição visuais exatamente em 14:01:39.


As duas bolhas grandes são imagens alargadas do calor dos motores (muito menores na realidade). Você pode ver este efeito com algumas velas se você vê-los de uma distância.


(Aqui está um vídeo do experimento acima )


Podemos ver o quão grande as chamas olhar para os vários estágios do caminho.


A queima é mais aparente se você olhar para ela. Os motores aparecem como duas luzes muito brilhantes






Este é um close-up do objeto no início do vídeo






Em um ponto (9:08) eles alternam entre a câmera IR e uma câmera regular (luz visível). Você pode ver a trilha distintamente. Parece muito com uma contrail.





http://ufos-wilson.blogspot.com.br/2017/01/imagem-de-ovni-recem-liberado-pela.html

FONTE: REVISTA UFO/www.metabunk.org

Comentários

  1. Excelente investigação sobre o caso. Esse tipo de material de fonte ilibada e posterior verificação competente é que trazem credibilidade para a ufologia. Observei atentamente cada detalhe que foi sugerido como explicação para o ocorrido e um "detalhe" não me deixa acreditar nessa hipótese. Sou Comissário de Voo e sei que a esteira de condensação (contrail) necessita de alguns parâmetros para ocorrer, pressão, umidade, temperatura. Como se pode observar na explanação, as aeronaves estariam voando a cerca de 16000 pés (aprox 4800 m) e o helicóptero, conforme mostra o visor da câmera, a 4500 pés (1400 m aprox), logo a altitude das aeronaves é incompatível com a formação de contrail, que necessita de no mínimo -45°c para ocorrer, a temperatura média nessa atitude de voo indicada fica em torno de 15°c. Além disso o formato do objeto, a meu ver, não deixa dúvidas quanto a não ser uma aeronave terrestre, principalmente um A340 que tem a silhueta inconfundível, visto que a Ibéria só opera o modelo 600 do A340. Na minha crença e avaliação do exposto não consigo crer que o objeto filmado se trata de um avião comercial. Quase mensalmente muitas observações ocorrem em voo, mas a empresa nos instrui a não publicizar o ocorrido, apenas é feita uma anotação no livro de bordo e no máximo outra comunicação para o departamento de Safety da empresa, dependendo do que ocorreu durante o avistamento.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s