Pular para o conteúdo principal

OSIRIS-REx vai procurar asteroides raros


Em fevereiro de 2017, a sonda OSIRIS-REx vai procurar asteroides troianos da Terra enquanto se dirige para o asteroide Bennu. Os troianos são asteroides que partilham uma órbita com a Terra enquanto permanecem perto de um ponto estável 60º à frente ou atrás do planeta.
Crédito: Universidade do Arizona/Heather Roper

A primeira missão da NASA a fazer regressar uma amostra de asteroide à Terra vai fazer "multitasking" durante a sua viagem até ao asteroide Bennu. Entre os dias 9 e 20 de fevereiro de 2017, a nave OSIRIS-REx (Origins, Spectral Interpretation, Resource Identification, and Security– Regolith Explorer) irá ativar a sua câmara e começar uma pesquisa por elusivos asteroides "troianos".

Os troianos são asteroides, companheiros constantes de planetas no nosso Sistema Solar à medida que orbitam o Sol, permanecendo perto de um ponto estável a 60º na frente ou atrás do planeta. Dado que "lideram" ou "seguem" constantemente na mesma órbita, nunca irão colidir com o seu planeta companheiro.

Existem seis planetas no nosso Sistema Solar com asteroides troianos conhecidos - Júpiter, Neptuno, Marte, Vénus, Úrano e, sim, até a Terra. Os troianos da Terra são elusivos; até à data, os cientistas apenas descobriram um asteroide troiano da Terra - 2010 TK7 -, em 2010, graças ao projeto NEOWISE da NASA. No entanto, existem mais de 6000 troianos conhecidos a co-orbitar o Sol junto ao gigante gasoso Júpiter.

Os cientistas preveem que deverão haver mais troianos a partilhar a órbita da Terra, mas estes asteroides são difíceis de detetar porque aparecem perto do Sol a partir do ponto de vista do nosso planeta. No entanto, em meados de fevereiro de 2017, a nave OSIRIS-REx estará posicionada num local ideal para realizar um levantamento.

Ao longo de 12 dias, a pesquisa da OSIRIS-REx por asteroides troianos da Terra irá usar o instrumento MapCam da sonda para metodicamente examinar o espaço onde se espera que estes asteroides existam. Muitas destas observações serão parecidas com as atividades planeadas do MapCam durante a sua pesquisa futura por satélites em redor do asteroide Bennu, de modo que a busca por troianos serve como um ensaio inicial para as operações científicas primárias da missão.

"A pesquisa por asteroides troianos da Terra fornece uma vantagem substancial à missão OSIRIS-REx," comenta Dante Lauretta, investigador principal da missão, da Universidade do Arizona, em Tucson, EUA. "Não só temos a oportunidade de descobrir novos membros de uma classe de asteroides, mas, mais importante, estamos a praticar operações críticas da missão antes da nossa chegada a Bennu, o que acabará por reduzir o risco da missão."

A nave OSIRIS-REx está atualmente numa viagem de sete anos para alcançar, estudar, recolher uma amostra do Bennu e trazê-la para a Terra. Esta amostra de um asteroide primitivo ajudará os cientistas a compreender a formação do nosso Sistema Solar há mais de 4,5 mil milhões de anos atrás.


Em fevereiro de 2017, a sonda OSIRIS-REx vai procurar asteroides troianos da Terra enquanto se dirige para o asteroide Bennu. Os troianos são asteroides que partilham uma órbita com a Terra enquanto permanecem perto de um ponto estável 60º à frente ou atrás do planeta.
Crédito: Universidade do Arizona/Heather Roper

FONTE: http://www.ccvalg.pt/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s