Pular para o conteúdo principal

Problema com motor da sonda Juno irá adiar os planos da NASA mais uma vez


A missão Juno da NASA não está avançando exatamente conforme o planejado. No mês passado, a queima do motor principal que faria com que a sonda diminuísse sua órbita foi adiada após um problema inesperado em um par de válvulas de hélio. Agora, a NASA confirmou que a oportunidade de entrar na “órbita de ciência” será perdida novamente.

No dia 14 de outubro, a NASA anunciou que uma queima do motor principal da Juno – que diminuiria sua órbita elíptica de 53,4 dias para a órbita de ciência de 14 dias – não iria acontecer no dia planejado, em 19 de outubro. Em vez disso, a agência decidiu adiar a manobra para 11 de dezembro, que seria o próximo momento de maior aproximação de Júpiter (chamado de periápside).

Porém, algumas semanas depois, a NASA fez outro comunicado indicando que a periápside do dia 11 de dezembro seria apenas uma “passagem de ciência”, na qual a sonda aponta seus instrumentos para Júpiter e coleta dados, assim como fez em 27 de agosto. O porta-voz DC Agle, do Laboratório de Propulsão a Jato, confirmou ao Gizmodo que isso significa que nenhum motor será queimado. “A maioria dos instrumentos – se não todos – serão desligados se a manobra for realizada”, disse ele por email.

Agle não apontou quando a Juno deve tentar queimar seu motor novamente. A próxima periápside da sonda cairá no dia 2 de fevereiro, e depois em 27 de março.


Diagrama ilustrando o caminho orbital de Juno. Imagem:NASA / JPL-Caltech.

Mas a NASA tem dado algumas dicas que indicam que a Juno deve se manter na órbita de 53,5 dias por um bom tempo, possivelmente durante toda a missão – e talvez isso não seja um problema. “Nós conseguimos fazer toda a ciência numa órbita de 53 dias se for necessário”, disse o pesquisador principal da Juno, Scott Bolton, numa recente coletiva de imprensa da Divisão de Ciências Planetárias.

A sonda Juno foi configurada para executar 33 órbitas de ciência que duram duas semanas, onde ela ficaria mais próxima dos polos de Júpiter e voltaria, com o objetivo de observar e coletar dados dessa região e de mapear o campo magnético detalhadamente. Numa órbita de 53,5 dias, levará muito mais tempo para ela coletar a mesma quantidade de dados. Mas como a exposição à radiação intensa só acontece quando a sonda fica próxima dos polos, a dose de radiação geral não deve mudar muito. “É o número de órbitas que impulsiona a radiação”, explicou Bolton.

Na metade de 2019, se Juno ainda estiver na órbita de 53,5 dias, ela terá problemas com eclipses, ficando sob a sombra de Júpiter durante muitas horas. Isso pode causar deficiências na reposição de energia da sonda, que depende da energia solar.

A agência espacial terá que vencer esse obstáculo quando e se ele chegar. Mas por enquanto, os engenheiros continuam tentando encontrar uma solução para o problema da válvula de hélio. James Green, da Divisão de Ciências Planetárias, disse que a NASA está tendo uma abordagem “bem lenta” para o problema, segundo a SpaceNews. Entre outras coisas, a agência vem investigando possíveis conexões com o mau funcionamento de um propulsor num motor similar utilizado no satélite Boeing Intelsat 33e, lançado em agosto.

“Nós teremos outro ciclo em Júpiter e iremos estudar realmente o que está acontecendo antes de tomarmos uma decisão sobre o nosso próximo passo”, disse Green.

Imagem do topo: NASA.

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s