Pular para o conteúdo principal

Como aconteceu a abertura do túmulo de Jesus


Entrada do local que, acredita-se, seja o túmulo de Jesus Cristo, em Jerusalém. (Thomas Coex/AFP)

O local, que fica na Basílica do Santo Sepulcro, em Jerusalém, foi aberto no início da semana para ser investigado por arqueólogos e passar por restauração

No início desta semana, o túmulo onde o corpo de Jesus Cristo foi sepultado, segundo a tradição cristã, foi aberto pela primeira vez desde 1555. Arqueólogos e pesquisadores da Universidade Nacional e Técnica de Atenas, que tiveram acesso ao local sagrado descobriram que a cama funerária onde o corpo teria sido colocado permaneceu intacta – uma das grandes questões que a abertura da tumba poderia esclarecer. O local, dentro da Basílica do Santo Sepulcro, em Jerusalém, foi aberto para que sejam colhidas informações para futuras pesquisas e também para dar início ao projeto de restauração do local.

Os trabalhos começaram em 26 de outubro, quando a edícula que recobre o túmulo foi aberta e uma placa de mármore que recobre a tumba foi removida pelos arqueólogos. Após sessenta horas de esforços para retirar o material que estava sob a lâmina, os pesquisadores encontraram uma nova pedra, com uma pequena cruz gravada. Após a remoção dessa segunda camada, os cientistas se surpreenderam ao encontrar, intocado, o que, acredita-se, seja o leito mortuário de Cristo.

Segundo os arqueólogos, as pedras foram colocadas para evitar saques e danos provocadas pelas grandes levas de peregrinos ao local. A primeira camada foi posta, provavelmente, no momento do sepultamento. Já o segundo revestimento, em 1555. Após a remoção das placas, os cientistas colheram alguns dados e fecharam o túmulo novamente.

Santo Sepulcro

O lugar foi identificado pela mãe do imperador romano Constantino, Helena, em 326 d.C., que mandou construir a Basílica do Santo Sepulcro. A descoberta dos arqueólogos pode provar que a localização do túmulo não mudou ao longo do tempo, mesmo após um incêndio que atingiu a basílica em 1808, e resistiu durante mais de 2.000 anos.

Confira algumas imagens que revelam como aconteceu a abertura do túmulo:


A edícula que protege a tumba onde acredita-se que Jesus Cristo foi enterrado foi rodeada por vigas de aço que suportam a estrutura. Elas serão removidas após a restauração, prevista para terminar em 2017. (Gali Tibbon/AFP)


Equipe de especialistas limpa a superfície de uma das placas de mármore que cobria o local que, acredita-se, seja o túmulo de Jesus. (Gali Tibbon/AFP)


À direita, imagem mostra o interior da tumba onde Jesus Cristo foi sepultado. À esquerda, padres ortodoxos e franciscanos comemoram a abertura da edícula que protege a tumba, que estava fechada desde 1555. (Gali Tibbon/AFP)


Após retiraram a primeira camada de mármore que recobria o túmulo, os arqueólogos encontraram uma pilha de entulho (foto) e uma nova pedra, com uma pequena cruz gravada. Embaixo dela estava o que, acredita-se que seja leito mortuário de Jesus. (Gali Tibbon/AFP)


Frei Franciscano observa o local em que Jesus Cristo teria sido sepultado, segundo a tradição cristã. Após a remoção das placas de mármore, foi possível encontrar, intacta, a cama funerária onde acredita-se que o corpo teria sido colocado. (Gali Tibbon/AFP)


Equipe de especialistas analisa a estrutura da edícula que será limpa, reforçada e restaurada. Além disso, serão feitas imagens e escaneamentos do local para que arqueólogos e pesquisadores possam descobrir mais detalhes sobre a história do lugar. (Gali Tibbon/AFP)

FONTE: REVISTA VEJA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s