Pular para o conteúdo principal

"Código de barras" de galáxia distante confirma constância da Natureza


Astrônomos observaram a luz de um quasar 8,5 bilhões de anos depois de passar por galáxias distantes.
Crédito: James Josephides e Michael Murphy

Astrônomos mediram com precisão uma força fundamental da Natureza numa galáxia vista 8 bilhões de anos para o passado.

Investigadores da Universidade de Tecnologia de Swinburne e da Universidade de Cambridge confirmaram que o eletromagnetismo numa galáxia distante tem a mesma força que cá na Terra.

Observaram um quasar - um buraco negro supermassivo com um ambiente muito brilhante - localizado por trás da galáxia. Na sua viagem para a Terra, parte da luz do quasar foi absorvida por gás na galáxia há oito mil milhões de anos atrás, lançando sombras em cores muito específicas.

"O padrão de cores diz-nos quão forte é o eletromagnetismo nesta galáxia e, dado que o quasar é um dos mais brilhantes conhecidos, fomos capazes de fazer a medição mais precisa até agora," afirma o autor principal do estudo, o candidato a doutoramento de Swinburne, Srdan Kotuš.

"Descobrimos que o eletromagnetismo nesta galáxia é o mesmo que aqui na Terra, até uma parte por milhão - cerca da largura de um cabelo humano em comparação com um estádio desportivo."

O eletromagnetismo é uma das quatro forças fundamentais conhecidas da Natureza.

"O eletromagnetismo determina quase tudo sobre o nosso mundo quotidiano, como a luz que recebemos do Sol, como vemos essa luz, como o som viaja através do ar, o tamanho dos átomos e como interagem," comenta Michael Murphy, coautor do novo trabalho e professor na mesma instituição de ensino.

"Mas ninguém sabe porque é que o eletromagnetismo tem a força que tem e se deve ser constante, ou variar, e porquê."

A maioria das tentativas anteriores de medir o eletromagnetismo foram limitadas por instrumentos chamados espectrógrafos - as "réguas de luz" usadas para medir o padrão de sombras no arco-íris de cores do quasar. Os investigadores usaram espectrógrafos no VLT (Very Large Telescope) e no telescópio de 3,6 m do ESO no Chile para fazer as suas observações.

"O espectrógrafo do VLT é um pouco impreciso: é uma régua de alta-qualidade para medir a luz, mas os números dessa régua estão um pouco desalinhados. Então, para fazermos a melhor medição, também usámos o espectrógrafo do telescópio de 3,6 m a fim de fornecer números muito precisos," comenta Kotuš.

"Para mim, a descoberta de que o eletromagnetismo é constante durante mais de metade da idade do Universo só aprofunda o mistério - por que é assim? Nós ainda não sabemos," comenta Murphy.

"É incrível que as galáxias distantes forneçam uma ponta de prova tão precisa para uma pergunta tão fundamental. Com a construção em curso de telescópios ainda maiores, seremos capazes de a testar ainda melhor no futuro próximo."

FONTE: http://www.ccvalg.pt/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s