Pular para o conteúdo principal

Ministério da Defesa da Espanha publica relatórios ufológicos


UFOs triangulares foram descritos em um dos documentos espanhóis

Casos significativos são descritos na documentação, que cobre um período de 1962 a 1995

O Ministério da Defesa espanhol acaba de liberar uma vasta documentação sobre UFOs, descrevendo casos acontecidos naquele país entre os anos de 1966 e 1993. A documentação, em um total de 1.900 páginas, está disponível na Biblioteca Virtual do Ministério da Defesa, que classifica os casos como "avistamentos de fenômenos estranhos". A desclassificação dos arquivos espanhóis teve início em 1991, com a decisão do Ministério da Defesa de analisar os documentos e rebaixar seu nível de classificação, para colocá-los á disposição do público que demandava cada vez mais ter acesso a eles. Cópias físicas dos arquivos foram enviadas para a Biblioteca Central da Força Aérea Espanhola e digitalizada.

Cada arquivo descreve local e data do avistamento, resumo dos fatos e as conclusões, além da proposta de classificação ou desclassificação. Quando possível também constam entrevistas com as testemunhas, gráficos e outros tipos de documentação. O primeiro caso aconteceu em 06 de agosto de 1962, arquivo de número 620806. O oficial aeronáutico sda Base Aéera de San Javier observou, às 22h00, uma forte luz sobre o Monte Cabezo, a 500 metros de altura e semelhante aos faróis de aterrissagem de um avião. O objeto se movia rapidamente com movimentos laterais e verticais, impossíveis de serem repetidos por aviões e helicópteros, conforme descrito no arquivo. O UFO foi observado através de um teodolito, instrumento topográfico de precisão para medir ângulos e planos distintos, sem que sua forma pudesse ser distinguida. O UFO sumiu depois de 30 minutos, e o Ministério da Defesa classificou o caso como fenômeno inexplicável.

Outro importante arquivo, de número 780720, descreve um avistamento acontecido em 20 de julho de 1978 em Agoncillo. Era madrugada, cerca de 01h20, quando um soldado em serviço no portão principal do Aeródromo de Agoncillo anunciou que observava um objeto estranho no céu. O UFO se deslocava na direção Leste-Oeste, sem fazer qualquer ruído, e a uma altitude de 1.000 metros. Momentos depois um alferes e um cabo chegaram ao local e também observaram o objeto. Contudo suas descriçoes variam com relação ao formato, sendo que dois dos militares descreveram uma forma de diamante, ao passo que o terceiro afirmou que o UFO tinha formato triangular. Um dos homens disse que viu quatro luzes brancas nos vértices do diamante, ao passo que outro descreveu luzes brancas em cada ponta do triângulo.

AVISTAMENTOS POR TODA ESPANHA


Imagem de um dos documentos liberados

Em Madri um UFO foi visto em 11 de dezembro de 1968 por várias testemunhas, entre as 20h05 e as 20h30, descrito como muito brilhante e variando a intensidade luminosa. Uma testemunha o observou no bairro de Avenidas, e outra 30 minutos depois, na Plaza de Cristo Rey. O arquivo 681211A foi fechado por falta de elementos suficientes, sem que se pudesse descartar a possibilidade de que tenha sido o planeta Vênus. O local com mais avistamento foi nas Canárias, com 10 casos descritos nos arquivos. Um dos mais bem documentados é o caso 741124, que ocorreu em 24 de novembro de 1974. A testemunha viajavam com sua família pela estrada norte da ilha Gra Canaria, quando viu um ponto luminoso branco, que deixava uma trilha luminosa. A velocidade era elevada e a altitude de 900 a 1.200 metros. Cerca de 15 minutos depois, às 19h45, o voo IB-098 decolou de Tenerife com destino a Las Palmas, e poucos minutos depois observou-se um UFO voando em sentido contrário.

A tripulação informou a torre de controle, que afirmou não existir tráfego nas redondezas. O Esquadrão de Vigilância Aérea foi contactado, e no documento está escrito que às 20h20, na radial 020º e 35NM se detectou um eco no radar a uma velocidade de 500 km/h. A descrição visual do UFO em todos esses casos coincide. A conclusão do relatório aponta que "a recompilação dos diferentes avistamentos concede uma inegável importância aos fatos descritos nessa noite nos céus do arquipélago, sendo este um caso realmente importante e dificilmente explicável". O caso mais recente ocorreu em 23 de fevereiro de 1995, em Morón de la Frontera. Um piloto do Esquadrão 211, regressando às 12h35 de uma missão, observou um objeto estacionário que, quando sua aeronave passou em suas proximidades, acelerou em grande velocidade no rumo oposto e desapareceu. Descrito no arquivo 01-MAEST-95, o arquivo informa que o piloto descreveu o UFO como de cor cinza claro e formato oval.

Arquivo 620806:

San Javier by EdmundoForbes on Scribd




Arquivo 780720:

agoncillo by EdmundoForbes on Scribd




Arquivo 741124:

Canarias by EdmundoForbes on Scribd




Consulte o arquivo 01-MAEST-95:

Moron by EdmundoForbes on Scribd



FONTE: REVISTA UFO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s