Pular para o conteúdo principal

Alinhamento estelar raro permitirá observar planetas em Alfa Centauro


Os astrônomos simularam todos alinhamentos da dupla Alfa Centauro com a estrela distante S5 até 2050. [Imagem: P. Kervella et al. - 10.1051/0004-6361/201629201]

Alfa Centauro

Astrônomos descobriram que um evento muito raro de lente gravitacional proporcionará uma oportunidade ideal para darmos uma espiada nos exoplanetas mais próximos do Sistema Solar, no sistema Alfa Centauro.

É difícil observar diretamente nossos exoplanetas vizinhos porque o binário Alfa Centauro é formado por duas estrelas. A luz de Alfa Centauro A e B ofuscam as observações dos planetas, cujo brilho é muitíssimo mais fraco.

Agora, astrônomos conseguiram mapear a trajetória do par estelar com uma margem de erro mínima. Isto permitiu prever todos os alinhamentos, até 2050, entre o par Alfa Centauro e as estrelas que se situam próximas olhando da Terra - mas que se encontram de fato muito mais longe no espaço.

Lente gravitacional

As lentes gravitacionais ocorrem quando um objeto massivo, como uma estrela, deforma o espaço à sua volta. A luz - vinda de um objeto distante - que passa próximo da estrela no seu trajeto até nós, segue um percurso curvo através desse espaço deformado. A estrela mais próxima atua como uma lente, curvando a luz do objeto distante.

Nos casos mais impressionantes, este efeito pode dar origem a um anel de Einstein, um círculo de luz em torno da estrela mais próxima. Uma vez que a quantidade de massa da estrela próxima determina exatamente como a luz é defletida, desvios no efeito de lente gravitacional podem ser usados para determinar a presença e a massa de planetas.

Devido à proximidade do sistema Alfa Centauro ao plano da Via Láctea, o campo estelar distante está densamente povoado, o que permitiu encontrar uma estrela de fundo que está quase perfeitamente alinhada com uma das estrelas do par Alfa Centauro.


Diagrama das trajetórias de luz na lente gravitacional. As imagens de objetos distantes formam algo como arcos ao redor de um objeto massivo intermediário.

Anel de Einstein

Um dos alinhamentos previstos acontecerá entre a estrela maior do par, chamada Alfa Centauro A, e uma estrela distante de fundo - provavelmente uma gigante vermelha - chamada S5.

Em maio de 2028, existe a forte possibilidade de a luz da S5 dar origem a um anel de Einstein em torno de Alfa Centauro A, o que nos dará a oportunidade única de procurar objetos planetários ou de baixa massa no sistema estelar mais próximo de nós.

O evento poderá ser observado pelo instrumento GRAVITY montado no Interferômetro do VLT (VLTI), pelo ALMA e pelo futuro E-ELT (European Extremely Large Telescope), o que dará uma boa oportunidade de determinar a massa de qualquer planeta com um elevado grau de precisão.

Isto é particularmente entusiasmante no caso da recente descoberta do planeta Próxima b, que orbita a terceira estrela desse mesmo sistema estelar, Próxima Centauro, e que assim poderá ser observado em maiores detalhes.

https://www.eso.org/public/images/ann16075a/zoomable/

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s