Pular para o conteúdo principal

A inclinação estranha do nosso Sol pode significar que o Planeta 9 realmente existe



Uma nova pesquisa publicada na Astrophysical Journal liga a inclinação estranha e inexplicável de seis graus do nosso Sol a um planeta ainda não descoberto no limite do nosso sistema solar. São mais evidências apontando que o Planeta 9 realmente existe.

Todos os planetas em nosso sistema solar orbitam em um plano em relação ao Sol (com poucos graus a mais ou a menos), mas esse plano é inclinado em seis graus em relação ao Sol. O motivo para esse ângulo não foi explicado. No entanto, os cientistas Mike Brown e Konstantin Batygin, do Caltech, e a estudante de pós-graduação Elizabeth Bailey, mostram em um novo estudo que um grande planeta a uma longa distância poderia produzir esse efeito.

Este ano, Batygin e Brown apresentaram algumas evidências da existência de um planeta desconhecido, com cerca de 10 vezes o tamanho da Terra e com um período orbital de cerca de 15 mil anos. A sua existência é inferida pelas configurações improváveis das órbitas de objetos distantes do cinturão de Kuiper – configurações que só poderiam ser explicadas por meio da presença de um grande corpo gravitacional nos limites do sistema solar.

No estudo mais recente, os pesquisadores afirmam que os efeitos gravitacionais do Planeta 9 também estão sendo sentidos no centro do sistema solar. “Pelo fato de o Planeta 9 ser tão grande e ter uma órbita inclinada em comparação aos outros planetas, o sistema solar não tem outra escolha senão se desalinhar lentamente”, disse Bailey em um comunicado.

A inclinação do sistema solar tem incomodado os astrônomos há anos, e eles não conseguiram chegar a explicações satisfatórias até agora. Normalmente, como os outros planetas no sistema solar orbitam em um plano horizontal, seu momento angular ajuda a manter todo o disco girando corretamente.


O Planeta 9 – se existir – tem uma órbita cerca de 30 graus desajustada do plano orbital dos outros planetas. Durante 4.5 bilhões de anos, essa diferença teria produzido a estranha inclinação de seis graus no Sol. (Imagem: E. Bailey et al., 2016)

Mas o Planeta 9 e sua órbita incomum – embora ainda hipotética – estaria causando uma oscilação no sistema. Cálculos anteriores sugerem que a órbita do Planeta 9 está cerca de 30 graus desajustada do plano orbital dos outros planetas. Curiosamente, dado o tamanho hipotético, a distância e o ângulo orbital dele, a diferença de seis graus de inclinação se encaixa perfeitamente.

“Isso continua a nos impressionar; todas as vezes que olhamos com cuidado, percebemos que o Planeta 9 explica alguma coisa sobre o nosso sistema solar que tem sido um mistério,” disse Batygin.

Para o futuro, os astrônomos gostariam de descobrir como o Planeta 9 alcançou essa órbita estranha e distante. Uma das teorias afirma que Júpiter o afastou conforme foi migrando para o interior do sistema solar.

Os astrônomos também precisam de uma evidência direta do Planeta 9, ou seja, precisam vê-lo de fato. Brown e Batygin estão trabalhando com astrônomos para fazer exatamente isso.

[Astrophysical Journal]

Imagem do topo: Conceito artístico do hipotético Planeta 9. Caltech/R. Hurt (IPAC)

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s