Pular para o conteúdo principal

Astrônomos flagram uma estrela ‘nova’ na constelação do Lobo



POR SALVADOR NOGUEIRA

Uma “nova” estrela apareceu no céu há coisa de cinco dias. E preste atenção às aspas, porque “nova” é só modo de dizer. Trata-se de um astro que já estava lá antes, mas subitamente aumentou seu brilho e se tornou visível da Terra.


Duas imagens feitas pelo astrônomo amador italiano Ernesto Guido mostram o antes e o depois da Nova Lupus 2016 (Crédito: Ernesto Guido)

A estrela foi detectada primeiro em imagens da ASAS, sigla para All Sky Automated Survey (Varredura Automática de Céu Inteiro), instalada no Observatório do Cerro Tololo, no Chile. Os estudos agora estão em andamento e observadores do mundo inteiro estão colhendo espectros, que sugerem que se trata mesmo de uma “nova” localizada dentro de nossa galáxia.

É importante fazer uma distinção entre “nova” e “supernova”. E trata-se de uma diferença de escala, como o próprio nome sugere. Ambas podem surgir pela detonação súbita de um cádaver estelar que atinge massa crítica ao roubar matéria de um astro companheiro. Mas enquanto, na nova, quem está surrupiando massa da vizinha é uma anã branca — cadáver deixado por uma estrela de baixa massa, como o Sol –, na supernova quem faz esse papel é uma estrela de nêutrons — remanescente da morte de uma estrela azul, de alta massa. (Um mecanismo alternativo, e mais conhecido, para a produção de uma supernova envolve a simples morte de uma estrela de alta massa; o colapso por si só produz uma explosão violentíssima.)

“Novas são aumentos súbitos de brilho em sistemas de estrelas binários cerrados, provocados por detonações termonucleares em material acumulado no objeto compacto — uma anã branca — do par”, explica Gabriel Hickel, astrônomo da Universidade Federal de Itajubá (MG). “Essas detonações repentinas podem aumentar em mais de 50 mil vezes o brilho do sistema. Em algumas ocaisões é possível ver a olho nu, como uma estrela, onde nada antes aparecia, por isso o termo ‘nova’.”


Imagem feita pelo astrônomo Gabriel Hickel, da Universidade Federal de Itajubá (MG), mostra a nova em contexto (Crédito: Gabriel Hickel)

Não é o caso, infelizmente, da Nova Lupus 2016 (assim chamada por estar na constelação do Lobo e ter sido detectada neste ano). Com magnitude entre 6,5 e 7, ela não é perceptível a olho nu, mas pode ser encontrada já com binóculos.

Esse brilho deve durar pelo menos por mais alguns dias, por vezes semanas, antes de a estrela voltar à baixa (e indetectável) luminosidade habitual.

Caso você queira procurar a nova, a constelação do Lobo fica na direção do sudoeste, do poente até por volta de 21h30.

FONTE: http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s