Pular para o conteúdo principal

Engenheiros descobriram algo incrível em rabiscos considerados irrelevantes de da Vinci



Nunca assuma que os rabiscos de Leonardo da Vinci são insignificantes. Esta é a conclusão de um novo estudo da Universidade de Cambridge, que mostra que uma página de rascunhos de 1493 de da Vinci — previamente considerada irrelevante por historiadores — é na verdade a primeira demonstração escrita das leis de atrito.

É altamente reconhecido que da Vinci tinha uma excepcional compreensão da lei de atrito séculos antes do termo tribologia existir. Nestes rascunhos de máquinas complexas, o inventor renascentista incorporou o atrito no comportamento de rodas, estruturas e polias, reconhecendo seu papel em limitar a operação e a eficiência. Ainda não se sabe quando e como exatamente Leonardo da Vinci desenvolveu suas ideias sobre atrito.

Agora, uma detalhada cronologia organizada pelo professor de engenharia Ian Hutching, de Cambridge, mostra o momento eureka de da Vinci que estava em um pedaço de papel amarelado datado de 1493.

Mantido no Victoria and Albert Museum, de Londres, esta página de caderno foi tema de diversos debates acadêmicos há uns anos, por causa de um fraco rascunho de uma mulher velha na parte superior, seguida pela seguinte frase “cosa bella mortal passa e non dura”, que significa “uma beleza mortal passa e não dura”. No entanto, rascunhos abaixo dessas palavras ameaçadoras foram ignorados pelo diretor do museu na década de 20 e foram consideradas “notas irrelevantes e diagramas feitos em giz vermelho.”


Um rascunho posterior de um sistema de polias de um dos cadernos de Leonardo da Vinci. Universidade de Cambridge

Como Hutchings explica em seu estudo, esses rascunhos em vermelho na verdade são um momento fundamental na história da tribologia. Elas mostram blocos sendo puxados pelo peso de uma polia — o mesmo tipo de experimento usado na introdução deste conceito que demostra como a lei do atrito funciona. O estudo ainda traça 20 anos de investigação de atrito feitos por da Vinci, de sua concepção inicial a demonstrações complexas.

“Os rascunhos e textos mostram que Leonardo entendeu os fundamentos do atrito em 1493”, disse Hutchings em um comunicado. “Ele sabia que a força do atrito agindo entre duas superfícies de deslizamento é proporcional às cargas de prensagem das superfícies juntas, e que o atrito é independente da área aparente de contato entre duas superfícies. Essas são as leis de atrito que nós usamos atualmente e creditamos ao cientista francês Guillaume Amontons, que descobriu isso 200 anos depois.”

Acho que a grande conclusão aqui é que nós deveríamos encorajar cientistas e engenheiros a se debruçaram sobre todas as notas antigas de Leonardo da Vinci. Quem sabe não são encontradas outras ideias incríveis?

[University of Cambridge News]

Imagem do topo mostra escrito de Leonardo da Vinci. Crédito: V&A Museum, London

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s