Pular para o conteúdo principal

Cientistas encontraram o primeiro caso de nuvens carregadas fora do nosso sistema solar



Uma equipe de pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Santa Cruz, detectaram pela primeira vez nuvens carregadas de água fora do nosso sistema solar, numa anã marrom conhecida como WISE 0855, a 7.2 anos-luz de distância da Terra.

O estudo original sobre a WISE 0855 foi publicado em maio na revista Astrophysical Journal Letters, por uma equipe da Universidade da Califórnia, em Santa Cruz, e da NASA. Os cientistas fizeram novas descobertas e atualizaram a pesquisa sobre a anã, que foi descoberta em 2014 pelo telescópio Wide-field Infrared Survey Explorer (WISE).

As nuvens carregadas já tinham sido detectadas no primeiro estudo, mas os dados fotométricos eram limitados. Imagens infravermelho mais profundas eram necessárias para confirmar o caso. Utilizando o telescópio do Observatório Gemini, no Havaí, os pesquisadores puderam colher mais informações utilizando um espectroscópio, confirmando que a atmosfera da anã é “dominada por vapor d’água e nuvens.”

“Ela [a WISE 0855] é cinco vezes mais opaca do que qualquer outro objeto espacial já detectado com um espectroscópio na Terra, nesse comprimento de onda” disse Andrew Skemer, co-autor do estudo e professor assistente de astronomia e astrofísica da Universidade da Califórnia em Santa Cruz. “Agora que temos um espectro, podemos começar a pensar no que está acontecendo por lá.”

Ela é considerada uma “estrela fracassada”, porque sua formação foi igual a das estrelas, mas não conseguiu atingir tamanho o suficiente para iniciar a fusão do hidrogênio em seu núcleo.

Em comparação com outros planetas do nosso sistema solar, a WISE 0855 tem composição parecida com a de Júpiter, embora seja um corpo muito maior — cinco vezes maior, na verdade. Sua temperatura média é de 250 Kelvin, ou 23 graus Celsius negativos, temperatura relativamente semelhante a de Júpiter, que costuma estar nos 130 Kelvin.

Há outra semelhança entre os dois: as características de absorção de água. Os cientistas, porém, notaram que Júpiter possui fosfina em abundância em sua atmosfera, fazendo com que ela seja mais conturbada, o que não acontece na anã marrom.

Os pesquisadores esperam que o telescópio WISE ajude a descobrir mais anãs marrons que permitirão estudar as propriedades da atmosfera de Júpiter, mas em outro corpo. Com esses resultados, eles também esperam entender melhor a natureza das nuvens fora da Terra e as atmosferas de planetas mais gelados.

Imagem do topo: Conceito artístico da WISE 0855. Por: NASA/JPL-Caltech/Penn State University.

[Scientific American]

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s