Pular para o conteúdo principal

A forma surpreendentemente óbvia que podemos caçar vida alienígena



Uma equipe de astrônomos está propondo uma nova forma de caçar vida inteligente que parece bem óbvia quando você para pra pensar: nós precisamos ser os alienígenas. Ou, ao menos, precisamos nos colocar no lugar deles e pensar em que parte do céu precisamos estar para que consigam nos ver.

Encontrar outros seres como nós certamente mudaria o mundo, mas não é algo simples de ser feito. A Busca por Inteligência Extraterrestre (SETI, na sigla em inglês) está atrás deles desde a década de 1960, e até agora só conseguiu vasculhar uma pequena parte do céu em busca de sinais de rádio.

Astrobiólogos já propuseram diversas formas de melhorar a busca: nos concentrando em aglomerados ricas em estrelas, ou então direcionando nossos instrumentos para o centro galático, onde as taxas maiores de formação estelar implicam em mais possibilidades de encontrar mundos habitáveis – ou talvez, o mais importante, onde uma espécie inteligente possa ter instalado um farol.

Outra forma de pensar sobre o problema é perguntar onde no cosmos a vida alienígena poderia nos ver. Se existem pessoas por aí buscando mundos habitáveis da mesma forma como estamos, onde eles precisam estar para espionar um planeta com 70% da superfície coberta por oceanos, uma atmosfera rica em nitrogênio, orbitando a 149.600.000 km de uma estrela tipo-G, mais ou menos no meio do caminho entre o centro galático e a borda da Via Láctea?

Se nossos vizinhos cósmicos conseguirem ver a Terra conforme ela transita o Sol, então, dizem René Heller e Ralph Pudritz no Astrobiology, eles podem estar nos enviando um sinal. É por isso que Heller e Pudritz sugerem que devemos voltar os ouvidos para a “zona de trânsito” da Terra, uma pequena faixa do espaço contendo aproximadamente 100.000 estrelas em potencial.

100.000 parece muita coisa, mas é muito menos assustador quando você considera as 100 bilhões de estrelas na Via Láctea – e é esse o volume do espaço que conseguimos ver com nossos telescópios de rádio. No ano passado, o bilionário russo Yuri Milner inaugurou o Breakthrough Listen, um esforço de US$ 100 milhões para descobrir vida alienígena. Isso significa que agora o SETI tem tanto uma fonte de financiamento quanto um potencial mapa a seguir.

Em relação a qualquer argumento “nós deveríamos olhar ali para encontrar aliens!”, tem muita coisa que não sabemos ainda. Não sabemos se existem alienígenas por aí. Se existir vida inteligente em algum lugar, não podemos garantir de maneira alguma que eles usem telescópios e ondas de rádio para estudar as estrelas. Na verdade, filósofos e pesquisadores do SETI defendem que qualquer civilização que conseguirmos detectar será uma civilização bem antiga – e, assim, eles podem ter um conhecimento tecnológico muito superior ao nosso. Talvez não seja uma boa ir atrás deles. Talvez eles não queiram ser vistos.

Mas está na nossa natureza explorar e fazer essas perguntas. E se vasculhar a zona de trânsito da Terra aumenta a chance de acabar com a nossa solidão cósmica – e ainda encontrar vida inteligente com conhecimento tecnológico comparável ao nosso – eu diria que vale o esforço.

[Astrobiology via Motherboard]

Imagem de topo: Cluster Abel 1689, via Wikimedia

FONTE: RT NOTICIAS

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s