Pular para o conteúdo principal

Astronomia: Baby Boom na Via Láctea


Hubble detecta monstruosa nuvem de gás que se encaminha para despencar sobre nossa galáxia.

POR SALVADOR NOGUEIRA

ATIRADA
Dizem que tudo que sobe tem de descer. Isso não é exatamente verdade, pois algumas coisas podem atingir velocidade de escape e não cair nunca mais. Mas não foi isso que aconteceu a uma monstruosa nuvem de gás que de algum modo foi ejetada da Via Láctea 70 milhões de anos atrás.

SOBE-DESCE
Jogada para longe por um processo não identificado, essa enorme massa gasosa subiu, subiu, e agora está caindo de volta na direção da nossa galáxia. Descoberta em 1963 pela astrônoma Gail Smith, a nuvem tem uma composição em que, a exemplo do resto do Universo, predomina o hidrogênio.

MADE IN MILKY WAY
Contudo, há nela também uma certa quantidade de elementos mais pesados, e essa “assinatura” atrela sua origem ao disco mais externo da Via Láctea. Nossa galáxia é uma espiral, como muitas que o Telescópio Espacial Hubble fotografa por aí. Ela é composta por grandes quantidades de gás e cerca de 200 bilhões de estrelas, das quais o Sol é apenas uma delas.

PISA NO FREIO, ZÉ!
Por falar em Hubble, um grupo de astrônomos nos Estados Unidos acaba de usá-lo para estudar a tal Nuvem de Smith e constatar que ela não só já se afastou o tanto que tinha para se afastar da nossa galáxia, como está agora despencando de volta, caindo a mais de 1 milhão de km/h!



BABY BOOM
Quando ela chegar de volta ao disco da Via Láctea, em mais uns 30 milhões de anos, o que vai rolar? Nada traumático, pelo menos para nós. Mas o choque vai concentrar o gás na região exterior do disco galáctico e iniciar um “baby boom”. Os astrônomos estimam que o processo poderá gerar cerca de 2 milhões de novos sóis.

O CICLO RECOMEÇA
Em torno dessas novas estrelas, nascerão famílias de planetas, alguns dos quais certamente similares ao nosso. Será que em mais alguns bilhões de anos pelo menos um deles abrigará alguém capaz de constatar que tudo que sobe, ou pelo menos quase tudo, tem de descer?



FONTE: http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s