Pular para o conteúdo principal

Vídeo de ator que diz ter visto óvni não é montagem, diz professor


Especialista da Unesp analisou se imagem feita em voo passou por edição.
Rodrigo Andrade postou vídeo que mostra objeto acompanhando aeronave.

O vídeo feito pelo ator Rodrigo Andrade que mostra um objeto voador não identificado (óvni) durante um voo particular entre o Rio de Janeiro e Campinas (SP) é autêntico e não é uma montagem, segundo análise das imagens feita por um professor de comunicação da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp).
A imagem foi postada pelo ator no Facebook, em 31 de dezembro de 2015, e já foi visualizado mais de 400 mil vezes até a tarde desta quarta-feira (6). "A gente tá acompanhando um objeto aqui não identificado acompanhando a nossa aeronave", disse o ator.
No vídeo, um objeto luminoso muda de tamanho constantemente e ele não aparece no radar da aeronave e nem é captado pela torre de controle da Força Aérea Brasileira (FAB), segundo o piloto que comandava o voo particular, que saiu do aeroporto Santos Dumont com destino a Viracopos.
Procurada pelo G1, a FAB não informou até a publicação desta reportagem se houve registro de interferência em operações aéreas na data e horários informados pelo ator Rodrigo Andrade.


Objeto não foi detectado por radar da aeronave, segundo ator (Foto: Reprodução/Facebook)

De acordo com o professor Willians Cerozzi Balan, da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (Faac) da Unesp de Bauru, especialista em edição de imagens, o vídeo postado pelo ator é autêntico e não há evidências de montagem das imagens.
"O que está na imagem, eu não posso afirmar, o que eu posso afirmar é que o vídeo não é uma montagem, ele é um vídeo autêntico de algo que estava acontecendo lá", disse após analisar o vídeo a pedido do G1.
A análise foi feita com softwares de edição de imagens e com o vídeo ampliado e em alta resolução. As imagens foram analisadas por meio de observação quadro a quadro, com aplicação de zoom e filtros apropriados em detalhes dos elementos.
Hipóteses descartadas
Além do objeto não identificado, o especialista analisou também o radar da cabine de controle da aeronave, que também é filmada pelo ator. "O piloto cita que num raio de 40 milhas não há nenhum registro do objeto no radar; portanto se supõe que o objeto esteja além desta distância".
O professor explicou também que não existe hipótese de objeto não identificado no céu ser um balão. "Considerando o tamanho proporcional, a forma e os movimentos, não se pode afirmar que o objeto seja um balão", afirmou na análise.
Balan descartou também que a imagem seja um reflexo de algo no interior do avião. "O objeto está em constante movimento, com evoluções sobre seu próprio corpo, com a aparência de uma estrutura molecular compacta, não é reflexo de algum objeto luminoso dentro da cabine".
Vídeo
O vídeo gravado pelo ator da TV Globo Rodrigo Andrade foi feito no dia 12 de outubro de 2013 e postado apenas recentemente por uma preocupação do artista, natural de Altinópolis (SP). "Eu fazia novela das 21h na época e eu sabia que daria uma repercussão muito grande, que não somaria na minha carreira", afirmou em entrevista ao G1.
Ao ver o objeto, Andrade diz ter ficado intrigado com a imagem. "Era uma luz que estava acompnhando a nossa aeronave e era um óvni, mas muita gente confunde, fala que é óvni já acha que é ET, mas é um objeto voador que não foi identificado", disse.
"Não apareceu nos radares e não tinha como identificar, era como uma luz, parecia um farol contra a gente, que ficava mudando a intensidade, mas pode ser várias coisas, não posso dizer o que era, mas era uma luz que não parecia ser uma estrela nem lua e que durou muito tempo".


Óvni filmado pelo ator Rodrigo Andrade durante voo (Foto: Reprodução/Facebook)

FONTE: http://g1.globo.com/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s