Pular para o conteúdo principal

Explosão descomunal brilha 20 vezes mais que Via Láctea


Ilustração artística da superexplosão cósmica, que emitiu luz equivalente a 20 galáxias inteiras.[Imagem: Wayne Rosing]

Super explosão cósmica

Astrônomos flagraram a maior explosão cósmica já documentada, tão grande que não cabe em nenhuma teoria.

A princípio, eles estão considerando ser a supernova mais brilhante jamais vista - uma "super supernova" -, mas ainda resta imaginar o que seria o misterioso objeto em seu centro, que teria gerado explosão tão descomunal.

O que se viu foi uma bola de gás quente, a 3,8 bilhões de anos-luz da Terra, irradiando energia equivalente a 570 bilhões de sóis - se isso não lhe dá uma ideia da dimensão, é aproximadamente 20 vezes toda a luz irradiada simultaneamente pelas mais ou menos 100 bilhões de estrelas que compõem nossa Via Láctea.

A explosão está sendo chamada ASASSN-15lh.

A julgar pelas medições feitas até agora, no coração dessa explosão está um objeto um pouco maior do que 16 quilômetros de diâmetro - mas que objeto é este é algo que os astrônomos ainda não têm uma ideia clara.

Estrela-bomba

"Nós temos que nos perguntar, como é que é possível?" confessou Krzysztof Stanek, membro da equipe. "É preciso muita energia para brilhar tão fortemente, e a energia tem de vir de algum lugar."

"A resposta honesta neste ponto é que nós não sabemos o que poderia ser a fonte de energia da ASASSN-15lh", admite Dong Subo, principal autor da análise.

Para não ficar totalmente no escuro, a equipe sugeriu uma primeira hipótese. A supernova poderia ter sido gerada por um tipo extremamente raro de estrela, chamada magnetar de milissegundos, um tipo de estrela magnética que desafia a teoria dos buracos negros.

Mas, para brilhar tanto, este magnetar teria que girar pelo menos 1.000 vezes por segundo e converter toda a energia de rotação em luz com quase 100% de eficiência. Seria o exemplo mais extremo de um magnetar que os astrônomos acreditam ser fisicamente possível.


À esquerda, uma imagem anterior da galáxia onde ocorreu a explosão. À direita, observe como o brilho da explosão torna mais tênue o brilho de tudo o mais ao redor. [Imagem: The Dark Energy Survey/B. Shappee/ASAS-SN]

Super supernova

A explosão foi flagrada por astrônomos amadores em junho de 2015, e a seguir estudada pelo projeto ASAS-SN (All Sky Automated Survey for SuperNovae), uma colaboração internacional sediada na Universidade Estadual de Ohio, nos EUA, que utiliza uma rede de telescópios ao redor do mundo para fazer a varredura do céu a cada duas ou três noites procurando por supernovas.

Essa rede de telescópios é capaz de identificar supernovas normais a até cerca 350 milhões de anos-luz da Terra. Mas essa "super-supernova" nada tem de normal. Na verdade, se for mesmo uma supernova, é a maior já vista e, potencialmente, a maior possível.

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s