Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Setembro 20, 2015

Fenômenos superlua e lua de sangue se encontram nos céus neste domingo

Este será um ótimo final de semana para observar nosso satélite natural: uma Superlua e a quarta e última Lua de Sangue de 2014-2015 ocorrem neste domingo (27), e tudo isso poderá ser visto de todas as cidades do Brasil.

O fenômeno que ‘pinta’ a Lua de vermelho é conhecido por Tétrada, quando quatro eclipses lunares que deixam a lua com tons avermelhados ocorrem no decorrer de dois anos. Isto ocorre porque a luz do Sol que já tiver passado pela atmosfera da Terra filtrará a maior parte da luz azul da Lua, pintando ela de vermelho — por isso o nome de Lua de Sangue.

As duas primeiras luas vermelhas do ciclo 2014-2015 ocorreram em abril e setembro do ano passado, a terceira ocorreu em abril deste ano e a última ocorre agora, neste domingo. Alguns profetas chegaram até mesmo a dizer que este seria um sinal para o fim do mundo – afirmações obviamente sem fundamentos.

E quanto à Superlua? Este é outro fenômeno natural que ocorre quando a Lua cheia acontece ao mesmo tempo em que o satélite…

Físicos quebram recorde ao teletransportar informação quântica por 100 km de fibra

Uma equipe de pesquisadores do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST) quebrou o recorde de distância de teletransporte por fibra ótica, mostrando que é possível transferir informação quântica por quase 100 km. Isto será bem útil na criação de uma internet incrivelmente rápida.

O teletransporte quântico não é bem a mesma técnica usada em Star Trek: em vez disso, é um processo de transferência — que cientistas também chamam de “reconstrução remota” — no qual o estado quântico de uma informação é mantido enquanto ela é enviada para outro lugar.

Os pesquisadores mostraram duas coisas: é possível realizar comunicação quântica em cabos comuns de fibra ótica (isso geralmente é feito pelo ar); e é possível levar dados na fibra ótica até três vezes mais longe que o recorde anterior.

Os cientistas do NIST conseguiram transferir o estado quântico de um fóton por 102 km, em cabos de fibra ótica pelo laboratório, até outro fóton. O experimento foi detalhado na revista científica Optica…

As estranhas estrelas rombudas e seus discos que brilham

Modelo da estrela Be Achernar, ilustrando duas das peculiaridades dessa classe de estrelas: a expansão do equador estelar e o direcionamento do fluxo luminoso para os polos. [Imagem: Daniel Moser Faes]

Estrelas Be

Astrônomos brasileiros e canadenses estão começando a lançar algumas luzes sobre um dos tipos mais estranhos de estrela que se conhece.

As estrelas do tipo Be são objetos tão estranhos que mesmo astrofísicos não envolvidos diretamente em seu estudo se surpreendem com a sua descrição.

É que esse tipo de astro possui ao redor um disco de plasma - átomos, íons positivos e elétrons - que, embora não seja o material capaz de dar origem a planetas, pode ser descrito pelos mesmos princípios físicos que regem os discos protoplanetários, como aquele que deu origem ao nosso Sistema Solar.

"Como essas estrelas giram muito rapidamente, o material da superfície do equador estelar fica fracamente ligado à estrela, em termos gravitacionais, e acaba sendo ejetado. Esse material aglome…

O segredo para colonizar Marte pode estar nestes pequenos micróbios verdes

Há muito tempo, um clã de ousados micróbios chamados cianobactérias ajudaram a transformar uma Terra sem vida em uma biosfera vibrante. Agora, estas mesmas criaturas podem ser o segredo para colonizar Marte.

As plantas terão um trabalho difícil na superfície hostil do planeta vermelho, mas as cianobactérias lidam com ambientes extremos há eras. Um estudo liderado pelo astrobiólogo Cyprien Verseux, do Instituto de Pesquisa Ames da NASA, argumenta que podemos fazer estas pequenas máquinas de fotossíntese produzirem diversos recursos de que precisamos para sobreviver – incluindo comida, oxigênio e até medicamentos.

Abaixo seguem algumas maneiras nas quais as cianobactérias podem nos ajudar a construir uma colônia marciana.

Extrair elementos
Na ficção científica, vemos humanos colhendo em campos de trigo abaixo dos céus marcianos e cultivando fileiras de batatas dentro de habitats climatizados. Mas, na realidade, cultivar qualquer tipo de planta em Marte será um desafio, já que o solo ma…

Edward Snowden diz que alienígenas não são ouvidos devido à criptografia

Neil deGrasse Tyson entrevista Edward Snowden no podcast StarTalk

Afirmação foi feita em entrevista ao programa StarTalk, do astrofísico e apresentador Neil deGrasse Tyson

StarTalk é um podcast produzido pela Curved Light Productions, e apresentado pelo astrofísico Neil deGrasse Tyson. Este, além de diretor do Planetário Hayden no Museu Americano de História Natural, tornou-se mundialmente conhecido ao apresentar a série Cosmos: Uma Odisseia no Espaço e Tempo, nova versão do celebrado programa elaborado e apresentado pelo saudoso Carl Sagan. Em StarTalk, Tyson recebe convidados para uma conversa sobre astronomia, ciência, cultura pop e assuntos relacionados.

Na mais recente edição do programa o entrevistado foi Edward Snowden, ex-funcionário da Inteligência norte-americana que revelou ao mundo um grande e complexo esquema de espionagem dos Estados Unidos, que envolveu até mesmo nações aliadas. Snowden tem estado refugiado em Moscou, na Rússia desde então, e sua conversa com Tyson foi…

Inteligência artificial: máquinas que pensam devem surgir 'até 2050'

Pesquisas sobre inteligência artificial avançaram a partir dos anos 1990 com nova abordagem

Especialistas acreditam que a inteligência das máquinas se equiparará à de humanos até 2050, graças a uma nova era na sua capacidade de aprendizado.

Computadores já estão começando a assimilar informações a partir de dados coletados, da mesma forma que crianças aprendem com o mundo ao seu redor.
Isso significa que estamos criando máquinas que podem ensinar a si mesmas a participar de jogos de computador – e ser muito boas neles – e também a se comunicar simulando a fala humana, como acontece com os smartphones e seus sistemas de assistentes virtuais.
Fei-Fei Li, professora da Universidade de Stanford e diretora do laboratório de visão computacional da instituição, passou os últimos 15 anos ensinando computadores a enxergar.
Seu objetivo é criar olhos eletrônicos para robôs e máquinas e torná-los capazes de entender o ambiente em que estão.

Metade da capacidade cerebral de um humano é usada no …

Como os exames de DNA auxiliam na solução de crimes

Em seriados e filmes policiais, é bastante comum vermos exames de DNA identificarem suspeitos com uma tremenda velocidade: é só achar uma mísera pista na cena do crime e bingo! O computador encontra nome, sobrenome, endereço, telefone e até se o dono da amostra em questão está em dia com o Imposto de Renda. Como isso funciona de verdade?

Bem, o teste não sai em minutos e ele não tem uma base de dados tão completa como esta. Mas ele não chega a demorar semanas, como pode-se acreditar, e sim apenas algumas horas – menos de um dia, em grande parte dos casos. E já existem estudos e pesquisas que batalham para tornar realidade o que se pode chamar de um “retrato falado biológico”, no qual características físicas do indivíduo são encontradas nas amostras.

O teste de DNA

Primeiro, vamos entender o que é o exame de DNA e como ele é feito.

O DNA (ou ADN, de ácido desoxirribonucleico, em português) é um composto orgânico que contêm o nosso banco de dados genéticos, por assim dizer, cuja função…

Os números realmente existem?

Uma questão simples para você pensar um pouco: números existem? Sério, eles existem mesmo?

Como explica Mark Jago, da Universidade de Nottingham, neste vídeo do canal Numberphile, é muito difícil descobrir o que números são, na verdade, já que eles não são coisas físicas, tangíveis.

Jago levanta algumas teorias que são usadas para explicar esta questão. A primeira – o platonismo – diz que números existem, mas não como coisas físicas. “Você pode pensar neles como entidades fictícias, como Sherlock Holmes, ou míticas, como Pégaso. Elas existem, nas nossas imaginações, nas nossas mentes.”

No entanto, essa teoria tem problemas. Sherlock Holmes foi inventado, e não parece que alguém, um belo dia de manhã, sentou diante de sua máquina de escrever e inventou o número sete, por exemplo. “O número sete sempre foi o número sete. Pelo menos é o que eu acho. Sempre existiu a expressão ‘sete coisas’.”

Outro jeito de pensar é encarar os números como símbolos que criamos – trata-se do intuicionismo…

Astrônomos registram órbita de exoplaneta a 600 trilhões de quilômetros

E… o vídeo tem literalmente seis segundos de uma bolha pixelizada. Mas antes de você começar a rir, saiba o seguinte: capturar esse trânsito planetário que você testemunhará não foi nada fácil.

Você está olhando para Beta Pictoris b, um planeta gasoso – composto principalmente de hidrogênio e hélio – com 10 a 20 vezes a massa de Júpiter e que orbita uma estrela a 60 anos-luz de distância. Isso dá mais ou menos 568.000.000.000.000 km de distância de nós, e estamos conseguindo ver!

Se você ainda não está impressionado, tente ver por esse lado: o Beta Pictoris b tem um brilho mais ou menos um milhão de vezes mais fraco do que a sua estrela-mãe – e ainda conseguimos visualizá-lo.

Da nossa perspectiva, o Beta Pictoris b deveria ser completamente engolido pelas luzes das estrelas. Ainda assim, uma equipe de astrônomos liderada por Maxwell Millar-Blanchaer , da Universidade de Toronto (Canadá), conseguiu detectar o planeta graças a uma engenharia óptica incrível.

O telescópio Gemini Sul, no…

Mulheres que viram suposto ET em Varginha quebram silêncio e descrevem a criatura

As três mulheres que disseram ter visto uma criatura estranha, o que desencadeou no famoso e misterioso caso do ET de Varginha, quebraram o silêncio quase 20 anos depois em uma entrevista exclusiva a Geraldo Luís. As duas irmãs e a amiga descreveram em detalhes como era a criatura com que se depararam e voltaram ao local onde tudo aconteceu. O militar Marco Eli Chereze, em um ato de bravura, capturou o suposto ET em janeiro de 1996. Poucos dias depois do contato com a criatura misteriosa, ele adoeceu e morreu. A morte é, ainda hoje, quase 20 anos depois, um dos pontos a serem esclarecidos no caso ET de Varginha. Geraldo Luís entrevistou com exclusividade o médico Cesário Furtado, que foi responsável por tratar Marco Eli Chereze quando ele ficou doente.



FONTE: Rede Brasileira de Pesquisas Ufológicas



Este modelo do sistema solar em escala construído em um lago seco é incrível

Esse projeto e o curta que o acompanha, To Scale: The Solar System, de Wylie Overstreet e Alex Gorosh, é tão incrível e bem executado que vai me fazer sonhar com o cosmos pelo resto da vida. A premissa é simples: construir um modelo do sistema solar em escala. O resultado, feito em um trecho de 11 quilômetros em um lago seco no estado de Nevada, nos EUA, é simplesmente fantástico.



Wylie Overstreet explica:

Em um lago seco em Nevada, um grupo de amigos construiu o primeiro modelo em escala do sistema solar com órbitas planetárias completas: uma ilustração verdadeira do nosso lugar no universo.

Vemos as órbitas de cada planeta, até onde elas vão e se distanciam uma das outras, e qual o tamanho delas. Vale a pena assistir. Várias e várias vezes.



FONTE: http://gizmodo.uol.com.br/

Tente pousar um foguete da SpaceX neste jogo em flash

Pousar um foguete na vertical da mesma forma que ele levanta voo é um tremendo de um desafio. E é por isso que a SpaceX ainda não conseguiu atingir esse objetivo, e é também pelo mesmo motivo que este jogo em flash sobre o pouso do Falcon 9 vai te frustar por horas.

O SpaceX Falcon 9 Lander é uma divertida versão do clássico Lunar Lander que testa as suas habilidades no equilíbrio do impulso, rotação, descida e economia do restante do seu combustível para pousar o foguete com segurança em uma plataforma flutuante.

A versão em flash é um pouco menos estressante que pousar o Falcon 9 na vida real, já que você não vai gastar milhões de dólares toda vez que cometer um erro — mas apenas isso. Se você quer relaxar durante o seu tempo livre durante a tarde, esse não é o jogo para você. Mas caso você queira se sentir tão frustrado quanto o Elon Musk, pode começar a jogar.

FONTE: http://gizmodo.uol.com.br/