Pular para o conteúdo principal

Darwin, um processador neuromórfico com plasticidade cerebral


Foto do processador neuromórfico (esquerda) e da placa de demonstração (direita). [Imagem: Science China Press]

Processamento com poucos recursos

Engenheiros chineses construíram um processador neuromórfico - que imita o funcionamento do cérebro - usando a tradicional técnica CMOS de fabricação de circuitos eletrônicos.

A técnica é a mais simples disponível, a mesma escolhida, por exemplo, para fabricar o processador neuromórfico da IBM e o alemão Spikey, que vem rodando programas que imitam comportamentos desde 2014.

O "neuroprocessador" chinês, batizado de Darwin, foi fabricado usando o processo CMOS de 180 nanômetros, enorme para os padrões da indústria, mas largamente disponível em laboratórios de universidades.

Ele possui 2.048 neurônios, mais de 4 milhões de sinapses artificiais e 15 diferentes possíveis retardos sinápticos, o que dá ao Darwin uma elevada capacidade de reconfiguração, permitindo ajustar vários parâmetros dos neurônios e das próprias sinapses - uma espécie de "plasticidade neural artificial".

Segundo os professores De Ma (Universidade Hangzhou Dianzi) e Zhu Xiaolei (Universidade Zhejiang), o objetivo do processador neuromórfico é acelerar os algoritmos em hardware, de olho em aplicações com limitações de recursos, como dispositivos com eletrônica embarcada e aparelhos da Internet das Coisas.

Redes neurais pulsadas

O processador Darwin é baseado em uma rede neural pulsada, um tipo de rede neural de inspiração biológica que processa informações com base em "disparos" discretos no tempo, como os disparos dos neurônios - em comparação com os "clocks" contínuos dos processadores eletrônicos tradicionais.

A tentativa de fazer com que os computadores imitem o cérebro faz parte do campo das redes neurais artificiais (RNAs), um tipo de sistema de processamento de informações que imita os princípios dos cérebros biológicos, já amplamente utilizadas em software, em aplicativos como reconhecimentos de padrões, processamento de sinais, sistemas de apoio à decisão, ou, de forma mais geral, na inteligência artificial.

As redes neurais pulsadas (RNP) representam uma categoria de RNA inspirada no funcionamento do cérebro biológico, executando o processamento dos dados de forma discreta, o que é biologicamente mais realista do que as RNAs clássicas, podendo atingir uma relação desempenho-consumo de energia muito melhor.

Como elas utilizam disparos aleatórios para o processamento e a transmissão de dados, de forma semelhante às redes neurais biológicas, essas redes podem ser adequadas para análise e processamento de sinais neurais reais - nas neurociências e na medicina em geral - além de viabilizarem a construção de interfaces cérebro-computador.

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s