Pular para o conteúdo principal

Stephen Hawking participa de projeto para encontrar alienígenas


Yuri Milner, patrocinador, Stephen Hawking e Martin Rees no lançamento do novo projeto

O projeto Breakthrough Listen foi lançado pelo bilionário russo Yuri Milner, PhD em física que largou a disciplina para enriquecer com a internet. Milner, batizado em honra ao primeiro cosmonauta, Yuri Gagarin, já concedeu diversos prêmios de dezenas de milhões de dólares a físicos, biólogos e matemáticos. Para o novo projeto ele concedeu um financiamento de 100 milhões de dólores, a serem investidos ao longo de dez anos. Ao jornal The Guardian ele declarou: "É nossa responsabilidade usar os melhores equipamentos que temos para tentar responder à maior questão de todas: estamos sozinhos? Não podemos nos permitir não fazer isso".

Para realizar o novo projeto de buscar por sinais de rádio provenientes de civilizações alienígenas, o projeto contratou observatórios nos Estados Unidos e Austrália. O Observatório de Green Bank é o maior radiotelescópio móvel do mundo e trabalhará em conjuto com o Observatório Parkes em New South Wales, na Austrália. Além deles, o Observatório Lick, na Califórnia, fará buscas por transmissões em laser, sendo capaz de captar sinais de 100 W provenientes de estrelas próximas. Green Bank e Parkes podem perceber um sinal equivalente ao de um radar aeronáutico emitido de planetas situados nas 1.000 estrelas mais próximas. E se existirem civilizações capazes de emitir sinais 10 vezes mais potentes que o radiotelescópio de Arecibo, em Porto Rico, e situadas no centro da Via Láctea, a 30.000 anos-luz de distância, também poderão ser encontradas pelos instrumentos.

Milner acrescentou: "Isto foi uma vez um sonho, agora é uma autêntica busca científica. No século XXI iremos descobrir a respeito da vida em escala galáctica". Stephen Hawking comentou: "Acreditamos que a vida surgiu espontaneamente na Terra, então em um Universo infinito devem existir outras ocorrências parecidas. Em algum lugar do Cosmos talvez a vida inteligente esteja observando o céu, buscando o significado de tudo. É tempo de nos comprometermos a descobrir a resposta para a busca da vida além da Terra e a Breakthrough Initiate está assumindo esse compromisso". Hawking acredita que o projeto seguramente dará frutos, mesmo que não encontre qualquer sinal. O físico afirmou que não provaria que estamos sozinhos, mas nos ajudaria a avaliar melhor as possibilidades.

BUSCA SERÁ REALIZADA EM ESCALA INÉDITA

Lorde Martin Rees, Astrônomo Real, disse que não existem garantias de sucesso, porém os ganhos da iniciativa podem ser colossais. Ele ainda especulou, dizendo que se descobrirem vida alienígena esta poderá ser orgânica como nós mesmos, ou poderá se revelar como as máquinas criadas por uma civilização há muito extinta. Rees lembrou que as chances aumentaram consideravelmente com a descoberta de exoplanetas situados na região habitável de seus sistemas, e comentou: "A tecnologia permite buscas muito mais sensíveis atualmente, não necessariamente com os maiores telescópios, mas com a instrumentação mais sensível, e poderemos agora estender em muito o que foi feito antes". Frank Drake, que em 1960 realizou a primeira busca por sinais de rádio de civilizações extraterrestres, afirmou que os desenvolvimentos em tecnologia digital permitirão uma sensibilidade incomparavelmente maior dos instrumentos e no processamento dos sinais captados.


O Observatório de Green Bank, um dos instrumentos a serem utilizados no projeto

Paralelamente ao evento, Yuri Milner anunciou também um projeto paralelo chamado Breakthrough Message, com a finalidade de estudar a ética de enviar mensagens ao espaço, com o objetivo de produzir meios de também decifrar qualquer mensagem alienígena captada. O Breakthrough Listen terá início em 2016, será de 50 a 100 vezes mais potente que qualquer busca anterior e será realizada sistematicamente por muito mais tempo do que feito antes. Stephen Hawking ainda afirmou: "A humanidade tem uma profunda necessidade de explorar, de aprender e de saber. Também somos criaturas sociáveis e é importante para nós sabermos se estamos ou não sozinhos". Martin Rees comentou: "Vamos buscar ouvir a vida alienígena, mas devemos lembrar que talvez não a entendamos". A busca se estenderá ainda por galáxias próximas à nossa e o astrônomo Geoff Marcy comentou a iniciativa: "Esperamos descobrir se estamos sozinhos ou, pelo contrário, se poderemos nos unir uma uma coletividade de seres conscientes com quem dividimos este Universo".

Visite a página oficial do projeto



FONTE: REVISTA UFO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s