Pular para o conteúdo principal

Esta nave vai caçar asteroides no sistema solar para extrair metais raros



Muitos componentes que estão no seu celular e nas suas baterias são feitos com metais raros na Terra, que são difíceis de serem encontrados em nosso planeta, e que podem se esgotar. Entretanto, esses elementos não são raros no espaço. Por isso, uma empresa lançou o protótipo de um veículo que irá procurar asteroides e expandir a mineração para além da Terra.

A Arkyd 3, lançada semana passada a partir da Estação Internacional Espacial, começa uma missão de órbita terrestre baixa de 90 dias para testar seus sistemas de software e controle. Se tudo correr bem, ela será seguida em dezembro pela nave Arkyd 6 (imagem acima), que irá testar um sensor de infravermelho de onda média, para tirar medidas da superfície de asteroides e detectar metais ou água.

Claro, essas naves não estão apenas procurando metais raros como neodímio ou ítrio. No caso, a Arkyd 6 irá procurar qualquer metal precioso e também água. Se pudermos encontrar depósitos de água presos em asteroides locais, seria uma grande ajuda para naves que precisam estocar esse líquido – uma fonte de combustível – durante longas viagens.

A Arkyd 3 também é conhecida como uma nave “garimpeira”. Ela foi criada pela Planetary Resources, uma agência espacial privada parcialmente financiada por Larry Page (do Google), Richard Branson (da Virgin Atlantic) e outros empreendedores tecno-utópicos.

Mas as missões Arkyd também fazem parte de um esforço vindo de grupos públicos e privados para tornar a mineração de asteroides uma realidade. No fim do ano passado, a nave Rosetta, da Agência Espacial Europeia, pousou a sonda Philae num cometa em movimento, o que pode ser visto como uma espécie de prova de conceito para a mineração de asteroides. Ou seja, é bem plausível fazer planos de explorar estes corpos celestes usando equipamentos controlados remotamente.

Peter Diamandis, cofundador da Planetary Resources, diz em um comunicado:

A implantação bem-sucedida da A3R é um marco significativo para a Planetary Resources em nossa caminhada rumo à exploração de asteroides ricos em recursos. Nossa equipe está desenvolvendo a tecnologia para permitir que a humanidade crie uma economia extraplanetária, que irá mudar fundamentalmente a forma como vivemos na Terra.

A mineração espacial pode não apenas complementar os recursos cada vez mais escassos da Terra, como também pode nos conduzir a uma nova era espacial. Um dos principais problemas para nos tirar deste planeta sempre foi o financiamento de missões. Agora, a mineração poderia prover à indústria espacial uma nova fonte de receitas. Quem sabe o asteroide Ceres não possa ser uma nova Minas Gerais?



FONTE: http://gizmodo.uol.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s