Pular para o conteúdo principal

O monstruoso telescópio que permitirá ver distâncias não alcançadas do universo



O Observatório Europeu do Sul (ESO) criou algumas imagens para dar uma ideia de como o Telescópio Europeu Extremamente Grande (E-ELT) vai se comparar com monumentos famosos da humanidade, como as Pirâmides de Gizé, o Coliseu e a Estátua da Liberdade.

Seu nome (“extremamente grande”) não deixa espaço para modéstia, nem deveria: a cúpula do E-ELT, com 100 metros de altura, está sendo construída no topo de uma montanha no Chile a 3.060 metros de altitude.

De acordo com o ESO, este telescópio terrestre será “o maior olho da Terra no céu”: ele terá um espelho principal de 39 metros, e poderá captar mais luz do que todos os telescópios de 8 a 10 metros no planeta somados.

Isso significa que o E-ELT será 100 milhões de vezes mais sensível à luz do que o olho humano, e 26 vezes mais sensível do que cada um dos Very Large Telescopes – eles também ficam no Chile e pertencem ao ESO.





Por que tudo isso? Bem, ao apontar um telescópio para o céu, ele nos traz imagens do passado: a luz viaja a cerca de 300.000 km/s, então a imagem de galáxias a bilhões de quilômetros de distância pode levar milhões de anos para chegar até nós. Assim, quanto mais sensível à luz for o telescópio, mais poderemos ver do espaço.

O E-ELT será capaz de corrigir distorções atmosféricas, fornecendo imagens 15 vezes mais nítidas do que as obtidas pelo telescópio espacial Hubble. Isso permitirá estudos detalhados de planetas em torno de outras estrelas, buracos negros gigantescos, e matéria escura e energia escura que dominam o Universo.





Este ano, a Câmara dos Deputados aprovou a entrada do Brasil no grupo de países que compõem o ESO. No acordo, nós seríamos coproprietários do E-ELT. O custo da entrada no projeto é alto: 270 milhões de euros, ou 945 milhões de reais, até 2021. O projeto agora está nas mãos do Senado.

O programa E-ELT foi aprovado em 2012, e sua construção foi iniciada no final de 2014. Sua inauguração está prevista para 2024.

O E-ELT será um de três telescópios extremamente grandes, com abertura superior a 20 m de diâmetro. Há outro em construção no Chile (o Telescópio Gigante de Magalhães), e um no Havaí (o Telescópio de Trinta Metros). Eles serão inaugurados a partir de 2022.

Antes, teremos o Telescópio Espacial James Webb, que será ativado em 2018 e nos permitirá ver o espaço 200 milhões de anos depois do Big Bang.



FONTE: http://gizmodo.uol.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s