Pular para o conteúdo principal

As mais antigas ferramentas de pedra no mundo não foram feitas por humanos



Arqueólogos trabalhando no Quênia descobriram as ferramentas de pedra mais antigas do mundo. Elas têm 3,3 milhões de anos, 700 mil anos a mais do que os instrumentos de pedra mais antigos já encontrados.

Na verdade, elas precedem até mesmo os seres humanos. A descoberta significa que talvez seja necessário repensar o que supomos sobre a evolução dos primeiros hominídeos.

A equipe arqueológica publicou um artigo na Nature com as fotos. Estas humildes rochas podem não parecer grande coisa para um olhar destreinado. Mas, para os arqueólogos, estes são claramente instrumentos: bigornas, lâminas com arestas afiadas, e martelos.

As ferramentas foram provavelmente feitas com técnicas rudimentares, como a Smithsonian Magazine explica:

Uma análise mais aprofundada das marcações nos instrumentos, e tentativas de replicar a produção deles, sugerem dois caminhos possíveis: o ferramenteiro pode ter colocado a pedra em uma rocha plana e a moldado com um martelo de pedra; ou ele poderia ter segurado a pedra com as duas mãos para batê-la contra a base de uma rocha plana.

Ao todo, os pesquisadores descobriram 149 artefatos de pedra em um local no norte do Quênia.





Antes dos humanos
Mas é a idade que surpreende: a datação por isótopos de carbono – realizada nas cinzas vulcânicas e minerais magnéticos embutidos nas rochas – diz que os instrumentos são mais antigos que o gênero Homo, que surgiu há 2,8 milhões de anos.

Quem realmente fez as ferramentas é uma incógnita. Um dos candidatos é o Kenyanthropus platyops, descoberto pela primeira vez no Quênia em 1999.

“Esta descoberta desafia a ideia de que as características principais que fazem de nós seres humanos – criar ferramentas de pedra, comer mais carne, talvez usar linguagem – evoluiu de uma só vez de forma pontuada”, diz Jason Lewis, paleoantropólogo da Universidade Rutgers e coautor do estudo, à Smithsonian Magazine.


Imagem recria rosto do Kenyanthropus platyops para exposição no Hessisches Landesmuseum (Alemanha)

Questionando a teoria
A narrativa atual é a seguinte: à medida que o clima da África mudou, transformando florestas em savanas, os antepassados dos hominídeos se espalharam pelo continente. Surgiram novas fontes de alimentos – carne, vegetais e nozes – e a necessidade de criar ferramentas para processá-los. Assim teriam surgido os precursores do Homo sapiens.

Mas alguns estudos vêm minando essa teoria. Em 2010, pesquisadores descobriram ossos de animais fossilizados no Quênia datando de 3,4 milhões de anos atrás, com marcas de corte neles. E estudos mostram que chimpanzés usam pedras como martelos ou bigornas por conta própria na natureza. Na verdade, o macaco bonobo é capaz de criar ferramentas de pedra com um pouco de orientação.

Aqui no Gizmodo, estamos normalmente dedicados a trazer o que há de novidade na tecnologia. Estas, no entanto, são as humildes origens da tecnologia – as ferramentas mais antigas que se conhece no mundo. [Smithsonian]




FONTE: http://gizmodo.uol.com.br/

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s