Pular para o conteúdo principal

Cientistas desenvolvem sensor capaz de detectar vida em outros planetas


O nano sensor de movimento bastante sensível não utiliza mecanismos químicos para identificar microrganismos

Um pequeno equipamento produzido por pesquisadores da EPFL (Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne), na Suíça, promete auxiliar nas buscas por vida em outros planetas. Trata-se de um nano sensor de movimento bastante sensível que, segundo os pesquisadores, tem funcionamento simples e é capaz de captar movimento de criaturas microscópicas.

O aparelho não utiliza mecanismos químicos para identificar microrganismos. Seu funcionamento está totalmente baseado na premissa de que tudo o que é vivo se move, ou pelo menos, move flagelos e realiza funções biológicas normais. O sistema provou ser preciso na detecção de bactérias, leveduras e mesmo células cancerosas e, para os pesquisadores da EPFL, além de ser usado para testar de maneira mais ágil a eficácia de novos fármacos, poderá ser uma importante ferramenta na detecção de vida extraterrestre.

O trabalho foi publicado na PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences).

O equipamento usa uma nano consola (conhecida também como cantilever) para captar os movimentos. Ele se assemelha a equipamentos frequentemente utilizados na construção de pontes e edifícios, mas possui escala micrométrica. Segundo os pesquisadores, cerca de 500 bactérias podem ser depositadas sobre ele. O instrumento se baseia na tecnologia microscópica atômica, que é capaz de produzir imagens de átomos através de escaneamento a laser. A diferença, no entanto, está na capacidade que o sensor de movimento possui em anexar a amostra estudada a sua estrutura.

A premissa é simples: se o objeto estudado está vivo, inevitavelmente irá se mover e, consequentemente, moverá o sensor. O movimento é capturado pelo laser de leitura como uma série de vibrações e o sinal é interpretado como um sinal de vida.

"O sistema tem a vantagem de ser totalmente livre de química. Isso significa que ele pode ser usado em qualquer lugar - em testes de drogas ou até mesmo na busca de vida extraterrestre", afirmou Giovanni Dietler, um dos autores do estudo. Os cientistas preveem que uma grande variedade de sensores desse tipo passarão a ser utilizados em futuras sondas de exploração espacial como as enviadas a Marte.

As aplicações mais imediatas do sistema estão no desenvolvimento de fármacos. Assim como foi capaz de detectar com precisão a presença de microrganismos na sua estrutura, o sensor também indicou ausência de vida após a administração de drogas usadas para combatê-los, demonstrando, assim, ser um instrumento ágil no teste da eficácia de novos medicamentos.

"Este realmente é o próximo passo. Ainda esperamos resposta da ESA (Agência Espacial Europeia, na sigla em inglês) e Nasa (Agência Espacial Americana) para ver se estão interessadas", diz Dietler.

FONTE: http://noticias.uol.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s