Pular para o conteúdo principal

Humanos são capazes de perceber luz infravermelha (mas não como o Predador)


O olho pode detectar a luz em comprimentos de onda no espectro visual. Outros comprimentos de onda, como infravermelho e ultravioleta, é suposto ser invisível ao olho humano, mas os cientistas da Universidade de Washington descobriram que sob certas condições, é possível para nós ver a luz infravermelha de outra forma invisível.

O olho humano é mais complexo e misterioso do que pensávamos. Recentemente, um grupo de cientistas ficou intrigado com lampejos de luz verde que saíam de um laser infravermelho, cuja luz deveria estar bem longe do espectro visível.

Os cientistas investigaram o ocorrido e descobriram que olhos humanos, de fato, percebem a luz infravermelha, mas não da mesma forma que eles detectam as cores comuns. É mais estranho do que isso.

O estudo, publicado esta semana na conhecida revista PNAS, sugere que isso tem a ver com duplicação de fótons.

Como funciona
A luz infravermelha tem menos energia do que o vermelho, azul, verde ou qualquer cor que conhecemos no espectro visível, por isso ela não pode excitar os fotorreceptores em nossos olhos.

Mas se dois fótons de luz infravermelha atingirem o mesmo receptor, um após o outro, as suas energias se somam – é o equivalente a um fóton de luz visível. Isso explica a cor “verde” que cientistas viram saindo de um laser infravermelho.

Existem certos microscópios que funcionam com base nesse mesmo princípio. Neles, dois fótons de luz infravermelha se combinam para excitar uma molécula fluorescente em uma amostra, fazendo-a brilhar. Os microscópios de excitação por dois fótons permitem obter imagens nítidas de tecidos vivos sem danificá-los.

Antes, sabíamos que dois fótons poderiam trabalhar juntos em equipamentos de laboratório, mas agora descobrimos que isso pode estar acontecendo também em nossos olhos.

Limites da visão
Infelizmente, isso não é exatamente visão noturna nem de Predador – porque só funciona com feixes focados de um laser – mas pode ser bastante útil. Oftalmologistas acreditam que isso pode virar uma nova técnica de sondar fotorreceptores do olho. E alguns biohackers, que tentam modificar a própria visão para verem luz infravermelha, agora têm uma base melhor na qual trabalhar.

Talvez o mais fascinante, porém, é que isso demonstra como a visão humana pode ser enganada, vendo a cor verde onde não devia haver nenhuma. É como se fosse uma ilusão de óptica: a mesma cor parece diferente em contextos diferentes; linhas parecem se mover por conta própria etc.

Nosso sistema visual está constantemente tentando encontrar padrões nos fótons que chegam aos nossos olhos, mas nós vemos apenas a interpretação deles, não o mundo como ele realmente é.

FONTE: http://gizmodo.uol.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s