Pular para o conteúdo principal

'Orgulho', diz brasileiro que participou de missão que pousou em cometa


O engenheiro brasileiro Lucas Fonseca
(Foto: Lucas Fonseca/Arquivo pessoal)

Engenheiro Lucas Fonseca trabalhou no projeto da sonda Rosetta.
Pouso inédito é 'feito extraordinário' e 'conquista da humanidade', afirma.

O pouso de um módulo robótico em um cometa, anunciado às 14h03 desta quarta-feira (12), durou cerca de sete horas. Para um brasileiro que participou do projeto espacial, no entanto, o feito inédito foi alvo de um trabalho de três anos.
O engenheiro Lucas Fonseca, de 30 anos, trabalhou na agência espacial alemã de dezembro de 2009 a dezembro de 2012. Lá, dedicou-se à missão que enviou a sonda Rosetta ao espaço levando o módulo Philae, que pousou no cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko nesta quarta-feira depois de dez anos.

O trabalho de Lucas foi justamente relacionado à etapa do pouso. Ele era o único não europeu em uma equipe que tentava prever o que aconteceria do momento em que o módulo se desprendesse da sonda até pousar no chão do cometa.
“Isso que aconteceu hoje foi meu trabalho por três anos. Eu tentava antecipar possíveis trajetórias da sonda e criar modelos matemáticos que simulassem essa descida”,

Apesar de Lucas não ter mais vínculo com a agência espacial, amigos que ainda estão lá o têm mantido informado. Nesta madrugada, o brasileiro ficou acordado até as 3h devido à expectativa. De manhã, deixou de lado seus afazeres para acompanhar o pouso. “Meus colegas da Alemanha estão há dois, três dias virados. Na hora do pouso a comemoração foi total, o pessoal vibrou”, conta.
Ele afirma, porém, que ainda há uma tensão entre os cientistas sobre o que vai acontecer. “É tudo muito recente. O momento que vem logo depois do pouso é um pouco nebuloso. Não se sabe ao certo o que está acontecendo, as mensagens demoram 40 minutos para chegar até aqui. Em dois ou três dias vamos saber melhor”, afirma.

'Feito extraordinário'
Uma das questões que estão sendo analisadas é que, de acordo com a ESA (agência espacial europeia), o toque na superfície do cometa não aconteceu conforme o planejado, já que os arpões, que fixariam o módulo no cometa, não dispararam em um primeiro momento. “Parece que eles não dispararam. Mesmo assim, o módulo conseguiu pousar, o que foi um milagre”, diz o brasileiro.
Mas, segundo ele, independentemente do que aconteça, o que ocorreu até aqui já foi um feito “extraordinário”. “Não se via algo tão extraordinário na área há muito tempo. Em termos de tecnologia, é algo parecido à chegada do homem à Lua”, afirma.
Para ele, participar do projeto é uma “oportunidade única na vida”. “Fico orgulhoso de ter, de certa forma, representado o Brasil lá. É uma iniciativa que não é territorial, é uma conquista da humanidade”, diz.
Pato de borracha
Lucas é natural de Santos (SP) e se formou em engenharia mecatrônica na USP. Ele sonhava em trabalhar com engenharia espacial e fez mestrado nessa área na França, no Institut Supérieur de l’Aéronautique et de l’Espace. Seu projeto de mestrado foi sobre a missão da sonda Rosetta, e a partir daí ele foi convidado para trabalhar na agência espacial alemã. Hoje ele mora em São Paulo, tem uma empresa de engenharia aeroespacial e dá aulas na USP de São Carlos.

Durante os testes que fez para a missão, uma das dificuldades era que não existia uma imagem visual do cometa, e por isso não se sabia qual era o seu formato.
“A gente sabia que ele existia, mas ele nunca tinha sido fotografado. Tínhamos que fazer todos os cálculos dentro de um universo de possibilidades do que seria esse cometa. Achávamos que ele tinha o formato de uma batata, mas depois vimos que ele parecia um pato de borracha”, conta.
Segundo Lucas, ele e os colegas experimentaram em outros momentos emoção parecida com a que sentiram durante o pouso do módulo Philae no cometa. “A sonda viajou dez anos e passou a maior parte do tempo hibernando. Não sabíamos se ela iria religar. Teve outros momentos cruciais. Por exemplo, quando ela se aproximou demais da órbita da Terra e de Marte. Muita coisa poderia ter dado errado. Mas pousou, pronto, foi um sucesso”, diz o brasileiro.

Fico orgulhoso de ter, de certa forma, representado o Brasil lá. É uma iniciativa que não é territorial, é uma conquista da humanidade"
Lucas Fonseca, engenheiro
Durante os testes que fez para a missão, uma das dificuldades era que não existia uma imagem visual do cometa, e por isso não se sabia qual era o seu formato.
“A gente sabia que ele existia, mas ele nunca tinha sido fotografado. Tínhamos que fazer todos os cálculos dentro de um universo de possibilidades do que seria esse cometa. Achávamos que ele tinha o formato de uma


FONTE: G1.COM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s