Pular para o conteúdo principal

O extraordinário Thomaz Green Morton



Por Luiz Claudio Ferreira Souz

Há alguns anos, o Brasil foi sacudido com a informação de um homem capaz de produzir fenômenos extraordinários apenas utilizando a sua mente. Este homem era Thomaz Green Morton. Considerado à época como o maior paranormal do Brasil, o carioca de nascimento e radicado em Pouso alegre- MG, viveu dias de celebridade nos anos 70 e 80, até cair no obscurantismo na década de 90 e ser redescoberto pelo programa Fantástico da Rede Globo no inicio do século XXI, quando reviveu sua fama por um breve período até, novamente, voltar ao ostracismo.

Apesar de uma grande parte dos parapsicólogos defender que nem todos aqueles que se dizem paranormais são fraudes, muitos afirmam que Thomaz apresentava sinais de ser um embuste, mesmo que nunca tenha-se conseguido provar esta afirmação. Frequentemente, o acusavam de se esquivar de ser examinado ou de participar de experiências controladas realizadas por cientistas especializados. Muito comparado a Uri Geller, um paranormal israelense, os dois optaram por direções distintas, já que Geller participou de várias experiências realizadas por algumas das mais importantes universidades do mundo. Apesar da resistência, no entanto, Morton já teve os seus fenômenos registrados em vídeo e, inclusive, apresentados na TV.

Thomaz Green Morton de Souza Coutinho nasceu no dia 16 de março de 1947, em Conservatória, município de Valença, estado do Rio de Janeiro. Seu nome foi uma homenagem de seu pai, farmacêutico, a William Thomas Green Morton, o descobridor da anestesia geral. Foi criado em Pouso Alegre, no sul de Minas Gerais, onde seu pai tinha uma farmácia.
De acordo com a história, até os doze anos de idade ele era uma criança absolutamente comum. Mas justamente no dia de seu aniversário, em 1959, as coisas começaram a mudar de forma radical em sua vida. Nesse dia, exatamente às 18h00min, ele sentiu um desejo irresistível de pescar num lago na Faisqueira, um bairro de Pouso Alegre, local onde seu pai tinha um sítio. Lá, quando pescava à beira do lago, ao lado de uma pequena gruta de Nossa Senhora de Lourdes, viu um raio descer exatamente na ponta da vara de pescar, ao mesmo tempo em que ouvia seis badaladas que ele julgava vir da igrejinha perto do lago – mais tarde, soube que nunca existiu relógio na igreja. O raio carbonizou parte da vara e fez com que o corpo do jovem fosse arremessado para trás e para cima, batendo no chão e em seguida levitando. Segundo seu próprio relato, ocorreu um desdobramento, e ele pôde observar com toda a lucidez seu próprio corpo recebendo as luzes que vinham de uma nuvem escura.

Segundo seu próprio testemunho, ele ouviu uma voz “vinda de dentro da nuvem, onde se encontrava meu corpo físico que se desdobrou, uma voz estranha que parecia ressoar do espaço em forma de eco, Thomaz… Thomaz..

Thomaz… Várias forças te protegeram… protegeram… A partir deste momento, terás um poder mental muito grande. Poderás curar, ajudar as pessoas a resolver problemas diversos. Chegarás a fazer coisas impossíveis, inexplicáveis. Escute bem. Não esqueça! Guarde este pedaço de varinha pelo resto de sua vida e a toda pessoa que precisar de alguma força, ou de resolver algum problema dê um pedacinho desta varinha. Basta que a pessoa tenha fé e faça um pedido todos os dias às 18 horas e terá o problema resolvido. Você não poderá usar esta força para seu próprio proveito. Este pedacinho de varinha será um meio de sintonização com todas as forças cósmicas e divinas e você formará através dela, uma corrente mental e espiritual muito grande e muito poderosa”. A partir daí, teria início o embrião do movimento que mais tarde seria chamado de Mentalização Positiva.
Após a mensagem, a nuvem que o encobria subiu vagarosamente e Thomaz se uniu novamente ao seu corpo. Ao tocar o solo, sentiu outro choque, permanecendo em estado de alerta, lembrando-se de todos os detalhes do fato ocorrido. Permaneceu com a carga de energia por mais 12 horas. Em sua versão, seu pai recebeu uma mensagem telepática informando-lhe de todo o ocorrido ao chegar ao sítio pela manhã. Foi ele quem guardou a varinha, obviamente consciente de sua importância.

Um mês após o estranho acontecimento, Thomaz foi a um circo e presenciou o número de um mágico hipnotizador. Fascinado, ele tentou fazer o mesmo com um amigo chamado Vanderley. Morton ordenou que ele dormisse e o garoto entrou em um estado de sono hipnótico, não despertando de jeito nenhum. Apavorado, o paranormal lembrou-se da varinha e com um pedaço da mesma, concentrando-se com muita fé, conseguiu despertar o amigo. Ativara-se naquele momento o grande sensitivo.

Nos anos que se seguiram, novas habilidades foram se desenvolvendo, como a telepatia, transformação, transmutação, teleporte, projeção e intensa atuação sobre metais. Os fenômenos de energia perfumada têm início em 1979. Primeiro, o perfume exalando no ar, depois impregnando o ambiente, objetos e pessoas. Neste mesmo ano, na fazenda de sua irmã Sônia, em Divisa Nova, tem o seu primeiro contato com energias luminosas extradimensionais, conhecidas como orbs ou ultras. A partir daí, inicia sua fase de psico-cirurgia e começa a observar a presença de óvnis próximos a sua residência em Três Corações.

Thomaz Green Morton foi aclamado por alguns como o maior paranormal do mundo, atraiu uma legião de personalidades para o seu sítio em Pouso Alegre (MG). Gal Costa, Elba Ramalho, Ivo Pitanguy, Baby Consuelo e Sérgio Reis estavam entre os que não hesitavam em testemunhar sobre as façanhas do guru. No auge da fama, consta que ele chegou a cobrar 20 mil dólares por cinco dias no seu sítio para “tratamento de energização. A confiança era tanta em seus feitos, que em 1983, ele protagonizou um polêmico episódio junto com a cantora Baby Consuelo, quando tentaram entrar na ala do CTI onde estava internada a cantora Clara Nunes, que havia sofrido uma anafilaxia, após se submeter a uma cirurgia de varizes. Os dois foram impedidos pela irmã de Clara, Maria Gonçalves Pereira. Clara Nunes viria a falecer algum tempo depois, no dia 2 de abril de 1983, após 28 dias em coma.

A famosa palavra “Rá” surgiu em 1980, na propriedade de sua prima Lada. De noite, ele ouviu um ruído na sala da pirâmide, onde costumava praticar a psico-cirurgia, e viu uma pedra atravessar a vidraça sem quebrá-la, em seguida pousando suavemente na sala chamada “câmara planetária”, onde realizava energizações. Percebeu que havia sinais gravados em cada lado da pedra. Quando tentou pegá-la, recebeu um choque violento. No dia seguinte, analisando os sinais, concentrou-se e mentalizou, passando os dedos sobre cada sinal. Por duas vezes, o nome “Rá” exprimiu-se com grande força, e a partir de então ele passou a utilizá-lo para liberação de energia positiva.

Nos anos 90, foi produzido um filme relatando a sua vida e suas proezas. Porém em 2002, James Randi, um ilusionista canadense radicado nos EUA, cético em relação a fenômenos que não poderiam ser explicados cientificamente, oferece U$ 1 milhão a quem provar que é um autêntico paranormal. Logo, a equipe de produção do programa dominical da Rede Globo, o Fantástico exibe alguns vídeos mostrando os dotes de Thomaz, contudo James, não convencido, desafiou-o a encontrar-se pessoalmente com ele. Em abril do mesmo ano, Thomaz aceitou o desafio. Em junho assinou um compromisso com Randi, mas duas semanas depois desistiu, não explicando as razões.

Em 2010, policiais civis da cidade de Piumhi, na região sudoeste de Minas Gerais, o prenderam. O Jornal do Brasil em reportagem de10/06/2010, afirma que “contra ele havia um mandado de prisão por homicídio culposo na direção de um carro, expedido pela Justiça de Pouso Alegre, também sul de Minas.” Ainda segundo este jornal, no Tribunal de Justiça de Minas Gerais constaria que o mandado de prisão foi expedido em março de 2010. O acidente teria acontecido em 2002, mas de acordo com a reportagem, somente os advogados dos envolvidos, vítimas e autor, têm acesso às informações sobre o que teria acontecido na época. O jornal ainda citaria mais três processos contra o paranormal, dois deles de reintegração de posse e um por porte de arma. No rancho de Morton a polícia também cumpriu um mandado de busca e apreensão de máquinas, insumos agropecuários, armas, munição e ferramentas, pois haveria ainda uma investigação sobre um possível envenenamento de animais em propriedades vizinhas às de Morton.

Entretanto, independente dos problemas pessoais, de ser culpado ou não das acusações a que lhe atribuem, pessoas afirmam tratar-se de um fantástico ser humano, dotado de um grande carisma e de feitos extraordinários que ainda desafiam a ciência e explicações racionais. Considerando a si mesmo um mensageiro cósmico, Thomaz Green Morton segue em sua evolução espiritual propagando aquilo que considera a sua principal mensagem: a Mentalização Positiva.





FONTE: CIÊNCIAS PARALELAS

Comentários

  1. kkkk, o maior picareta do mundo

    ResponderExcluir
  2. Desafiando a ciência? Nunca teve coragem de ser submetido à verificação científica, um grande enganador, isso sim.

    ResponderExcluir
  3. A propria camera da Rede Globo flagrou orbes girantes em torno do carro de Thomaz em movimento. Entretanto ele usava, sim, de embustes. Mas quem estuda fenomenos psiquicos sabe que nao existe nenhum paranormal na terra capaz de controlar seus poderes.
    Na visao de um estudioso do assunto acredito q Thomaz possui poderes paranormais. Tambem afirmo contraditoriamente q ele se valeu de embustes.

    ResponderExcluir
  4. Thomaz ja teve seu filme queimado, entendeu.
    Acredito que um verdadeiro medium nunca cobra por suas consultas. Se vcs quiserem ver o enfoque etico da paranormalidade pensem em Chico Xavier.
    Estou tratando do lado estritamente tecnico, um enfoque psiquico_paranormal, comi quiserem.
    Afirmo q Thomaz possui abilidades psiquicas. Entretanto nunca foi um 'Chico Xavier', sacou?

    ResponderExcluir
  5. O Thomaz é uma criatura perturbada... por tudo que li a respeito dele, possuía sim poderes paranormais, inclusive tem reportagem dizendo que ele "energizou" a seleção de futebol Alemã para a Copa de 2014, e vejam só... a Alemanha venceu a Copa! O Thomaz é um grande covarde, ele sabia que caso fosse reconhecido pelo James Randi como paranormal autentico sua fama seria MUNDIAL e na entrevista para a revista Isto É ele comenta sobre não querer mais fama, não queria ser mais o "Thomaz Super Bruxo", então esse COVARDE fez a escolha, preferiu ser taxado de Fraude por que teve medo da Fama Mundial. Lamentável....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s