Pular para o conteúdo principal

Nanopartículas sólidas deformam-se como um líquido


O fenômeno é chamado de pseudoelasticidade, diferente da plasticidade apresentada por outros materiais.[Imagem: Yan Liang]

Partículas ou gotas

Nanopartículas não são apenas partículas muito pequenas de algum material: elas parecem ter sua própria física.

Jun Sun e seus colegas da Universidade Sudeste de Nanjing, na China, descobriram que nanopartículas sólidas apresentam um comportamento de líquido, como se elas fossem gotas, e não partículas.

Vistas do lado de fora, as nanopartículas comportam-se em tudo como gotas líquidas, balançando e mudando de formato à menor pressão. Contudo, enquanto isso, seu interior mantém uma configuração cristalina perfeitamente estável.

Esse fenômeno surpreendente tem implicações diretas no uso das nanopartículas em equipamentos eletrônicos e eletromecânicos (MEMS e NEMS) e como carreadores de medicamentos em aplicações biomédicas.

Onde quer que a manutenção de formatos bem definidos seja necessário, como geralmente se espera dos sólidos, essas deformações podem ser um entrave às aplicações práticas, e podem explicar resultados pouco consistentes de vários experimentos.

O fenômeno líquido/sólido foi observado em nanopartículas de prata de 10 nanômetros de diâmetro a temperatura ambiente - a prata só se funde a 962º C, o que torna o comportamento líquido totalmente inesperado.

Pseudoelasticidade

Usando várias técnicas de microscopia, além de modelamento atômico, a equipe verificou que as deformações atingem apenas a primeira ou as duas primeiras camadas atômicas de cada nanopartícula, com todo o seu interior permanecendo cristalino.

Tecnicamente essa deformação é uma pseudoelasticidade, já que as nanopartículas retornam ao seu formato original quando a tensão é removida, como uma bola de borracha quando é apertada.

Isto é diferente da plasticidade, quando o material se deforma de modo definitivo, como quando se aperta uma bola de argila.

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s